Artigo

PASSOS DE GIGANTE 205/365

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Vamos visitar os meus principais recursos motivacionais.

Hoje é dia de EMPOLGAÇÃO e de PAIXÃO!

Essa é a edição dos Passos de GIGANTE com maior número de links dentre os mais de duzentos já escritos. O objetivo aqui é deixar uma reserva de munição pesada para você possa usar quando necessário.

Cenas da última decolagem: Meu DEUS, o que foram os Passos de GIGANTE 204? Trabalhamos de forma bem pesada o uso da CRIATIVIDADE para ser aprovado em concurso público. Se não leu, aproveita o link para ler, pois esse está recheado de ensinamentos valiosíssimos.

EMOÇÃO DE PODER Nº4

“Cultive os sentimentos de empolgação e paixão. Eles podem transformar qualquer desafio em uma grande oportunidade, dando-nos o poder de progredir mais rápido do que nunca. Acenda sua paixão usando a fisiologia: fale mais rapidamente, visualize imagens mais depressa e mova seu corpo na direção para onde quer ir”.

(ROBBINS, Anthony, pag. 230. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Durante os meus treinamentos para aprovação no concurso público da sua vida, eu utilizo uma ferramenta para ELIMINAR A MALDITA VOZ INTERNA que tanto impede milhões de alunos de decolarem e viverem seus sonhos mais ousados.

É uma voz compulsiva que insiste em dizer: “Eu não consigo”, “Eu não sou disciplinado”, “Eu não sou focado”, “Eu sou um vagabundo”, “Tudo que eu começo eu não termino”… e por aê vai e só piora…

Além dessa ferramenta, também utilizo a QUINTA POTÊNCIA, a METÁFORA DA GAIVOTA, a PROVA PERFEITA (criação minha), o CAMINHO DE RECURSOS, entre outras. Todas esses mecanismos são utilizados para trabalharmos fortemente com as crenças dos alunos.

Cada um tem um objetivo, mas até hoje não vi aluno algum dizendo que saiu da sessão cabisbaixo… triste… pelo contrário… O FOGO ARDE… Eles ficam em brasas… seus sonhos se tornam ainda mais cristalinos e eles entendem o quão realizáveis são, desde que se faça a parte deles (estudar) é claro.

Diante da emoção de poder de hoje (EMPOLGAÇÃO E PAIXÃO), eu te pergunto: O quanto você tem cultivado esses sentimentos?

Seu desafio é estudar? É manter-se acordado? É acordar cedo? Qual é o seu problema, GIGANTE? Já focou na solução de forma apaixonada? Já se colocou na mente de um cientista completamente trêmulo de alegria ao se deparar com um problema tendo a PAIXÃO de tal forma que antes mesmo da solução… ele sabe DENTRO DELE que a encontrará.

Ontem eu peguei pesado no assunto CRIATIVIDADE e entendo que nós DESAPRENDEMOS a sermos criativos. Ao longo da vida paramos de nos questionar e paramos de fazer aquela bateria imensa de por que das crianças… É como se a paixão pelo novo esfriasse… é como se a empolgação tivesse desaparecido.

Estou te escrevendo isso, pois entendo que a sua MOTIVAÇÃO INTERNA é a principal FONTE DE ENERGIA para manter-se empolgado e apaixonado por estudar.

O assunto é tão importante, mas tão importante que já foi abordado em diversos PASSOS DE GIGANTE. Vamos recordar: PG14, PG34, PG79, PG92 e agora no PG204 (todos os links estão nos PG para vocês).

Você já testou qual é a MADEIRA MAIS SINISTRA DAS GALÁXIAS para manter a CHAMA DA SUA PAIXÃO ACESA?

Como assim, Raphael?

Ora… tem gente que funciona melhor com música, outros com mural da vida extraordinária (mural dos sonhos) e ainda há aqueles alunos que ganham energia (stamina emocional) com vídeos motivacionais, livros de desenvolvimento pessoal e filmes.

Qual é a lenha que você vai colocar na sua fogueira? Qual é aquela que irá queimar mais e por mais tempo?

Aqui vale aquela máxima que eu sempre digo: TESTE-SE!

