Notícia

Os 10 concursos mais esperados para o estado de São Paulo

2020 foi uma grande surpresa para todos! Logo no início do ano, em março, fomos pegos pelo anúncio da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Com isso, os estados foram decretando situação de calamidade pública e em São Paulo não foi diferente.

O governo paulista adotou diversos protocolos de segurança, estendendo por diversas vezes o período de quarentena. No início de junho, foi anunciado pelo governador João Doria o plano de retomada consciente, cujo objetivo era retomar com segurança a economia do estado durante a pandemia.

Dessa forma, muitas cidades foram retornando com seus projetos e atividades. E no mundo dos concursos públicos não foi diferente. Alguns, inclusive, nem chegaram a ter suas movimentações interrompidas. Contudo, a grande maioria dos certames já em andamento tiveram suas provas suspensas.

O estado de São Paulo abrange milhares de oportunidades de emprego através de seus processos seletivos. Neste artigo, realizamos um compilado dos 10 principais concursos públicos mais aguardados pelos concurseiros. Acompanhe abaixo e inicie agora mesmo sua preparação!

1- Concurso Polícia Militar

Status: Banca definida (Fundação Vunesp)
Vagas:
 5.400
Cargos:
 Soldado

A Fundação Vunesp foi definida como organizadora do próximo concurso para o cargo de Soldado. Vale lembrar que em abril foi publicado um edital com 130 oportunidades para Aluno-Oficial, contudo, o mesmo segue suspenso. Além disso, a Polícia Militar de São Paulo possui outras 5.605 vagas autorizadas para o cargo de 2º Tenente, em quatro especialidades.

2- Concurso Polícia Civil

Status: Comissão formada/Edital pronto
Vagas: 
2.939
Cargos:
 Delegado, Investigador, Escrivão e Médico Legista

Para o concurso da Polícia Civil de São Paulo foram autorizadas 2.939 vagas. As respectivas comissões já estão formadas e, de acordo com o delegado-geral da PC, os editais já estão prontos. A banca organizadora deve ser definida em breve.

3- Concurso TJ SP Cartórios

Status: Banca definida (Fundação Vunesp)
Vagas: 
A definir
Cargos:
 Notário/Registrador

A Fundação Vunesp foi oficialmente contratada para organizar o 12º concurso de outorga de delegações de notas e de registro do Estado de São Paulo. Dessa forma, o edital de abertura pode ser publicado a qualquer momento.

4- Concurso Juiz Federal TRF3

Status: Bancas examinadoras definidas
Vagas: 
A definir
Cargos:
 Juiz Federal Substituto

O Órgão Especial do Tribunal Regional Eleitoral da 3ª Região definiu, em sessão extraordinária, a composição da banca organizadora do XX Concurso Juiz Federal TRF3. Sem divulgar o quantitativo de vagas a ser ofertado, o TRF3 possui 92 cargos vagos de Juiz Federal e 102 em toda a carreira.

5- Concurso Prefeitura de São Paulo

Status: Novos cargos criados
Vagas: 
550
Cargos:
 Analista de Regulação de Serviços Públicos e Técnico de Regulação de Serviços Públicos

O prefeito Bruno Covas sancionou a Lei nº 17.433/2020 que cria 550 vagas para a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo. Conforme o documento, o preenchimento dessas vagas deve ser feito por meio de concursos públicos.

6- Concurso ALESP

Status: Autorizado
Vagas: 
A definir
Cargos:
 Procurador, Analista Legislativo e Técnico Legislativo

Um novo concurso para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi autorizado em 2018. Além de ofertar vagas para Procurador, Analista e Técnico Legislativo, o certame pode contemplar oportunidades para Auditor Interno. Isso porque a lei de criação do cargo foi sancionada. Atualmente, o órgão possui um déficit de 387 servidores.

7- Concurso MP SP

Status: Comissão formada/Previsto no PLOA 2020
Vagas: 
A definir
Cargos:
 Analista de Promotoria I e Analista de Promotoria II

Com outros concursos em andamento, o Ministério Público de São Paulo deve publicar um novo edital para os cargos de Analista de Promotoria I e II. O certame foi autorizado em maio de 2018 e já possui comissão formada.

8- Concurso MP SP Promotor

Status: Autorizado
Vagas: 
150
Cargos:
 Promotor Substituto

O órgão Especial do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado de São Paulo autorizou a realização do 94º concurso para Promotor Substituto. São previstas 150 vagas imediatas para a classe inicial de membro do MP SP.

9- Concurso SAP SP

Status: Em fase de escolha da banca
Vagas: 
109 previstas
Cargos:
 Vários

O concurso para a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo segue em fase de escolha da banca organizadora, onde três instituições já foram negadas. Além disso, o órgão também aguarda um momento mais oportuno para publicação do edital.

10- Concurso CRP SP

Status: Banca definida (Instituto Quadrix)
Vagas: A definir
Cargos: Profissionais de nível médio

O Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região do Estado de São Paulo anunciou um novo edital de concurso público, sob organização do Instituto Quadrix. As oportunidades atenderão as unidades organizacionais de atendimento área A (bancada), atendimento área B (apoio), secretaria, financeiro, compras e comissão de orientação e ética (COE).

Se você gostou dessas oportunidades e deseja conferir o panorama completo dos concursos previstos no estado, então acesse nosso artigo exclusivo e fique sempre bem informado com o Estratégia!

Panorama completo: Concursos SP


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos abertos em todo o país

CONCURSOS ABERTOS

Além de São Paulo, confira as previsões completas para a região

CONCURSOS SUDESTE

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.