Artigo

ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO – Tudo o que você precisa saber sobre a prova prática de Digitação para o TJSP

ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO
ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO – Você está pronto?

Oi, pessoal, tudo bem?

Como vocês já sabem, em breve teremos a primeira fase da prova objetiva do concurso para Escrevente Técnico Judiciário do TJSP. Serão mais de 800 vagas distribuídas pela capital e pelo interior do Estado de São Paulo!

A banca organizadora é a Vunesp e exige-se nível médio apenas.

Saiba mais: CONCURSO TJ SP

ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

EDITAL

Veja o que dispõe o edital sobre a prova de Digitação e Formatação do TJSP:

1. A prova prática, de caráter eliminatório, constará de duas atividades (formatação e digitação), a serem realizadas como segue.

2. Formatação de um texto preestabelecido: de acordo com as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, que será desenvolvida em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de editor de texto Microsoft Word 2016, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.

Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento. do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.

2.1. A formatação será pontuada de 0 (zero) a 2 (dois) pontos.
2.2. Para cada ocorrência de erro de formatação: diferente, extra ou a falta do que for solicitado, será descontado 0,2 ponto.
2.3. A nota 2 (dois) será atribuída para a formatação correta do texto, sem erros, em no máximo 5 (cinco) minutos.
2.3.1. Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência terão o tempo máximo de 8 (oito) minutos para a realização da formatação do texto.
2.4. Caso o candidato termine a formatação do texto antes de se esgotar o tempo previsto poderá realizar correções na formatação se entender necessário.

3. Digitação de um texto: cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.
3.1. A digitação será pontuada de 0 (zero) a 8 (oito) pontos.
3.2. Os erros serão contados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente), em comparação com o texto original, considerando-se erro toda e qualquer divergência. A produção em desacordo, extra e/ou a falta de digitação do texto original será considerada como erro. A correção considerará como correto, somente a cópia fiel do texto que será fornecido para a digitação.
3.3. Para cada erro cometido será descontado 0,05 ponto.
3.4. A nota 8 (oito) será atribuída à transcrição integral do texto, sem erros, em no máximo 11 (onze) minutos.
3.4.1. Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência terão o tempo máximo de 17 (dezessete) minutos para a realização da prova de digitação.
3.5. Caso o candidato termine a digitação antes de se esgotar o tempo previsto deverá aguardar, em silêncio, podendo eventualmente executar correções no texto digitado, SALIENTANDO que a produção extra-texto será considerada como erro.

4. A nota do candidato nesta prova será calculada segundo a fórmula: Nota = 8 – (erros x 0,05) + 2 – (erros x 0,2).
4.1. A prova prática (formatação e digitação) terá caráter eliminatório e será considerado APROVADO o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos, os demais serão considerados REPROVADOS. 4.2. O candidato não habilitado (reprovado) será excluído do Concurso Público.

5. No interesse público e, em especial dos candidatos, poderá ser solicitada, durante a aplicação da prova prática, a autenticação da digital do candidato na lista de presença.

Como você pode perceber, a Vunesp colocou nesses cinco tópicos todas as instruções para a prova de Digitação e Formatação do TJSP. Contudo, fique tranquilo, pois apresentaremos detalhadamente os principais pontos.

Caráter da Prova

A segunda etapa do certame terá caráter unicamente eliminatório. Isso quer dizer que sua classificação inicial, da primeira etapa do concurso, não vai ser alterada nessa fase. Eliminatório quer dizer: ou continuará do jeito que estava ou será imediatamente excluído. Simples assim, tudo ou nada.

Atividades

A prova prática divide-se em duas atividades: a formatação e a digitação de textos diferentes. Primeiro, será apresentado um texto na tela do computador no programa WORD 2016 e o candidato receberá uma folha com algumas instruções.

O candidato, então, terá CINCO minutos para aplicar todos os comandos no texto apresentado.

Em seguida, o documento é salvo e um novo programa é aberto no computador, um editor de textos próprio da Vunesp, parecido com o WordPad. O fiscal, então, entregará ao candidato outra folha, contendo um texto com cerca de 1.800 caracteres.

Ao sinal, o candidato terá ONZE minutos para digitar todo o texto no programa do computador, o qual não possui nenhuma indicação de erro ou formatação. Ou seja, exige-se muita concentração.

Dessa forma, a prova terá duração de 16 minutos.

Vale destacar que os candidatos portadores de deficiência possuem um tempo a mais para fazer a prova: oito minutos para formatação e 17 minutos para a digitação.

Local de Prova

A prova será aplicada em laboratórios de informática de escolas e universidades. Os candidatos serão divididos em turmas. A prova será durante um fim de semana todo, ou seja, dois dias inteiros, em vários horários pré determinados para cada turma.

Dica: chegue com 1h de antecedência do horário marcado, para não correr o risco de os portões fecharem.

Material para a Prova

O edital não prevê a entrega de nenhum tipo de material, nem permite que o candidato o leve. No entanto, em todos os concursos anteriores, foram disponibilizados ao candidato uma régua, um lápis e uma caneta. Também, permitiu-se que o candidato utilizasse seu próprio material dentre esses três elencados.

Mas vale dizer que, muito embora seja mais fácil digitar fazendo algumas marcações na folha ou usando a régua para orientação, não é certo de que você terá esses objetos em mãos, pois, como dito, não está previsto em seu edital.

