Artigo

Tipos de Departamentalização para concursos – Guia Definitivo

Olá, pessoal! Tudo bem? Continuando com os nossos resumos de Administração Geral e Pública para Concursos, hoje trataremos dos Tipos de Departamentalização para concursos. Trata-se de tema bastante cobrado, com razoável nível de detalhamento, e que deve ser estudado em conjunto com a temática das estruturas organizacionais (confira nosso resumo sobre estruturas organizacionais).

A departamentalização consiste em agrupar as atividades da organização, de forma lógica e racional, buscando sempre a maior eficiência possível, otimizando os recursos organizacionais. A departamentalização também é conhecida como “especialização horizontal”, com cada departamento possuindo profundo conhecimento das suas atividades.

Quanto maior for a organização, e quanto mais diferenciadas forem as suas atividades, maior deverá ser o nível de especialização, consequentemente, mais ampla será a departamentalização. Isso nos leva ao seguinte esquema:

  • dentro do departamento há homogeneidade de tarefas (especialização);
  • entre os departamentos há heterogeneidade de funções (diferenciação).

Assim, as tarefas dentro do departamento possuirão identidade entre si, o que justifica que estejam sob o “guarda-chuva” daquele departamento. Já entre os diferentes departamentos as funções são heterogêneas, diversas entre si, havendo diferenciação.

Prosseguindo, para que sejam escolhidos os corretos tipos de departamentalização, existem alguns princípios a serem aplicados, conforme Chiavenato.

Primeiramente, devemos pensar que uma atividade não pode ser executada e controlada pelo mesmo departamento. Se assim fosse, haveria conflito de interesses. Isso nos leva ao princípio da separação do controle.

Um outro princípio que deve ser observado é o princípio do maior uso. Este princípio preconiza que o departamento que faz maior uso da função deve ser o responsável por ela, de forma que terá mais condições de desenvolvê-la com eficiência e eficácia, por lidar com a função de forma frequente. Não o confunda com o princípio do maior interesse, que nos traz que o departamento que tem maior interesse por uma atividade deve executá-la, o que facilitará a especialização da referida atividade.

Por fim, o princípio da supressão da concorrência estabelece que se deve suprimir a concorrência entre departamentos na execução de uma função, o que significa que, se houver duplicidade de execução de funções, pode-se haver desperdício de recursos, bem como competição entre os departamentos, afetando a organização como um todo.

Passemos, agora, ao estudo dos principais tipos de departamentalização para concursos.

Definição de tipos de departamentalização
Definição de Tipos de Departamentalização

DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL OU POR FUNÇÕES

Trata-se do mais conhecido (e mais cobrado) dos tipos de departamentalização para concursos. É a mais utilizada dentre as formas de departamentalização, sendo o agrupamento feito sob uma lógica de identidade de funções e semelhança de tarefas, sempre pensando na especialização, agrupando conforme as diferentes funções organizacionais, tais como financeira, marketing, pessoal, dentre outras.

Tem por vantagens a especialização das pessoas na função, facilitando a cooperação técnica; economia de escala e produtividade, sendo indicada para ambientes estáveis.

Já como desvantagens podem ser citadas a falta de sinergia entre os diferentes departamentos e uma visão limitada do ambiente organizacional como um todo, com cada departamento estando focado apenas nos seus próprios objetivos e problemas.

POR CLIENTES OU CLIENTELA

Este tipo de departamentalização é feito em função dos diferentes tipos de clientes que a organização possui.

Assim, justifica-se quando há necessidades heterogêneas entre os diversos públicos da organização. Por exemplo, em uma loja de roupas: departamento masculino, departamento feminino, departamento infantil. Em bancos: clientes comuns e especiais.

Tem por vantagem facilitar a flexibilidade no atendimento às demandas específicas de cada nicho de clientes.

Por outro lado, tem por desvantagens a dificuldade de coordenação com os objetivos globais da organização e multiplicação de funções semelhantes nos diferentes departamentos, prejudicando a eficiência, além de poder gerar uma disputa entre as chefias de cada departamento diferente, por cada uma querer maiores benefícios ao seu tipo de cliente.

POR PROCESSOS

Consiste em agregar as atividades da organização nos processos mais importantes para a empresa. Nesse sentido, busca ganhar eficiência e agilidade na produção de produtos/serviços, evitando o desperdício de recursos na produção organizacional.

A departamentalização por processos é bastante utilizada em linhas de produção. Vale lembrar que, caso seja do seu interesse, temos um Artigo sobre Gestão de Processos.

