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Resumo de Administração para o IBGE – parte 1 – ACM e ACS

Olá, estrategista! Tudo bem? Trazemos para vocês dicas para o concurso do IBGE com o nosso resumo de administração para o IBGE – parte 1. Com a proximidade da prova, buscamos trazer este resumo de administração para o IBGE – parte 1 para auxiliá-lo na matéria de Administração.

O edital do IBGE traz o seguinte programa para a nossa matéria:

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO/ SITUAÇÕES GERENCIAIS: 1 Aspectos gerais da administração. Organizações como sistemas abertos. 2 Funções administrativas. 2.1 Planejamento, organização, direção e controle. 3 Motivação, comunicação e liderança. 4 Processo decisório e resolução de problemas. 5 Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas. 6 Eficiência e funcionamento de grupos. O indivíduo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho. 7 Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação. 8 Avaliação de desempenho. 9 Compromisso com a qualidade nos serviços prestados.

Como se pode perceber, são temas de cobrança corriqueira em provas de Administração. O Passo Estratégico do Estratégia Concursos realizou uma análise estatística da matéria de Administração.

Confira o percentual de cobrança do Cebraspe em cada tópico do edital:

Resumo de Administração para o IBGE - estatística de cobrança de Administração
Estatística de cobrança de Administração para o IBGE

Confira também a nossa análise do edital do IBGE:

Para caminharmos juntos nesta reta final de preparação, traremos um resumo sobre os principais tópicos da matéria. Dada a extensão do tema, dividiremos a análise em dois artigos.

Seguiremos com o nosso resumo de administração para o IBGE abordando os temas do edital nos próximos tópicos, comentando algumas questões, para que possamos identificar a forma como o conteúdo é cobrado.

Resumo de Administração para o IBGE – Planejamento estratégico

Conforme nossa análise estatística do Passo Estratégico, trata-se do tópico mais cobrado em provas do Cebraspe. Já fizemos um resumo sobre as ferramentas mais cobradas de Planejamento Estratégico.

Relembrando, o Planejamento é vital para qualquer organização, pois é necessário que se saiba para onde se quer ir, e como chegar lá. Com isso, projetam-se cenários, buscando-se reduzir as incertezas, e identificar ferramentas que otimizem o caminho a ser percorrido.

Analisemos algumas questões:

CESPE – Ministério da Economia (2020)

“Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir.

Os objetivos são passos para se atingirem as metas, no planejamento estratégico de uma empresa.”

Questão errada. Os objetivos são mais genéricos, enquanto as metas são mais detalhadas. Assim, as metas são os desdobramentos dos objetivos. Para que se atinjam os objetivos, deve-se atingir as metas. Perceba que a banca inverteu a ordem.

CESPE – MPE-CE (2020)

“Por meio da análise SWOT, é possível analisar o ambiente externo à organização mediante a identificação de oportunidades e ameaças.”

Questão correta. Oportunidades e ameaças fazem parte da análise do ambiente externo à organização. Lembre-se de que a análise SWOT é dividida da seguinte forma:

  • Análise do ambiente interno: forças e fraquezas.
  • Análise do ambiente externo: oportunidades e ameaças.

CESPE – TCE-SC (2016)

“Utilizada como ferramenta de auxílio à gestão pública estratégica, a matriz GUT, considerando a gravidade, a urgência e a tendência do evento estudado, visa priorizar as ações do gestor de forma racional, o que possibilita, por exemplo, a análise de alocação de recursos nas ações consideradas mais importantes.”

Correta. A matriz GUT trabalha tratando problemas mediante a aplicação das variáveis gravidade, urgência e tendência, atribuindo uma pontuação a cada uma delas. Com isso, os gestores podem identificar os problemas que alcançaram maior pontuação e priorizá-los.

Resumo de Administração para o IBGE -Qualidade e excelência

Primeiramente, deixamos o nosso Guia Definitivo de Gestão da Qualidade para concursos, para fins de aprofundamento. Passemos à análise das questões.

CESPE – CODEVASF (2020)

“Com relação à gestão da qualidade, de processos e de projetos, julgue o item que se segue.

Uma das ferramentas úteis às etapas de avaliação inseridas na gestão de processos é o diagrama de causa e efeito, que consiste em uma técnica para priorização de problemas baseada na premissa de que 20% das causas geram 80% dos efeitos.”

Questão errada. O conceito trazido pela questão é o do Diagrama, ou Gráfico, de Pareto. O Diagrama de causa e efeito (ou de Ishikawa) consiste em analisar um problema (efeito), chegando-se às suas causas.

CESPE – EMAP (2018)

“Com relação à gestão da qualidade no contexto organizacional, julgue o item a seguir.