Eu testei bastante coisa! Praticamente tudo que entendo como LÍCITO eu coloquei no meu laboratório para testar.

Segue um breve resumo do que funcionou para mim de forma OBJETIVA, ou seja, OTIMIZANDO o TEMPO, NOSSO MAIOR ATIVO!

  • Música – escutava na hora de correr no rio Acari (carros e corpos eram jogados lá, além de muito lixo). Enquanto meu nariz dizia para o meu cérebro que eu estava correndo num ambiente de merda, cercado de favela (morro da pedreira, chapadão e lagartixa), minha mente disparava mísseis teleguiados nesse instinto e EU ME TELETRANSPORTAVA para Lagoa Rodrigo de Freitas… para o Maracanã… era lindo na imaginação. HOJE É REAL! ACONTECEU!

Ou seja, eu não perdia tempo de estudo, pois encaixei essa técnica de visualização durante meu treino físico. Algumas vezes eu chorava igualzinho uma criança… só de reativar a memória comecei a chora aqui… MEU DEUS… MEU DEUS… MEU DEUS… Muito obrigado! Nós conseguimos!

Você que está lendo esse texto, sabia que É POSSÍVEL!!! Acredite do fundo do seu coração e queime, queime, queime de PAIXÃO por seus sonhos!

As músicas mais ouvidas eram BATE-ESTACA (para quem não gosta de eletrônico) e para quem curte, Paul Oakenfold, Paul Van Dyk, Tiesto e outros… Minhas POWER SONGS eram (ainda são…) Eyes of Tiger , Top Gun Anthem e A MELHOR DE TODAS OUVIDA MAIS DE TROCENTAS MIL VEZES: GONNA FLY NOW.

Quando eu estava mal, com vontade de chorar, pois afinal de contas… eu não seria mais piloto de caça, mas ainda assim iria voar muito alto… nessas situações eu ouvia: I BELIEVE I CAN FLY

MÚSICA PARA RESPIRAR E TRANSBORDAR SENTINDO A APROVAÇÃO. Aqui é para fechar os olhos e imaginar-se como aprovado ou arrasando na prova. Fica a seu critério.

VERSÃO CURTA – LINK AQUI

VERSÃO LONGA – LINK AQUI

Lágrimas enxugadas… vamos para o próximo tópico.

  • Mural da Vida Extraordinária: Quando o elaborei, em 2008, ele não era tão ambicioso como o mural de hoje. Era bem simples e continha apenas quatro imagens acompanhada de uma peça de ferro com alguns sonhos e a data de realização deles.

Novamente… choro… mais choro… Desculpem GIGANTES… Esse assunto me deixa muito emocionado, pois todos os sonhos da tábuazinha de metal foram realizados… TODOS! TODOS! TODOS!

Elaborado em 2008 antes de pedir baixa do quartel

CACILDIS! Eu não tinha nada e consegui TUDO, então cada um de vocês também pode! Já disse que respeito a sua religião ou ausência dela, seja qual for a sua crença, de coração, não posso deixar de AGRADECER A DEUS O TEMPO TODO… O DIA INTEIRO… A TODA HORA… POIS CONSEGUI TUDO! TUDO! TUDO!

Sabe qual o meu maior desafio HOJE, GIGANTE?

PROVAR PARA VOCÊ QUE VOCÊ TAMBÉM PODE!

Talvez eu não consiga realizar essa tarefa sozinho, então vou pedir ajuda. Tudo bem? Você me permite pedir ajuda?

Se você respondeu SIM, então PEGA O ESPELHO, GIGANTE! Sabe essa imagem que está refletida nele? Então, meu amigo, minha amiga, essa é a imagem de um CAMPEÃO!

Mais uma vez… emoção controlada… será? (rs) Vamos para o próximo!

  • Vídeos Motivacionais: Já falei bastante deles nos Passos de Gigante anteriores, mas se você ainda não viu um ou mais dos melhores vídeos (na minha humilde opinião).
  • Livros de desenvolvimento pessoal – A BÍBLIA.

