Artigo

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

Agora é hora de se recuperar da prova e planejar os passos seguintes. Confira 5 dicas infalíveis que farão toda a diferença na sua jornada!

O QUE FAZER APÓS O TJSP?
Você poderá aproveitar o estudo para o TJSP para engrenar em diversos outros concursos!

A prova objetiva para o concurso de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) foi dia 31 de outubro e surpreendeu muita gente.

A Vunesp, conhecida por ser uma banca previsível nas provas para o TJSP, deixou um pouco de lado o estilo “copia e cola” da lei seca e inovou.

Dessa vez, pudemos ver questões mais elaboradas, estilo CEBRASPE, na prova, com muita interpretação, principalmente nas matérias de direito. Informática também foi uma disciplina com questões de alto nível, se comparadas com as das provas anteriores.

Por fim, vale mencionar que as quatro questões de Atualidades optaram por assuntos isolados do começo do ano, o que prejudicou muita gente.

Pois bem, agora é hora de se organizar e traçar um planejamento para esse fim de ano. Afinal, uma coisa é certa: não pode parar de estudar!!

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

1. CORRIJA SUA PROVA

Utilize a prova do TJSP como forma de estudo. Analise assertiva por assertiva, sinalize, no seu material, onde o assunto estava e compreenda seus erros para não repetí-los.

Dizer que foi mal e seguir em frente sem retomar o conteúdo é sinônimo de persistir no erro, não deixe isso acontecer com você.

Corrigir a prova detalhadamente é fundamental para sua evolução e tirar o melhor resultado, ainda mais em face do nível de dificuldade da prova e da mudança de postura da banca.

Por fim, compreenda o motivo de seus erros, se foi distração, falta de conhecimento ou falta de tempo. A partir daí, veja as alternativas para corrigir tais falhas.

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

2. RECURSOS

Nem tudo está perdido. Se você não pontuou o quanto esperava na prova e discorda do gabarito de alguma questão, poderá apresentar recurso no site da Vunesp até dia 09/11/2021.

Saiba que o recurso deve ser sucinto, sem firulas. O candidato deverá apontar objetivamente o que discorda na questão e qual seria a resposta correta.

Nossos professores já disponibilizaram alguns modelos para utilizar como base. O que não se pode fazer é replicar na íntegra o modelo do professor, pois serão desconsiderados recursos idênticos.

Portanto, você deverá “escrever com suas próprias palavras”, ou seja, dizer a mesma coisa de forma diferente – como fazíamos na escola para copiar o trabalho do coleguinha. Não quer dizer que o seu recurso deva ser extenso, mas sim, reformulado. Não se esqueça: quanto mais simples melhor.

A banca Vunesp não costuma anular muitas questões em sua prova. Estima-se que cerca de  cinco questões sejam passíveis de anulação na prova do TJSP e que, ao menos uma, seja deferida pela banca.

Destas cinco questões, duas são de Informática, duas de Direito Processual Penal e uma de Direito Penal. São elas (com base no Caderno de Provas 1):

Questão 78 de Informática

Tratou de formas de criar um atalho no Windows. O candidato poderá pleitear a anulação da questão, pelo gabarito tratar de situação excepcional.

O Professor Renato da Costa, inclusive, já deixou um modelo pronto para quem quiser usar como base em seu recurso.

Questão 87 de Informática

Tratou da caixa de spam e poderá ser anulada por não existir uma única resposta correta.

Questão 43 de Direito Processo Penal

Tratou dos Juizados Especiais e pode ser objeto de recurso, pois, embora a alternativa apontada seja, de fato, a correta, a alternativa “D” prescrevia o artigo 105 do CPC, que estava fora do edital.

Questão 35 de Direito Processual Penal

Tratou dos procedimentos ordinário e sumário. Segundo o entendimento de nossos professores, a questão poderá ser anulada por não possuir resposta correta.

Questão 30 de Direito Penal

Também mencionou um assunto que o edital não previu, o artigo 348 do Código Penal, na assertiva “E”. Assim, mesmo com o gabarito correto, pode-se pedir a anulação da questão por extrapolar o edital.

Pois bem. Estas foram as questões passíveis de recurso e com mais chances de serem anuladas na prova do TJSP.

O candidato terá até o dia 09/11 para protocolar o requerimento.

Contudo, nada impede que você recorra em face de quantas questões achar necessário. Afinal, o “não já se tem”, não é mesmo?!

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

3. PROVA PRÁTICA DE DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

Outro ponto que o candidato deve se atentar é que, mesmo que sua pontuação não esteja dentro da previsão da nota de corte, tal fato não o impede de ir para a prova prática.

Serão quase nove mil pessoas classificadas para a segunda etapa do concurso e, nos concursos anteriores, o TJSP nomeou mais candidatos do que o número de vagas existentes.

Por isso, uma dica é você conferir nos rankings extraoficiais em que classificação você se encontra e comparar com o número de convocados para a segunda etapa do concurso para sua região, conforme o edital.

Feito isso, o próximo passo será se preparar. Não subestime essa etapa do concurso. Embora seja apenas eliminatória, o tempo de prova é muito curto, apenas 16 minutos, então você terá que estar muito bem preparado.

CURSO PROVA PRÁTICA – DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO PARA O TJSP

A melhor forma de fazer isso é treinando constantemente com textos e comandos similares aos que serão disponibilizados na sua prova.

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

4. PRÓXIMOS CONCURSOS

Independentemente de ter passado para prova prática ou não, você não pode parar de estudar para os demais concursos que estão por vir.

Por melhor que você tenha ido na prova objetiva do TJSP, como dito, ainda tem a segunda fase, portanto, o jogo ainda não acabou.

