Artigo

Como estudar Informática para a PC-DF em 90 dias?

Olá, pessoal!

Seguindo o combinado em nossa live do dia 14/10/2019, continuaremos analisando as principais disciplinas que serão cobradas no concurso para o cargo de escrivão de polícia da PC-DF, que teve seu edital publicado no dia 05/12.

O propósito deste artigo é facilitar o direcionamento dos seus estudos, através de uma análise minuciosa do histórico de questões da banca contratada bem como edital divulgado. Além disso, nosso intuito é conseguir preparar qualquer aluno dentro de 90 dias.

Vamos iniciar analisando as cobranças de questões de Informática, da Banca Cebraspe (CESPE), em concursos policiais nos últimos anos, com base no edital publicado pela banca:

Alunos que já estão focados na PC-DF

A utilidade do direcionamento deste artigo para aqueles alunos que já estão focados na PC-DF é facilitar seu processo de revisão.

Isso significa que, no momento de revisar a disciplina utilizando seu material, o aluno poderá dar mais enfoque aos assuntos com maior chance de cobrança, elencados em nossa análise de incidência por assunto (Tabela 1).

Alunos concurseiros de outras áreas que querem aproveitar a PC-DF

Para aqueles alunos que vêm estudando para outras áreas como a fiscal, controle ou tribunais, o cuidado a ser tomado ao realizar uma migração é quanto ao foco de cobrança.

Embora a disciplina de Informática seja uma disciplina comum às demais áreas (o que torna mais fácil o processo de migração), o nível de incidência por assunto varia conforme a banca e área do concurso. A critério exemplificativo, concursos da área policial tendem a exigir do candidato conceitos mais detalhados sobre Conceitos de proteção e segurança e Edição de textos, planilhas e apresentações, como mostramos no nosso quadro de análise de incidência por assunto.

Dessa forma, alunos que estão migrando de outras áreas devem ter cuidado ao realizar o processo de revisão, alocando maior tempo aos assuntos mais cobrados pela banca dentro da área do concurso. Recomenda-se, ainda, que sejam realizadas baterias de exercícios com grande quantidade de questões sobre esses assuntos prioritários, de forma a situar o aluno em sua “nova área” de estudo.

Alunos iniciantes ou totalmente zerados

Os alunos iniciantes são o foco deste artigo. Esses candidatos devem ter em mente que, para alcançar um nível competitivo até a data da prova, devem otimizar sua forma de estudo. Isso significa que o aluno deve entender que será praticamente impossível estar em alto nível em todos os assuntos, sendo extremamente importante um estudo com foco nos temas prioritários para a banca e para a área policial.

Em uma nova análise, tomando por base as provas mais recentes da tríade PC-DF/PRF/PF, verificamos os seguintes temas prioritários:

Para que fique bem claro, o foco da análise da Tabela 2 é verificar a incidência por assunto nas últimas provas da PC-DF/PRF/PF, diferentemente da análise da Tabela 1 que abrange questões de toda área policial nos últimos anos.

Através da presente análise, verificamos alguns alinhamentos interessantes, e que devem ser norteadores de um estudo eficiente:

1)      Maior incidências dos assuntos Edição de textos, planilhas e apresentações e Conceitos de proteção e segurança em ambas as análises. Isso significa que são assuntos em que você deve se debruçar por maior tempo, principalmente através do estudo com foco em questões da banca; e

2)      Menor relevância do assunto Metadados de arquivos em ambas as análises. Esse assunto não costuma ser abordado com grande frequência pela banca Cebraspe. Por isso, reserve menor tempo para estudá-lo ou revisá-lo. Caso seu tempo esteja escasso, avalie pular esse assunto para dar foco nos assuntos de maior relevância.

Análise por Assunto

Conceito de internet e intranet; Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet

Nesse assunto, é de extrema importância saber as definições de internet e intranet, principalmente suas diferenças (veja o quadro e questão abaixo). Outro tópico bastante recente e que tem sido cobrado em concursos é a definição de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), conceito mais amplo que aborda uma tecnologia em que praticamente todos os dispositivos do nosso dia a dia se conectam à internet.

(CESPE / PF / 2018) A Internet pode ser dividida em intranet, restrita aos serviços disponibilizados na rede interna de uma organização, e extranet, com os demais serviços (exemplo: redes sociais e sítios de outras organizações). ERRADO.

Comentários: A questão considerou “Extranet” quando deveria ser “Internet”. O conceito de Extranet está relacionado à extensão da rede interna para outra rede que esteja fora do domínio e que, na maioria das vezes, acaba passando pela infraestrutura da Internet. Além disso, a Extranet não é subdivisão da Internet.

Outro assunto relevante e constantemente cobrado são os protocolos TCP/IP (HTTP, SMTP, FTP etc). Estude esse ponto com muita atenção!

Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais

Assunto relevante para a prova e que costuma aparecer bastante. É importante estudar com atenção os principais navegadores utilizados (Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome) e as funcionalidades que os diferem.

Embora seja um tópico um pouco chato de estudar, também é importante saber o significado e principais funções dos menus dos navegadores (arquivo, editar, exibir, favoritos, histórico etc).

