Como estudar Legislação Específica para a PC-DF em 90 dias?
Concursos Públicos

Como estudar Legislação Específica para a PC-DF em 90 dias?

Como estudar Legislação Específica para a PC-DF?

Salve, salve, guerreiros!

Animados com a publicação do Edital para preenchimento de 300 vagas de Escrivão da PC-DF?

Sim?!

Então este artigo é para você!

300 vagas! Sem sombra de dúvidas, é a Oportunidade da Década! E olha que ainda falta a publicação do Edital de Agente, que deverá ocorrer em janeiro de 2020!

Meus amigos, antes de mais nada, é muito importante que vocês leiam todo o Edital, como se fosse uma disciplina do concurso. Sabendo disso, o Estratégia Concursos fez uma excelente análise do nosso Edital. Basta clicar no link a seguir: EDITAL PCDF – Escrivão

Pois bem, dando continuidade em nossa série de artigos acerca da Oportunidade da Década, segue mais um artigo, agora com dicas e sugestões de estudo de Legislação Específica, seja para os alunos que estudam para outras áreas e querem encarar esse certame, seja para alunos iniciantes, seja para alunos com foco na área policial. Darei dicas de estudo para cada um desses grupos!

Não sei se você participou, mas, no dia 14/10/2019, fizemos a transmissão sobre a Oportunidade da Década. O nosso objetivo foi reunir elementos bastante convincentes sobre o motivo pelo qual essa prova da Polícia Civil do Distrito Federal – PC-DF – vai entrar para a história dos Concursos Públicos.

O objetivo deste artigo é facilitar o direcionamento dos estudos, para que todos, inclusive aqueles alunos iniciantes, estejam preparados em 30 dias para destruir a prova de Legislação Específica da PC-DF.

Vamos agora à disciplina de Legislação Específica para a PC-DF.

Sabemos que a banca exige diversos assuntos em cada disciplina. Entretanto, o histórico de provas mostra que, do total de assuntos exigidos no edital, apenas uma pequena parte é, de fato, cobrada em provas.

E é isso que mostraremos neste artigo!

Legislação Específica para a PC-DF

Legislação Específica apresenta um histórico de cobrança da ordem de 6% a 8% do total de pontos na prova. No nosso Edital de Escrivão, ela veio inserida dentro do bloco de “Conhecimentos Básicos”, juntamente com Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Conhecimentos sobre o Distrito Federal, o qual totaliza 50 questões, num total de 120 questões da prova. Assim, estimamos que na sua prova sejam cobradas de 7 a 10 questões sobre Legislação Específica.  Num primeiro momento, talvez você pense em desconsiderar essa disciplina. Eu te digo para não fazer isso, visto que, embora não apresente um histórico de cobrança alto, esse é o tipo de disciplina que dá para gabaritar, pois a cobrança se resume à literalidade dos dispositivos.

Vamos analisar as cobranças de questões de Legislação Específica, da Banca CEBRASPE, nos concursos anteriores da PC-DF, com base no curso de Legislação Específica para Escrivão da PC-DF. Antes, contudo, importa mencionar que o Decreto nº 30.490/2009 (Regimento Interno da PC-DF), Decreto-Lei nº 2.266/1985 (Criação de Carreira da PC-DF, Cargos, Valores e Vencimentos) e a Lei nº 13.869/2019 (Crimes de Abuso de Autoridade) não possuem histórico de cobrança na PC-DF, então utilizaremos o estilo da banca CEBRASPE para fazer uma estimativa de cobrança na sua prova.

Segue uma tabela demonstrando a incidência em provas de cada assunto do seu edital, tomando como base o curso de Legislação Específica para Escrivão da PC-DF:

Uma dúvida recorrente nos concurseiros em geral é se vale a pena planejar o estudo com base em históricos anteriores de incidência de assuntos em questões de provas.

Eu assevero que vale muito a pena!

