Aprovada a criação da polícia penal no país
Concursos Públicos

Aprovada a criação da polícia penal no país

Na última quarta-feira (6) foi aprovada na Câmara dos Deputados, em 2º turno, a PEC 372/2017, proposta de emenda à Constituição Federal que cria as polícias penais dos estados e do Distrito Federal.

O objetivo da PEC, de autoria do senador Cássio Cunha Lima, é dar aos Agentes Penitenciários os mesmos direitos que os membros da polícia civil possuem, ou seja, a carreira estará dentro do sistema público de segurança do país e será transformada em carreira policial.

Entre as responsabilidades da profissão estão a escolta de presos e a segurança de estabelecimentos penais. O texto foi aprovado por 385 votos a 16 e será enviado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para redação final e posterior publicação da lei.

As polícias penais estarão subordinadas aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, assim como as polícias civis.

Segundo a PEC 372/2017, a contratação de servidores da polícia penal será feito por meio de concurso público da transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes.

A emenda constitucional está dividindo opiniões, os defensores acrescentam que a noval lei vai trazer mais qualidade e reconhecimento para a profissão de Agente Penitenciário, como melhor remuneração e impediria a privatização do setor.

No entanto, alguns especialistas defendem que a construção de uma política voltada para garantia de direitos deve passar por uma melhor organização sindical.

Segundo o Relatório de 2014 do Departamento Penitenciário Nacional, há em média uma proporção de oito pessoas presas para cada agente de custódia no Brasil numa taxa que não atende à recomendação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) – que é de um agente para cada cinco presos. 

Para os concurseiros de carreira policial preparamos um artigo completo com todos os concursos de segurança pública do país que podem acontecer em 2019/2020. Não deixe de conferir!

Artigo Concursos de Segurança Pública

PEC 327/2017

Cursos para concursos

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Posts Relacionados

Paulo Bilynskyj

Paulo Bilynskyj

Delegado de Polícia Civil no Estado de São Paulo. Professor em Cursos de Pós Graduação em Direito Penal e Processual Penal. Professor e Coordenador de Cursos preparatórios para carreiras policiais. Co-autor do livro Delegado de Polícia – Questões Discursivas e Peças Práticas Comentadas e Respondidas. Consultor Técnico para Cinema e Televisão.

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados