Artigo

PASSOS DE GIGANTE 130/365

Vamos resolver isso HOJE!

Decolaaaaaaaaaaaaa Águia! Ontem foi entregue o primeiro dos seis passos do Condicionamento Neuro Associativo. Lembre-se que tudo aquilo que você não tem é pelo que você não sabe, pois se soubesse já teria. Aproveita para decolar comigo e vamos absorver mais um dia de conteúdo top das galáxias!

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Decolar!

“Você já percebeu que, quando as pessoas ficam doentes e são muito paparicadas, algumas vezes não se curam tão depressa? Apesar de realmente desejarem se recuperar logo, o prazer de receber tanto amor e atenção e a permissão para relaxar pode inconscientemente adiar ou impedir a cura. Quando as pessoas obtêm um benefício secundário da própria dor ou emoção que estão tentando mudar, isto é chamado de ganho secundário. Essa necessidade de preservar o benefício secundário costuma ser um dos maiores obstáculos à mudança duradoura.

Que benefícios ocultos você pode obter de um comportamento que você sabe que deve mudar? Qual é a atração deles comparada à dor que você sabe que esse comportamento lhe causou, causa e poderá causar?” (ROBBINS, Anthony, pag. 151. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

A ciência do Condicionamento Neuroassociativo é a RESPOSTA. Entenderam agora porque pegamos tão forte na seção de Perguntas? Sim? Não? Talvez? O fato é que você irá usar as SUAS melhores perguntas dos Passos de Gigante 91 ao 121.

“O início de um hábito é como um fio invisível, mas a cada vez que o repetimos o ato reforça o fio, acrescenta-lhe outro filamento, até que se torna um enorme cabo, e nos prende de forma irremediável, no pensamento e ação”.
ORISON SWETT MARDEN

Sem necessidade ter que passar por isso… Vamos vencer isso HOJE!

Você acreditaria se eu dissesse que alguém que odiava estudar, detestava com todas as forças poderia mudar essa relação de ódio para amor?

Eu sempre dei muito problema para os meus pais na escola, para falar a verdade… as merdas começaram na quinta-série e continuaram até o ensino médio… sempre levei a escola nas coxas.

“Nas coxas = expressão idiomática brasileira. Quando se diz que alguma coisa foi feita nas coxas, isso significa que essa coisa foi feita apressadamente, sem capricho e mal feita”.

Perdi as contas de quantas vezes os meus pais foram chamados na escola… perdi as contas de quantas vezes fui chamado a atenção… PONTE QUE PARTIU! PONTE QUE PARTIU! PONTE QUE PARTIU! PQP 3X!

Hoje, ao olhar para trás eu tenho CLAREZA dos motivos! A Escola, o corpo docente, os meus pais, TODOS focaram no carvalho DOS PROBLEMAS!

CARACAAAAAAAAAAAAAA! FOCA NA SOLUÇÃO!

Risco da procrastinação – problemas gigantescos

Em algum momento, será que pararam para refletir ou para pensar só alguns minutos na CAUSA! NA CAUSA CARACAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Todo aquele sofrimento da infância e da adolescência poderia ter sido evitado! Apanhei muito, tomei muita, muita porrada, muita porrada, porrada para cacete!

Na escola eu era o menino que mais apanhava, saco de pancada da turma… contava para o meu pai e apanhava ainda mais dele…

QUE MERDA! QUE MERDA! QUE MERDA!

E assim eu continuava aloprando na Escola, pois TODO MUNDO FOCAVA NO PROBLEMA E NINGUÉM FOCAVA NA SOLUÇÃO!

Se liga que TUDO VAI SE ENCAIXAR AGORA! Fique bastante atento!

Só atenção… só atenção…

A solução era atenção… a solução era amor… a solução era carinho… era só que eu queria… só isso… difícil conter as lágrimas lembrando disso tudo… Flórida viu…

ZERO REMORSOS! ZERO MÁGOAS! Tudo o que aconteceu me fez chegar até aqui onde estou hoje e escrevendo esse texto para vocês.

O BENEFÍCIO TEMPORÁRIO (olha tudo se conectando agora) era ATENÇÃO! Quando eu era encaminhado para direção do colégio, eu me tornava o destaque da escola.

Criança faz criancice… menino faz meninice… a imaturidade não me fez enxergar que eu estava ali… bem na vitrine do colégio, mas como um destaque negativo.

Meu ganho secundário era atenção.

Abrindo meu coração para vocês, meu maior arrependimento desse período foram os socos e chutes que eu dava no meu irmão que eu tanto amo. Ele era bem menor do que eu… e em busca de atenção eu batia nele… em busca de descontar o que eu sofria na rua… eu batia nele. ME PERDOA MEU IRMÃO! Eu te amo muito! Muito!

E na sua vida de concurseiro, existe alguma dor ou emoção que você queira mudar? Existe algum ganho secundário por trás de um ato que vem prejudicando a sua vida, os seus estudos, os seus relacionamentos?

Lembre-se que sem identificar o problema, não há a menor possibilidade de encontrar a solução. Existe o problema? Qual a causa? Em que situações ele ocorre? Com que ele ocorre? Só contigo ou tem mais alguém envolvido?

Básico do básico

Problema/Causa Identificados, FOCO NA SOLUÇÃO!

Um ato, um comportamento, uma atitude não vira hábito do nada! São necessários vários ingredientes para a formação do hábito.

Já falamos disso, mas não custa repetir…

A CHAVE MESTRA SÃO OS SEUS PENSAMENTOS!

Você só coloca um pensamento para fora se você quiser…

Você só reforça um pensamento negativo se você quiser…

Seus pensamentos criam seus sentimentos…

Dependendo de como falarmos com nós mesmos, viveremos de uma maneira ou de outra, e o mundo que perceberemos será um ou outro.”
Óscar González

Entenda e aceita a verdade!

Quando eu falo que VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELA VIDA QUE VOCÊ TEM LEVADO! O ÚNICO E SEM CONVERSA MOLE, POIS NINGUÉM ALÉM DE VOCÊ CONTROLA OS SEUS PENSAMENTOS!

É tênue a linha que separa nossa capacidade de pensar e de sentir, e a emoção se encontra no meio do caminho entre eles.

Vejamos um exemplo:

Estou estudando raciocínio lógico. É uma disciplina que eu odeio, mas que cai na minha prova, então eu tenho que estudar essa bosta. O mais louco é que eu erro um caminhão de questões… erro tanto que desanima… só que quando acerto umazinha é tão legal. Já estou estudando há algum tempo, mas parece que nada entra na cabeça. Nessa saga de aprender exatas já tive dias horrorosos, outros péssimos e outros nem tanto assim.

A verdade é que, de forma objetiva, meu desempenho em raciocínio lógico está melhorando, mas na velocidade da tartaruga com câimbra. Sou capaz de fazer os exercícios mais fáceis, mas que, inicialmente, me pareciam impossíveis.

Ontem fui rodar novamente meu ciclo de estudos e era o dia de raciocínio lógico. Estou na merda… Sou um bosta… Foi um dias em que minha produtividade teve o rendimento mais baixo. Da bateria de 50 questões, fiz 20, errei 10, acertei 5 e nem tinha ideia de como começar as outras cinco. Não consegui fazer questões que até dias atrás eu realizava sem problemas. Será que estou ficando burro? Ou será que eu sou um burro mesmo?

Meu pensamento disse: “sou um desastre, isso não é para mim.”

Minha emoção me transmitiu: “estou com raiva de mim mesmo.”

Meu sentimento posterior ao longo do resto do dia foi: “me sinto triste e desanimado.”

Fonte: Victory Consulting

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii… deu ruim… Ih agora… quem eu devo ouvir?

Na historinha contada acima, pode ser que você tenha vivido isso ou algum parecido, ainda que em menor grau de impacto… ainda que em outra disciplina… o fato é que dependendo da SUA análise, isso determinará a SUA AUTO IMAGEM!

Entendam que essa imagem pode arruinar ou alavancar a sua motivação para continuar estudando uma disciplina extremamente desafiadora.

Se você pensa que um lixo, uma titica, por acaso significa que você é assim só porque não fez alguns exercíciosinhos? Significa que você é um desastre por uma disciplina isolada? Será que a sua mente já falou para os seus pensamentos que o aprendizado ocorre através da tentativa e do erro?

Será que a sua mente já deu uma careta e já fez um HAKUNA MATATA (Passos de Gigante 123) para esse pensamento tóxico?

Será que a sua mente já lembrou de Thomas Edison ou Michael Jordan? Eles assumidamente disseram que erraram milhares de vezes antes de lograr êxito nas conquistas deles.

Se a sua emoção é de raiva por errar uma questão ou não saber como resolver, significa que se você se irrita sozinho o que você pensa está certo? Ah! Fala sério! Vai dizer que esta emoção diz algo de coração verdadeiro sobre ti? Vai dizer sentir uma emoção confirma o que pensamos?

Se, afinal, você se sente triste: significa que isso realmente foi importante para você? Por acaso tudo o que você sente é certo? Este é o sentimento fruto do que você pensa?

OBS: Lembre-se que pensamentos geram sentimentos.

Olha a chave mestra aparecendo mais uma vez:

Nem tudo o que você pensa é certo. As emoções, em muitas situações, não confirmam o que pensamos. Não é por que sentimos algo que significa que seja verdade.

FOCO NA SOLUÇÃO! O que fazer para melhorar?

PRIMEIRO: LIGAR O ALERTA DE PENSAMENTOS!

Quando você se pegar dizendo “se me sinto assim, então com certeza… blá blá blá blá”, descubra o pensamento automático que acompanha a emoção que você sente e pergunte-se: o que diabos eu pensei para começar a me sentir assim? Tenho provas para crer que isso será assim para sempre?

Eu estou dentro do Hakuna Matata e você?

HAHAHAAHA HAAAAAAAAAAAAAAKUNA HAKUNA HAKUNA MATATAAAAAAAAAAAAAAARGH! Não se preocupe… Vai dar tudo certo… Os meus problemas irão se resolver – hakuna matata… a solução vai aparecer… eu vou aprender… hakuna matata.

USE E ABUSE DOS QUESTIONAMENTOS! Questione-se e reflita! Faça um favor para você mesmo, não acredite em todas as histórias que você conta para você mesmo.

A MANEIRA COMO VOCÊ VÊ O PROBLEMA É O VERDADEIRO PROBLEMA!

Parte do texto encontrado no site a mente maravilhosa foi adaptada para elaboração dos Passos de Gigante de hoje. Fonte e link aqui.

DO QUE NOSSOS PENSAMENTOS SÃO CAPAZES! Uau! Surreal! Pode falar! É bizarro o que passa na nossa cabeça… se você não controlar pode chegar em padrões auto destrutivos.

Eu já alimentei a minha mente com tanta besteira que tentei suicídio e já contei essa história nos Passos de Gigante 43 e em detalhes no 70.

COMECE PELOS SEUS PENSAMENTOS! ASSUMA O CONTROLE DA SUA MENTE!

Seus pensamentos formam seus sentimentos.

Seus sentimentos formam suas ações, seus comportamentos e atitudes.

Essas ações, comportamentos e atitudes são responsáveis pelos seus resultados!

Se quiser assistir ao vídeo em que eu conto como aprendi a gostar de estudar, é só clicar aqui! Os Gigantes que acompanham os Passos desde o início certamente já viram.

BASTA DE PERDER PARA VOCÊ MESMO! A CABEÇA É SUA! A MENTE É SUA! OS PENSAMENTOS SÃO SEUS! VOCÊ TEM O CONTROLE!

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

Que dia é hoje? 28 de maio, então leia provérbios 28 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma terça-feira com NOVOS PENSAMENTOS! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Texto sensacional!!! Obrigado professor!!!
    Fabrício em 29/05/19 às 08:39
  • Obrigada pelo seu trabalho, eu acompanhava todos os dias, em alguma parte do caminho vc falou algo q n concordei (nem lembro o que) e parei de ler por um tempo, mas como todo dia recebo as notificações de mais uma postagem sua, hoje fui ler, e renovei minhas forças, era o que precisava ler.... voltei!!! Vou acompanhar todo dia novamente... Seu trabalho é ótimo!
    Joselia da R Morais em 29/05/19 às 07:28
  • Uau!Nivaldo!Que validação hein meu amigo! Sou muito feliz e grato pela sua vida! Consegui colocar as crianças para dormir e iria tirar um cochilo, mas li seu comentário e falei não... não vou dormir agora! Vou responder e no mínimo iniciar os Passos de Gigante 131! Muita gratidão pela força que você me deu! :) É muito amor envolvido! Ad Astra et Ultraaaaaaaaaaaaaaaargh!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 29/05/19 às 03:26
  • Controle-se! (Rsrsrsrsrsrs) e Aguarde! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 29/05/19 às 03:12
  • Que Festaaaaa....uhuuuu...Isso que eu chamo de benção!!! Vai ser incrível... to precisando demais Rapha! Valeu, aguardo o agendamento então... Assisti alguns vídeo do Dudu... Mas falar com vai clarear muuuito mais...
    Analu em 28/05/19 às 20:12
  • Parabéns professor pelos PASSOS DE GIGANTE são fortalecedores não apenas para quem estuda todos os dias para concursos,mas também para a VIDA,já estou viciado em todos os dias ler os PASSOS e acredito que tem ajudado muito a todos nós.O que foi postado hoje foi e é fundamental para para lograrmos êxito em qualquer esfera de nossas vidas. "MUDANÇAS DE PENSAMENTOS", tenho o livro " O SEGREDO" e já li diversas vezes,a primeira vez que li fiquei achando meio louco esse negócio e disse pra mim que era besteira esse livro.Mas resolvi por motivos pessoais pôr em prática e vi que tem resultado,só que o livro andou meio esquecido aqui em casa e os PASSOS DE GIGANTE fizeram eu acordar para tais ensinamentos,por isso sou muito grato e espero que DEUS lhe dê em triplo o que tem feito pela gente.Já fiz 15 concursos só passei em dois e não fui chamado,todos os dias acordo cedo pra estudar e diversas vezes já quis desistir,mas quando leio os PASSOS DE GIGANTE,a vontade de continuar aumenta e digo sempre: "DESISTIR JAMAIS POIS SOMOS GIGANTES".VALEU PROFESSOR!!!!
    NIVALDO SOARES em 28/05/19 às 18:28
  • Analu, boa tarde, você é uma das alunas mais participativas aqui nos Passos de Gigante! Quem é diferente, merece ser reconhecido por isso! Então, advinha... advinhou? Sim? Não? Talvez? Eu vou te ligar e te dar uma aula particular sobre como resolver esse dilema! Mais tarde vou deixar um resuminho aqui para que os outros alunos possam ter acesso a essa informação também! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/05/19 às 17:21
  • Uhuuuuuuu! Comentário de aluno novo! É isso aê! Pode ter certeza absoluta de que durante 365 dias, a não ser que eu esteja morto, vocês terão um dos Passos de Gigante por dia! Bora Bora Decolar! Ad Astra... et ... Ultra... Aos astros e além! Boraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/05/19 às 17:18
  • Acompanho o Passos desde o 94. Na medida do possível tento ler os anteriores. Como você sempre posta cedo, hoje até pensei que não teríamos esse momento de inspiração, motivação e lição. Agradeço por mais esse, professor! Tenho melhorado imensamente meu desempenho enquanto estudante e pessoa, e desmistificado as tais crenças limitantes, que fazem, muitas vezes, com que a gente congele. Obrigado!
    Ewvs em 28/05/19 às 17:01
  • Que incrível a sua técnica de escrever tao bem todas essas ferramentas e como se você estivesse diante de mim, explicando tudo de forma cristalina... eu sou apaixonada pelo processo de desenvolvimento humano e pela capacidade do poder da mente... Foco no que depende de mim resolver. Foco na evolução/progresso diário. Foco no que fiz hoje de positivo, podendo sempre melhorar... Pergunta de hoje: Como dividir o conteúdo para um concurso de médio/longo prazo, vi num estories que você não recomenta muitas matérias. Eu estudo para um TRT especifico mas também estou de olho no INSS, já que é possível conciliar. Eu, então fiz a divisão das matérias alternando entre 4 num dia e 5 no outro, num total de 10 matérias no decorrer da semana, sendo que duas matérias estão como forma de manutenção - constitucional e administrativo (modo resolução de questões e passo estratégico); Civil e previdenciário já estou na metade do conteúdo (optei por entrar já no modo passo estratégico delas também); Português e Rac. Lógico eu estudo todos os dias no momento, havia diminuído a carga dessas matérias mas resolvi continuar investindo muito nessas duas disciplinas. Domingo é dia de revisão geral de todo o conteúdo da semana. MAS , estou insegura pois são muitas matérias ao mesmo tempo, o que você acha? Qual sua sugestão para pessoas que estudam para tribunais e INSS ao mesmo tempo? Algum vídeo que você recomenda assistir sobre isso? Desde já agradeço
    Analu em 28/05/19 às 15:27