Artigo

Noções de Administração para o IBGE – Supervisor de Pesquisas

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje falaremos de Noções de Administração para o IBGE, para o cargo de Supervisor de Pesquisas. Já fizemos outros artigos como este para os Cargos de ACM e ACS.

O cargo de Supervisor de Pesquisas oferece 25 vagas para provimento em caráter temporário e atuação no município do Rio de Janeiro – RJ. O cargo oferece a remuneração de R$ 5.100,00, mais benefícios.

A escolaridade exigida pelo cargo é de nível superior completo em qualquer área, com exceção da área de conhecimento “Tecnologia de Informação e Comunicação”, que exige nível superior em Engenharia de Sistemas ou Engenharia de Computação ou Informática ou Ciência da Computação ou Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação ou Processamento de Dados ou Análise de Tecnologia da Informação ou, ainda, curso superior completo na área de Ciências Exatas.

Veja a divisão de vagas para as diferentes áreas de conhecimento do cargo de Supervisor de Pesquisas:

Noções de Administração par ao IBGE - Divisão de vagas para Supervisor de Pesquisas (IBGE) - áreas: Geral; Gestão; Suporte Gerencial; Tecnologia da Informação e Comunicação.
Divisão de vagas para Supervisor de Pesquisas (IBGE)

Não deixe de ler o edital de Supervisor de Pesquisas do IBGE.

Não deixe, também, de visitar a página do concurso IBGE no Estratégia Concursos. Nela, temos informações detalhadas para todos os cargos do certame.

Para o cargo de Supervisor de Pesquisas, a banca escolhida foi a IBFC, diferente dos outros cargos, que têm a Cebraspe como organizadora.

Como o conteúdo programático de Noções de Administração para o IBGE é o mesmo em ambas as bancas, é possível aproveitar os estudos, tomando o cuidado de analisar a forma de cobrança de cada banca.

A IBFC não possui um acervo tão grande de questões como a Cebraspe. No entanto, no nosso Sistema de Questões temos inúmeras questões da banca para prática.

Sigamos com o nosso resumo de Noções de Administração para o IBGE, analisando os principais tópicos do edital.

Aspectos gerais da Administração – Teorias Administrativas

Trata-se de tópico basilar para o estudo e compreensão da disciplina de Administração. Nesse sentido, recomendamos o nosso artigo de Teorias Administrativas para concursos, para fins de aprofundamento.

Veja a questão abaixo, em que daremos mais detalhes sobre o tópico.

IBFC – EBSERH (2020)

“Quais são os principais enfoques da teoria clássica da administração? Assinale a alternativa correta:

  1. Organização informal, motivação, liderança e dinamismo de grupo.
  2. Análise infra- organizacional e análise ambiental.
  3. Organização formal, princípios gerais da administração, funções do administrador
  4. Caos e complexidade
  5. Capital intelectual e aprendizagem organizacional”

O gabarito é a letra C. Dê especial atenção ao estudo da abordagem clássica, a mais cobrada pela IBFC. Cabe lembrar que a abordagem clássica abrange a Administração Científica e a Teoria Clássica (alvo de cobrança desta questão).

A Teoria Clássica, cujo maior expoente é Henri Fayol, realizou seus estudos sobre a ciência da Administração focando na estrutura organizacional, estudando a organização formal.

Além disso, destacam-se, nos estudos de Fayol, a definição dos 14 princípios da administração, e das funções básicas da empresa. Estas funções são:

  • Técnicas, relacionam-se com a produção de bens ou de serviços da empresa.
  • Comerciais, relacionam-se com compra, venda e permutação.
  • Financeiras, relacionam-se com procura e gerência de capitais.
  • Segurança, relacionam-se com proteção e preservação dos bens e das pessoas.
  • Contábeis, relacionam-se com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
  • Administrativas, relacionam-se com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

Sigamos com o resumo de noções de Administração para o IBGE.

Noções de Administração par ao IBGE – Funções administrativas

Atenção especial a este tópico de noções de Administração para o IBGE, que é alvo de intensa cobrança por parte da IBFC.

Confira o nosso artigo sobre funções do processo administrativo e vejamos como a IBFC costuma cobrar o assunto.

IBFC – EBSERH (2020)

“É o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos”. (MAXIMIANO, 1995)

  1. O texto refere-se à função direção
  2. O texto refere-se à função controle
  3. O texto refere-se à função planejamento
  4. O texto refere-se à função organização
  5. O texto refere-se à função tramitação”

A alternativa correta é a letra A. A função de Direção é a responsável por dirigir e conduzir as pessoas na execução das atividades previamente planejadas e organizadas. A questão traz a definição de Maximiano para a função.