Durante minha preparação para concurso, eu optei por ler APENAS o livro de PROVÉRBIOS (um mísero capitulozinho por dia, nem mais, nem menos). Depois me aventurei no livro de ECLESIASTES e li pela terceira vez o Novo Testamento.

AVISO IMPORTANTE: Não estou te falando para ler a bíblia hein, Gigante! Só estou te dizendo o que funcionou para que a chama da minha fogueira continuasse SEMPRE ACESA ou que tivesse no máximo alguns espasmos breves de escuridão. A Bíblia, qualquer que seja a sua crença, é um livro repleto de ensinamentos.

  • Filmes – Coleção Rocky Balboa, A Procura da Felicidade e Desafiando Gigantes.

Em todos esses filmes, eu assistia apenas algumas cenas. Vou compartilhar abaixo as cenas em que eu depositava o meu foco quando precisava de energia:

ROCKY BALBOA TREINAMENTO – ROCKY 1 (50 visualizações)

ROCKY BALBOA – TREINAMENTO – ROCKY 6 (100 visualizações)

ROCKY BALBOA – SOBRE A VIDA (1000 visualizações – em cada uma delas eu chorei muito pensando nos meus filhos que hoje são a realização de um sonho)

DESAFIANDO GIGANTES (30 visualizações)

A PROCURA DA FELICIDADE – (50 visualizações)

Caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… esse foram OS PASSOS DO GIGANTE DO CHORORÔ, porque PUTZ me derramei lembrando de tudo que enfrentei para chegar até aqui onde estou, hoje.

VEM PRA CÁ QUE AQUI É BOM! VEM PRA CÁ QUE AQUI É BOM!
VEM PRA CÁ QUE AQUI É BOM! VEM PRA CÁ QUE AQUI É BOM!
VEM PRA CÁ QUE AQUI É BOM! BORAAAAAAAAA BORAAAAAAA! VEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM! :)

Pronto! Minha parte foi feita! Te entreguei madeira pesada para queimar jogar na chama da sua paixão e fazê-la arder em brasas até o dia da sua aprovação! Se você gostou do conteúdo de hoje e ainda se quiser sugerir algo, aproveite os comentários e manda brasa! Aproveita que tá tudo pegando fogo! :)

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma ótima sexta-feira e aproveitem o conteúdo de hoje, lenhas preciosas para você queimar na sua jornada até a aprovação. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite! Textos ótimos, obrigada por dedicar seu tempo para todos nós. Aprendo a cada dia lendo seus textos. Tenha uma linda semana. AD AD ASTRA ET ULTRA E FORTITUDE VINCIMUS.
    Joana Oliveira em 18/08/19 às 23:04
  • Falaaa monstro.. Detonou mais uma vez.. Sempre nos surpreendendo com conteúdos das galáxias... Assim como John Wesley dizia: coloco-me em chamas para que eles me possam vem queimar. Bravo Balboa.. vc tá em chamas.. fogo pra todo lado...
    Felipe Gomes em 18/08/19 às 16:00
  • Parabéns pelo PG de hoje. Emoção à flor da pele! Eu também sou assim amigo, muito emotivo. Parece que minha pilha recarrega 100% a cada choro! De seu admirador declarado: Alysson Pereira. Fazia tempo que não comentava nada aqui. Mas sempre estou lendo seus Passos de GIGANTE!! São ensinamentos pra toda vida! Fica com Deus. Que Deus abençoe sua família e a minha também!
    Alysson Pereira em 18/08/19 às 12:25
  • Sensacional !!!
    Patrícia em 18/08/19 às 11:47
  • Boa noitee!!! Esses PGs estão demais. Eu gosto de cantar louvores , eu não fiz um mural dos sonhos, mas toda vez que penso en desistir eu penso no que vou conseguir depois da tão sonhada aprovação, e eu gosto de estabelecer "prêmios" para mim... São minhas "madeiras".. :))
    Thalita Lisboa em 17/08/19 às 22:44
  • Bom dia Professor!! Excelente!!!! Estava precisando dessas motivações,tenho concurso amanhã e vai da certo,obrigado mais uma vez!!!
    NIVALDO SOARES em 17/08/19 às 07:51