Entretanto, é importante ter em mente que o ideal é estudar todo o conteúdo do edital, visto que quanto mais assuntos do conteúdo programático de Administração você conseguir estudar, maiores serão as suas chances de ter uma nota mais alta e alcançar a aprovação.

Assim, recomendamos ao aluno que vai ter tempo de estudar todo o conteúdo que estude todas as aulas, focando nos assuntos mais cobrados à medida que a data da prova for se aproximando.

Porém, sabemos que essa não é a realidade da maioria dos concurseiros. Sabemos que a maioria dos concurseiros não terá tempo de estudar todo o conteúdo. Destarte, estou aqui para facilitar a sua vida, para te dar direcionamentos assertivos sobre em que focar para conseguir um bom resultado na prova de Legislação Específica da PC-DF.

Nossos levantamentos de incidência de assuntos por questões foram feitos, portanto, para:

1) Alunos que há algum tempo se preparam para a PC-DF;

2) Alunos que miram outras áreas de concursos, mas querem aproveitar a Oportunidade da Década; e

3) Alunos iniciantes, ou seja, alunos que nunca estudaram para concursos, mas querem aproveitar a Oportunidade da Década.

A partir de agora, daremos dicas pontuais para cada um dos perfis supracitados.

Concurseiros que já estão se preparando para a PC-DF

Seguem 3 dicas iniciais para o aluno que já está estudando focado na PC-DF:

1) Capriche nas revisões! Porém, no momento de fazê-las, o aluno deve investir mais tempo revisando as aulas relacionadas aos assuntos mais cobrados;

2) Resolva muitas questões! Todavia, no momento de testar o seu conhecimento sobre toda a matéria, resolva uma gama maior de questões referentes a assuntos mais cobrados; e

3) Estude a legislação seca! Entretanto, foque nos artigos mais cobrados, os quais citaremos neste artigo.

Ou seja, ao aluno já focado na PC-DF, as análises ajudam a decidir em quais assuntos valerá a pena dedicar ainda mais tempo para alcançar a excelência, com bastante conteúdo memorizado, com base no histórico de cobrança.

Concurseiros que estudam para outras áreas e querem aproveitar a Oportunidade da Década

Estude, na sequência, as aulas 00, 02, 03, 04, 01, 05 e 06, visto que essa ordem apresenta o melhor custo x benefício. Foque nos assuntos mais importantes, que serão tratados neste artigo e nas respectivas aulas.

Concurseiros iniciantes ou totalmente zerados

Se você tem pouquíssimo tempo para estudar, estude os artigos indicados, referentes às aulas 00, 02, 03, 04 e 01, visto que essas aulas correspondem a 71,44% do histórico de cobrança da disciplina.

Análise por Aula e Assunto

Aula 00 (Lei nº 4.878/1965 (regime jurídico peculiar dos funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal))

Trata-se de assunto com peso alto em provas. Assim sendo, você precisará estudar essa aula com muito afinco. Foque nos artigos 9º, 11, 21, 24, 37 e 72 da Lei nº 4.878/1965. Dê uma atenção especial também à tabela que trata das transgressões disciplinares. Podemos dizer que é praticamente certo ao menos 2 questões da sua prova serem sobre essa aula!

Aula 01 (Lei nº 9.264/1996 (desmembramento e a reorganização da Carreira Policial Civil do Distrito Federal))

Trata-se de assunto com peso mediano em provas. Nada obstante, você precisará estudar essa aula, visto que ela faz parte dos conhecimentos básicos do cargo, além de ser uma aula curta e de baixa complexidade. Foque nos artigos 1º ao 4º da Lei nº 9.264/1996. São assuntos bem tranquilos, então vale a pena estudar essa aula com afinco! Podemos dizer que é praticamente certo ao menos 1 questão da sua prova ser sobre essa aula!