Não confunda com a função de Organização. Nesta, são realizadas a divisão do trabalho, definição de autoridade e responsabilidade, bem como estabelecimento da estrutura formal da empresa. Perceba que são atividades prévias à Direção.

Já na função de Planejamento, primeira função do processo administrativo, a organização planeja suas metas e objetivos, analisa as condições futuras e escolhe um curso de ação

Por fim, na função de Controle, são definidos os padrões de desempenho, feito o monitoramento do desempenho, bem como sua avaliação, e são adotadas medidas corretivas.

Veja como fica o ciclo do processo administrativo:

Noções de Administração para o IBGE - Ciclo do Processo Administrativo. Planejamento, organização, direção e controle.
Ciclo do Processo Administrativo (Alvarenga, 2021)

Noções de Administração para o IBGE – Estruturas organizacionais

Estruturas organizacionais e tipos de departamentalização são desdobramentos da Função administrativa de “Organização”. Analisemos, a seguir, um exemplo de cobrança da IBFC.

IBFC – EBSERH (2020)

“Departamentalização é o nome dado à especialização _____ na organização através da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais. A departamentalização por _____ é adequada para atividade continuada, rotineira e estabelecida a longo prazo. A departamentalização por _____ é contraindicada para circunstâncias estáveis e rotineiras. O agrupamento em função de saídas ou resultados quanto a um ou mais projetos é uma característica da departamentalização por ____.(Chiavenato, 2013)

  1. Horizontal / processos / funções / produtos e serviços
  2. Vertical / funções / projetos / produtos e serviços
  3. Horizontal / funções / produtos e serviços / projetos
  4. Vertical / processos / produtos e serviços / projetos
  5. Horizontal / projetos / produtos e serviços / funções.”

O gabarito é a letra C. A departamentalização é conhecida como “especialização horizontal” pelo fato de que os departamentos são criados visando à maior eficiência na execução de determinadas atividades, que são agrupadas em cada departamento, mediante diferentes critérios.

Seguindo, a departamentalização funcional (ou por funções) é aquela em que os departamentos são criados agrupando cada função administrativa, e é indicada para ambientes estáveis e atividades rotineiras.

Já na departamentalização por produtos ou serviços, a organização estabelece sua estrutura em função de seus diferentes tipos de produtos ou serviços. Trata-se de um tipo de departamentalização que envolve alto custo. Por isso, não se justifica para circunstâncias estáveis.

Por fim, na departamentalização por projetos, a organização concentra seus esforços e aloca seus recursos em cada um de seus projetos ou agrupamento de projetos.

Compromisso com a qualidade nos serviços prestados – ferramentas da qualidade

Chegamos ao último tema do nosso resumo de noções de administração para o IBGE. Para a IBFC, concentre-se em Gestão da Qualidade Total, autores e ferramentas da qualidade. Nesse sentido, o nosso resumo de Gestão da Qualidade pode auxiliá-lo.

Vejamos uma questão da IBFC sobre o tema:

IBFC – EBSERH (2020)

“Kaoru Ishikawa foi o criador de uma das sete ferramentas da Qualidade mais utilizadas: _____. Walter Shewhart criou o gráfico de controle e o _____. E Armand Feigenbaum trouxe o conceito dos _____ que afetam a Qualidade

  1.  diagrama de Pareto / histograma / 5 M’s
  2. os gráficos de dispersão / diagrama de Pareto / 9 M’s
  3. a espinha de peixe / ciclo PDCA / 7 M’s
  4. o diagrama de Ishikawa / histograma / 5 M’s
  5. o diagrama de causa e efeito / ciclo PDCA / 9 M’s”

O gabarito é a letra E. Ishikawa criou a ferramenta chamada Diagrama espinha de peixe, diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa. Já Shewhart criou o ciclo PDCA, popularizado por Deming. Confira nosso resumo do ciclo PDCA para mais detalhes.

Por fim, Feigenbaum, além dos custos da qualidade, trouxe como contribuição a definição de “9Ms” que afetam a qualidade. Estes “9Ms” são:

  • Dinheiro (Money);
  • Gerência (Management);
  • Pessoas (Man);
  • Mercados (Markets);
  • Motivação (Motivation);
  • Materiais (Materials);
  • Máquinas (Machines);
  • Métodos (Methods); e
  • Montagens do Produto (Mounting Product Requirements).

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso resumo de noções de Administração para o IBGE. Esperamos, com este artigo, auxiliá-lo a conseguir uma vaga de Supervisor de Pesquisas.

Utilize este artigo em conjunto com as nossas aulas teóricas, bem como com o nosso sistema de questões. Ainda, não deixe de conferir os outros artigos sugeridos ao longo deste resumo, para um maior aprofundamento de cada tema.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Portanto, adquira a Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ADQUIRA AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Sistema de Questões

Confira os concursos com editais em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.