Facilita o emprego de tecnologia, das máquinas e equipamentos, do conhecimento e da mão-de-obra. Outra vantagem deste tipo de departamentalização é possibilitar um melhor arranjo físico e disposição racional dos recursos, aumentando a eficiência e ganhos em produtividade.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS

Neste tipo de departamentalização, a organização se estrutura em torno de seus diferentes tipos de produtos ou serviços.

Justifica-se quando a organização tem uma gama bastante variada de produtos que utilizem tecnologias bastante diversas entre si, ou mesmo que tenham especificidades na forma de escoamento da produção ou na prestação de cada serviço.

Tem por vantagem facilitar a coordenação entre os departamentos envolvidos em um determinado nicho de produto ou serviço, possibilitando maior inovação na produção. Já como desvantagem pode-se citar a “pulverização” de especialistas ao longo da organização, dificultando a coordenação entre eles.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Também conhecida como departamentalização territorial, trata-se de critério de departamentalização em que a empresa se estabelece em diferentes pontos do país ou do mundo, alocando recursos, esforços e produtos conforme a demanda da região.

Nesse contexto, pense em uma Multinacional. Imagine que há uma filial em Israel e outra no Brasil. Obviamente, os interesses, hábitos e costumes de cada povo justificarão que cada filial tenha suas especificidades, exatamente para atender a cada povo.

Da mesma forma, perceba que, dentro de cada filial nacional, poderão existir subdivisões, para atender às diferentes regiões de cada país, com seus costumes e desejos.

Como cada filial estará estabelecida em uma determinada região geográfica e as filiais estarão focadas em atender ao público dessa região. Portanto, provavelmente haverá dificuldade em conciliar os interesses de cada filial geográfica com os objetivos gerais da empresa.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS

Na departamentalização por projetos, os departamentos são criados e os recursos alocados em cada projeto da organização. Exemplo básico é o de uma construtora, que pode dividir sua organização em torno das construções “A”, “B” e “C”.

Neste tipo de departamentalização, cada projeto tende a ter grande autonomia, o que viabiliza a melhor consecução dos objetivos de cada projeto.

É de grande flexibilidade, facilita a execução do projeto e proporciona melhores resultados.

Como desvantagem, temos que as equipes perdem a visão da empresa como um todo, focando apenas no seu projeto, duplicação de estruturas (sugando mais recursos), e insegurança nos empregados sobre sua continuidade ou não na empresa quando o projeto no qual estão alocados se findar.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL

Primeiramente, cabe ressaltar que não há consenso na literatura se a departamentalização matricial de fato é um critério de departamentalização, ou um tipo de estrutura organizacional. Optamos por tratar na primeira classificação. Trata-se de um dos mais cobrados tipos de departamentalização para concursos.

A departamentalização matricial também é chamada de organização em grade (perceba nesta prova da ANS, questão 41), e é uma mistura da departamentalização funcional (mais verticalizada), com uma outra mais horizontalizada, que geralmente é a por projetos.

Nesse sentido, o PMBOK conceitua estrutura matricial: “Qualquer estrutura organizacional na qual o gerente de projetos divide as responsabilidades com os gerentes funcionais para atribuição de prioridades e orientação do trabalho das pessoas alocadas no projeto.” (PMBOK, p. 717)

Nesse contexto, há sempre autoridade dupla ou dual, por responder ao comando da linha funcional e ao gerente da horizontal. Assim, há a matricial forte, a fraca e a equilibrada ou balanceada:

  • Forte – aqui, o responsável pelo projeto tem mais autoridade;
  • Fraca – aqui, o gerente funcional tem mais autoridade;
  • Equilibrada ou Balanceada – predomina o equilíbrio entre os gerentes de projeto e funcional.

Por fim, tem como desvantagens o fato de as filiais, ou seja, os projetos, possuírem grande autonomia para realizar seu trabalho, dificultando o processo administrativo geral da empresa. Além disso, a dupla subordinação a que os empregados são submetidos pode gerar ambiguidade de decisões e dificuldade de coordenação.

CONCLUSÃO

Neste resumo, pudemos conhecer os mais cobrados tipos de departamentalização para concursos. Dê especial atenção à departamentalização funcional e à matricial.

Nunca é demais lembrar que este resumo deve ser utilizado em conjunto com as aulas em PDF e a resolução de muitas questões sobre o tema, para um maior aprofundamento do estudo.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

Referências:

Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

PMI – Project management Institut. Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Sexta Edição. Project Management Institute, 2013

Assinatura Anual Ilimitada

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.