Ainda, vale lembrar que estamos em época de pandemia e pode ser uma ótima justificativa para a Vunesp decidir que nesse concurso não irá liberar a régua, o lápis e a caneta.

ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

Treino Pré Prova

Antes de iniciar a prova propriamente dita, os candidatos terão alguns minutos para treinar a digitação, testarem o mouse, o teclado e as demais funcionalidades do computador. Esse momento é muito importante, pois não poderá alegar qualquer tipo de problema depois se não o tiver apontado no momento oportuno.

ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

Alteração de Dados

É no dia da prova prática que o candidato terá a oportunidade de alterar dados cadastrais realizados quando da inscrição. Para isso, você deve solicitar ao fiscal o formulário para preenchimento.

Também, nesse momento, será possível registrar eventual reclamação.

Exclusão do Concurso

O edital prevê algumas situações que podem levar à exclusão do candidato do concurso do TJSP quando da realização da segunda etapa de digitação e de formatação. São situações bem óbvias, como:

  1. Apresentar-se após o horário ou não comparecer;
  2. Não levar documento de identificação;
  3. Conversar com outras pessoas durante a prova;
  4. Portar material não fornecido ou autorizado;
  5. Usar celular;
  6. Ausentar-se da sala sem autorização;
  7. Descumprir quaisquer das regras do edital.

ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

Pontuação

Para aprovação na segunda etapa do concurso do TJSP, o candidato precisa alcançar pontuação cinco dos dez pontos totais, ou seja, acertar metade da prova.

A prova de formatação valerá dois pontos. Serão erros:

  • Tipo e o tamanho da fonte;
  • Negrito, itálico, sublinhado;
  • Alinhamento;
  • Espaçamento;
  • Margem;
  • Parágrafo.

Cada erro na formatação terá um desconto de 0,02 pontos.

A prova de Digitação, por sua vez, valerá oito pontos. Nela, o erro será computado por caractere, com desconto de 0.05 ponto. Considera-se erro qualquer produção em desacordo, extra ou a menos do que o texto original continha.

Por fim, calcula-se a nota total por meio da seguinte fórmula:

cálculo da nota final da prova
cálculo da nota final da prova

ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

Como se Preparar

Para não correr riscos, prepare-se para a segunda etapa com treino e dedicação.

Não se trata de agilidade, pois o tempo é mais do que suficiente para que você seja bem sucedido. O fator principal é a concentração. Como são poucos minutos, controlar o psicológico é o fator chave para passar com tranquilidade nessa prova.

Divida seu tempo de treinamento de forma estratégica. Alterne os exercícios de formatação e de digitação, para que você faça atividades distintas.

Estude o Word, editor de textos que será usado para a formatação. Conheça onde está cada comando, para que ele serve e como utilizá-lo. Não deixe para descobrir apenas na hora da prova, pois serão poucos minutos.

Já a digitação é como praticar uma atividade física. Como você não está acostumado a digitar por muito tempo direto, se começar a fazer isso por horas a fio, as chances de uma lesão serão altíssimas. Tome cuidado!

A forma de digitar é muito pessoal. Claro que, via de regra, digitar com todos os dedos trará maior agilidade, contudo, se você está acostumado a digitar de forma diversa (apenas com dois dedos, por exemplo) e isso tem funcionado para você, não tente mudar para a prova.

O examinador vai avaliar o texto digitado, não como você o digitou.

Procure simular o ambiente de prova. Treine com o teclado previsto no edital, o ABNT2, e imprima os textos e comandos.

Cronometre o tempo, para ter noção de quanto tempo leva para digitar e formatar.

Utilize o som de digitação para simular o ambiente de prova, para evitar ficar desconcentrado no dia devido ao som ambiente.

ESCREVENTE TJSP: DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO

Conclusão

Nesse artigo, apresentamos a você uma visão geral de como será a segunda etapa do concurso do TJSP, que contará com as provas de digitação e de formatação. Também, demos algumas dicas essenciais para seu preparo.

Então, não se esqueça:

  1. Não é uma prova difícil, mas a falta de preparo e de concentração pode deixar tudo a perder.
  2. Treine diariamente, mas pouco tempo por dia, para evitar lesão por exercício repetitivo (L.E.R).
  3. Simule o ambiente de provas durante seus treinos.
  4. Mantenha a calma.

Claro que, para um estudo completo e organizado, nós, do Estratégia, preparamos para você um Curso preparatório para a Segunda Etapa do TJSP, com aulas de digitação e de formatação.

Além das aulas teóricas, separamos diversas rodadas de textos de 1.800 caracteres para você treinar a digitação, além de vários comandos do Word para formatar os textos.

Serão aulas em PDFs e em Vídeo para uma preparação completa!!

Pense no desperdício: você ter estudado horrores para a prova objetiva, conseguir ter seu nome na lista de classificados e reprovar na segunda etapa. Não dá, não é mesmo? Então, não vamos deixar isso acontecer.

Para isso, pode contar conosco, ok?

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

CURSO DE DIGITAÇÃO E FORMATAÇÃO – PROVA PRÁTICA TJSP

Saiba mais: concurso TJ SP


Quer estudar para o edital do concurso TJ SP?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.