A implantação de um programa de inspeção ao final do processo produtivo é suficiente para que a organização alcance a qualidade total.”

Afirmativa errada. Perceba, a inspeção ao final do processo produtivo é premissa da Era da qualidade conhecida como “Era da Inspeção”.

Na Gestão da Qualidade Total, a mentalidade de qualidade deve ser fomentada em toda a organização, em todos os níveis organizacionais, em todo o processo de produção ou prestação de serviços, com engajamento de todos os colaboradores da organização.

CEBRASPE – SEDF (2017)

“Acerca de conceitos pertinentes a gestão da qualidade e da contribuição dos principais teóricos dessa área de conhecimento, julgue o item a seguir.

Cunhado por Juran e Gryna, o conceito segundo o qual qualidade é adequação ao uso é amplamente difundido e bem aceito entre os profissionais da gestão da qualidade.”

Dentre os mais variados conceitos de qualidade, um dos principais é o concebido por Juran, “adequação ao uso”, o que torna a assertiva correta.

Processo organizacional

Avançando com o nosso resumo de administração para o IBGE, trataremos neste tópico sobre o Processo Organizacional.

O processo organizacional engloba as funções de Planejamento, Organização, Direção e Controle. Todas as bancas exploram bastante este tema. Para uma exposição mais detalhada, acesse nosso resumo de processo administrativo para concursos.

CEBRASPE – EMAP (2018)

“Acerca do processo administrativo nas organizações, julgue o item a seguir.

Planejamento, organização, direção e controle são considerados funções básicas e interdependentes na administração das organizações modernas.”

Afirmativa correta. Segue breve resumo:

Planejamento: função em que a organização planeja suas metas e objetivos, analisa as condições futuras e escolhe um curso de ação.

Organização: função em que são alocados os recursos, divididas as tarefas e responsabilidades, e escolhidas a estrutura organizacional e a departamentalização.

Direção: função responsável por conduzir os trabalhos designando e orientando as pessoas. Aqui entram os trabalhos de liderança e motivação.

Controle: função em que são definidos os padrões de desempenho, desempenho este que é monitorado, avaliado e são adotadas medidas corretivas.

CEBRASPE – SLU-DF (2019)

“Acerca de funções da administração e de planejamento em organizações contemporâneas, julgue o próximo item.

No processo administrativo, a atribuição de autoridade e de responsabilidade é tipicamente absorvida pela função de direção.”

Questão errada. Atribuir autoridade e responsabilidade são atividades da função de ORGANIZAÇÃO. Na função de direção, os gestores deverão trabalhar direcionando os esforços dos subordinados para que os objetivos organizacionais sejam alcançados, utilizando sim de sua autoridade. Porém, esta autoridade já terá sido definida na função de organização.

Estrutura organizacional

Muito há que se falar neste tópico deste resumo de Administração para o IBGE. Por isso, recomendamos os nossos resumos de estruturas organizacionais para concursos e tipos de departamentalização para concursos.

Estruturas organizacionais e tipos de departamentalização são tópicos interligados, que devem ser estudados em conjunto. São desdobramentos da função de organização, vista no tópico anterior. Mesmo que o edital não cobre explicitamente, percebe-se, pela nossa análise estatística, que é um tema que não pode ser deixado de lado.

Analisemos algumas questões.

CEBRASPE – TCE-RO (2019)

“A abordagem indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras é denominada departamentalização por

  1. funções.
  2. produtos.
  3. clientela.
  4. processos.
  5. projetos.”

A alternativa correta é a letra A. A departamentalização funcional é a mais indicada para ambientes estáveis e que demandem a execução de tarefas rotineiras.

A departamentalização por produtos é feita em função dos diferentes tipos de produto de uma empresa. Seguindo, a departamentalização por clientes (ou por clientela) é realizada quando uma organização possui diferentes nichos de clientes.

Já a departamentalização por processos é utilizada quando se busca estruturar o trabalho da organização em função de seus processos. Por fim, na departamentalização por projetos, os departamentos são pensados e os recursos alocados em função de cada projeto da organização.

CEBRASPE – SLU-DF (2019)

“Na departamentalização por critério territorial, a estrutura organizacional se baseia nas funções executadas por cada unidade.”

Afirmativa errada, pois descreve a departamentalização funcional. Na departamentalização territorial (ou geográfica) a organização possui filiais em diferentes pontos do país ou do mundo, alocando recursos, esforços e produtos conforme a demanda da região.

Conclusão

Finalizamos a primeira parte do nosso resumo de administração para o IBGE. Não deixe de ler os artigos sugeridos nos tópicos, além do nosso material teórico, para aprofundamento dos temas. Recomendamos, também, a resolução de muitas questões da banca, para reforçar os conteúdos abordados.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

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