Quanto ao tópico correio eletrônico, dê atenção para os tipos de protocolo (SMTP, POP3, IMAP etc) e principais diferenças e semelhanças entre os principais servidores (Outlook, Thunderbird etc). Veja esse exemplo de cobrança da banca:

(CESPE – TJ/AC – Técnico Judiciário) Tanto no Outlook Express quanto no Thunderbird é possível configurar contas de emails do Gmail e do Yahoo, por exemplo, permitindo receber ou enviar mensagens por esses servidores. CORRETO

Noções de sistema operacional (ambiente Windows)

Assunto bastante relevante! Dê bastante atenção para as novidades do Windows 10, que o diferencias das demais versões. Além disso, é bastante usual a cobrança das principais funcionalidades da barra de tarefas da área de trabalho, barras de endereço e de título e as principais teclas de atalho (copiar, colar, recortar etc)

Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia

Tópico não muito recorrente nos concursos realizados pela Cebraspe na área policial.

Dentro desse assunto, um tópico bastante importante são os conceitos de computação em nuvem, principalmente seus modelos e principais aplicativos (Google Drive, Dropbox, OneDrive etc).

Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office)

Alerta ligado para esse assunto! Tema recorrente na área policial com a banca Cebraspe. A forma de estudar o conteúdo para quem não tem costume de usar os programas não é tão fácil, mas valerá a pena pois é assunto certo em provas da Cebraspe.

Uma vez que o edital se limitou ao ambiente Office, será necessário focar nos programas Microsoft Word, Excel e Power Point. Dentro de cada um desses programas, tente focar nas funcionalidades das respectivas barras de tarefas e teclas de atalho. Em relação ao Microsoft Excel, a banca costuma cobrar questões que simulam procedimentos práticos envolvendo células de uma planilha (“arrastar” células, por exemplo), bem como a aplicação das principais fórmulas utilizadas.

Redes de computadores

Alerta ligado para esse assunto! Tema recorrente na área policial com a banca Cebraspe. Dê bastante atenção para a classificação das redes quanto à dimensão (WAN, MAN, LAN e PAN), quanto ao layout ou arquitetura (barramento, anel etc) e principais equipamentos de rede (placa de rede, hub, roteador etc. Assunto muito cobrado).

Conceitos de proteção e segurança; Noções de vírus, worms e pragas virtuais; aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.)

Alerta ligado para esse assunto! Tema recorrente na área policial com a banca Cebraspe. Galera, se tiver que escolher um assunto para focar, escolha esse!

O tópico é relevante por completo, mas ainda sim existem assuntos com maior grau de recorrência em concursos: conceitos de criptografia, assinatura digital e certificado digital, tipos de malware e suas diferenças (vírus, worm, botnet, spyware etc – muito importante!), conceito de firewall, antivírus, anti-spyware e antispam e as modalidades de ataques (phishing, pharming, IP Spoofing etc – sempre cai!).

Redes de comunicação; Introdução a redes (computação/telecomunicações); Noções básicas de transmissão de dados; Tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão

Alerta ligado para esse assunto! Tema recorrente na área policial com a banca Cebraspe. Embora todo o conteúdo seja importante, dê atenção para os tipos de meios de transmissão (guiados e não guiados) e as principais tecnologias de acesso à internet (Dial-up, ISDN etc).

A banca não costuma seguir uma linha “decoreba” em termos de exigência. Por isso, não dê tanto enfoque para valores numéricos, a exemplo das taxas em mhz de cada categoria de par trançado e outras presentes no conteúdo teórico da disciplina.

Metadados de arquivos

Assunto pouco cobrado pela banca. Caso esteja sem tempo, dê pouca ênfase para essa aula. Se atenha bastante ao conceito geral de “metadados”, lembrando sempre que são conhecidos por representarem “dados dos dados”, ou seja, informações que acrescem valor aos dados.

Recomendação de Estudo para a PC-DF em 90 dias

1) Já tenho alguma bagagem e quero aproveitar a oportunidade da PC-DF:

Se você já tem bagagem em outras áreas e pretende aproveitar a oportunidade do concurso da PC-DF, inicie seus estudos priorizando a seguinte ordem (revisão da teoria + exercícios):

  1. Conceitos de proteção e segurança
  2. Edição de textos, planilhas e apresentações
  3. Redes de computadores
  4. Redes de comunicação
  5. Noções de sistema operacional (ambiente Windows)
  6. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais

As demais aulas constituem assuntos com menor incidência em provas da Cebraspe, o que pode permitir que um aluno já experiente utilize apenas as baterias de exercícios como forma de revisão rápida, sem necessidade de retomar a análise teórica do conteúdo.

2) Estou começando do zero agora e/ou tenho pouco tempo disponível:

Se você se enquadra como aluno iniciante, saiba desde o início que a caminhada para a aprovação nesse concurso exigirá um estudo direcionado e eficiente, sabendo distinguir os assuntos mais importantes de cada matéria para otimizar seu tempo.

A sugestão é que seja adotada a seguinte ordem de estudos:

  1. Conceitos de proteção e segurança
  2. Edição de textos, planilhas e apresentações
  3. Redes de computadores
  4. Redes de comunicação
  5. Noções de sistema operacional (ambiente Windows)
  6. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais
  7. Conceito de internet e intranet
  8. Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia
  9. Metadados de arquivos

Então é isso, pessoal!

Espero que aproveitem as dicas para estudar com excelente custo x benefício para a PC-DF.

Conheça nossos guias de estudo para o edital da PCDF

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

E se quiser se preparar com um material completo, com aulas em vídeo, aulas em formato pdf, suporte do professor no fórum de dúvidas para envio das suas dúvidas e muito mais, clique abaixo:

Material Completo PC-DF

Participe do PRIMEIRO Simulado Presencial PCDF – Com correção – 21/12/2019

1ª Simulado Presencial PCDF

Assinatura da Área Policial

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país.

ASSINE AGORA – Assinatura Policial

Bons estudos e fique alerta para receber os próximos artigos, onde analisaremos as demais disciplinas do certame.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.