Você será realmente aprovado apenas quando seu nome estiver na lista final de classificação!!

Por outro lado, caso não tenha sido dessa vez, pense que o estudo que adquiriu se transformou em bagagem para o próximo concurso.

Não desperdice a energia que já gastou!

Assim, como já decorreu uma semana da prova, está mais do que na hora de você traçar novos objetivos.

A melhor maneira é buscar concursos similares aos TJSP e que você possa aproveitar o conteúdo que estudou até agora. Vamos conferir alguns deles:

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

MPSP – Oficial de Promotoria

QUE FAZER APÓS O TJSP?
Concurso MPSP tem o edital extremamente parecido com o do TJSP

O concurso para Oficial de Promotoria do Ministério Público de São Paulo (MPSP) costuma ter o edital muito semelhante ao do TJSP, pois a banca também é a VUNESP. Até mesmo com relação à disposição, pois aponta especificamente quais artigos das leis serão exigidos.

Este concurso também terá segunda etapa de digitação e de formatação, nos mesmos moldes do TJSP.

O MPSP é o maior Ministério Público do Brasil e seus concursos são realizados regularmente. Para se ter uma ideia, nos anos de 2018 e 2019, tivemos cinco editais de concursos para servidores.

Ainda não há previsão de novo concurso, mas como último ocorreu em 2019, não demorará muito tempo para um novo edital.

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

INSS – Técnico e Analista

inss
INSS – edital para os cargos para Técnico e Analista em breve

O concurso do INSS já tem autorização de orçamento para o ano de 2022 e existem, ao todo, 73.640 vagas para diversos cargos públicos.

Os cargos com editais similares ao TJSP são de Analista e de Técnico do Seguro Social. Com relação a estes cargos, sabemos que o INSS solicitou 7.575 vagas.

O CEBRASPE costuma ser a banca designada para o concurso, com questões de CERTO e ERRADO, em que uma certa anula uma errada. Assim, o estudo terá que ser direcionado para tal estilo.

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

PCSP – Escrivão

escrivão pcsp
PC-SP – Escrivão: 1.600 vagas!

A Vunesp foi a banca escolhida para o próximo concurso da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) e estão previstas 2.939 vagas para os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador e Médico Legista, de nível superior.

O conteúdo para o cargo de Escrivão do último concurso se assemelha bastante com o edital do TJSP. Ressalte-se que, apenas para o cargo de escrivão, estão previstas 1.600 vagas.

Desse modo, para quem tem inclinação para carreiras policiais poderá migrar para esse concurso tranquilamente, aproveitando as matérias já estudadas, além do fato de a banca ser a mesma.

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

PF – Agente Administrativo

O QUE FAZER APÓS O TJSP?
PF à vista e, para agente administrativo, só se exige nível médio

O cargo de Agente Administrativo da Polícia Federal (PF) exige apenas nível médio e o edital está aguardando autorização.

A previsão é de 404 vagas e metade das disciplinas previstas coincide com as disciplinas do TJSP.

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

TJ-AP – Técnico e Analista

O QUE FAZER APÓS O TJSP?
Muitos cargos vagos para técnico e analista do TJAP

O Tribunal de Justiça do Amapá terá edital na praça logo, logo. A comissão está em formação e, ao menos, cinco vagas, além de cadastro de reserva, estão previstas para o concurso, que teve sua última edição em 2014.

Atualmente, existem, pelo menos, 256 cargos vagos para servidores, tanto para técnico quanto para analista, sem levar em conta os 224 servidores aptos para aposentar até 2025.

Por fim, segue uma tabela comparando as disciplinas de alguns dos concursos mencionados acima com o TJSP:

QUE FAZER APÓS O TJSP?
TJSP X OUTROS CONCURSOS

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

5.ESCOLHA COM SABEDORIA E TENHA UM PLANO

Na hora de escolher o concurso seguinte, analise não apenas as disciplinas que poderá aproveitar e as vagas que estarão disponíveis, mas, também, sua aptidão para o cargo.

Apresentamos para você concursos dentro das áreas de tribunais e administrativa mas, também, concursos policiais, os quais exigem teste físico.

Além disso, a carreira policial é totalmente diferente do serviço prestado pelos servidores do judiciário em diversos pontos.

Para a escolha do concurso ideal, tente manter o foco no seu objetivo, sem desviar muito o percurso, pois a concorrência é grande.

Não estude para muitos concursos ao mesmo tempo. Escolha um principal e, caso possua tempo, encaixe as disciplinas de um plano “B” no seu cronograma.

Ao decidir, já monte seu planejamento de estudos de curto, médio e longo prazo, com metas pré definidas e possíveis de cumprir.

Dedique-se ao máximo e elabore um plano de estudos eficaz para não precisar mudar depois de iniciar.

O QUE FAZER APÓS O TJSP?

CONCLUSÃO

Pois bem. Este artigo te apresentou 5 dicas infalíveis a serem executadas agora, após uma semana da prova do TJSP, para organizar sua rotina de forma eficaz. São elas:

  1. Corrigir a prova
  2. Analisar a possibilidade de recursos (prazo até 09/11)
  3. Preparar-se para a prova prática de digitação e de formatação.
  4. Conhecer os próximos concursos.
  5. Escolher com sabedoria e ter um bom plano

Com relação ao penúltimo item, diversos concursos possuem disciplina em seus editais que coincidem com o que já foi estudado para o TJSP. Dentre eles, encontram-se:

  • MP-SP
  • INSS
  • PF
  • TJAP
  • PCSP

Por fim, uma coisa é certa: após o TJSP, não pare de estudar!

Assim, espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

CURSO PROVA PRÁTICA – DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO PARA O TJSP

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.