Aulas 02, 03 e 04 (Decreto nº 30.490/2009 (Regimento Interno da PC-DF))

O Decreto nº 30.490/2009 trata do Regimento Interno da PC-DF. Você precisará estudar esse Decreto com afinco, principalmente os artigos indicados pelo professor nas aulas. Podemos dizer que é praticamente certo ao menos 2 questões da sua prova serem sobre esse normativo!

Aula 05 (Decreto-Lei nº 2.266/1985 (Criação de Carreira da PC-DF, Cargos, Valores e Vencimentos))

O Decreto-Lei nº 2.266/1985 trata da Criação de Carreira da PC-DF, Cargos, Valores e Vencimentos. É um normativo bem curto e de fácil assimilação, com apenas 14 artigos. Assim, estude-o por inteiro, atentando-se às partes mais importantes destacadas pelo professor. Estimamos que 1 questão da sua prova será sobre essa aula!

Aula 06 (Lei nº 13.869/2019 (Crimes de Abuso de Autoridade))

A Lei nº 13.869/2019 dispõe sobre os Crimes de Abuso de Autoridade. Por ser uma Lei muito recente e muito badalada na mídia, acreditamos que ao menos 1 questão da sua prova será sobre essa aula! É um normativo relativamente curto e de fácil assimilação, com apenas 45 artigos. Assim, estude-o por inteiro, atentando-se às partes mais importantes destacadas pelo professor.

Recomendação de Estudo para a PC-DF em 30 dias

1) Já tenho alguma bagagem e quero aproveitar a oportunidade da PC-DF…

Caso esteja migrando de outra área para a PC-DF, mas não gostaria de abrir mão do estudo que já estava fazendo, então estude as aulas 00, 02, 03, 04, 01, 05 e 06, nessa ordem. Caso não dê tempo, as últimas aulas não serão estudadas. Porém, o ideal é que você estude todas as aulas, pois acreditamos que são assuntos que podem te garantir precisos pontos.

2) Estou começando do zero agora e/ou tenho pouco tempo disponível…

Já para quem está começando do zero (e, portanto, precisa pensar no melhor custo x benefício possível), sugiro que estude, na sequência, as seguintes aulas:

– aula 00, focando nos artigos 9º, 11, 21, 24, 37 e 72 da Lei nº 4.878/1965, e dando uma atenção especial à tabela que trata das transgressões disciplinares;

– aulas 02, 03 e 04, principalmente os artigos indicados nas aulas, pelo professor;

– aula 01, focando nos artigos 1º ao 4º da Lei nº 9.264/1996.

Indicamos o estudo dessas aulas por ter uma sequência mais didática e que explora o melhor custo x benefício, deixando o estudo das demais aulas e dos demais artigos dos normativos citados para mais próximo da prova, caso sobre tempo. Porém, o ideal é que você estude todas as aulas, pois acreditamos que são assuntos que podem te garantir precisos pontos.

Conheça nossos guias de estudo para o edital da PCDF

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

E se quiser se preparar com um material completo, com aulas em vídeo, aulas em formato pdf, suporte do professor no fórum de dúvidas para envio das suas dúvidas e muito mais, clique abaixo:

Material Completo PC-DF

Participe do PRIMEIRO Simulado Presencial PCDF – Com correção – 21/12/2019

1ª Simulado Presencial PCDF

Assinatura da Área Policial

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país.

ASSINE AGORA – Assinatura Policial

Bons estudos e fique alerta para receber os próximos artigos, onde analisaremos as demais disciplinas do certame.

Marcos Girão

Marcos Girão

Servidor público federal, Analista do Banco Central do Brasil. Graduado em Gestão Pública e  Pós-graduado em Gestão Pública com Enfoque em Direito Processual, em Gestão Pública com enfoque em Gestão Bancária. e em Direção de Segurança, esta última pela Universidade Aberta de Portugal. Professor, desde 2007, das disciplinas de Legislação de Trânsito, Segurança Corporativa e Legislação Específica para concursos públicos.  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados