Artigo

Concursos Fiscais passo a passo – Guia de Estudos para iniciantes

Entramos em mais uma temporada de concursos fiscais. Já falamos sobre o recente edital do concurso para auditor fiscal do ISMC-SC 2018, com edital publicado no Diário Oficial do Estado no dia 03 de setembro. Serão abertas 90 vagas para o cargo de Auditor Fiscal com remunerações iniciais de até R$ 22 mil. Fiz um artigo de dicas específicas para este edital aqui.

Vale dizer que as inscrições já foram encerradas, mas os candidatos têm até o dia 10 de outubro para confirmar sua inscrição no site da banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC). Esta é uma grande oportunidade para quem busca seletivas nas áreas fiscais, mas não é a única. Após as eleições outros editais estão previstos, e falaremos mais sobre isso aqui no blog.

E como muitos buscam ampliar seus estudos, decidi publicar um passo a passo simplificado para concursos fiscais. Vamos lá?

1) Estude o edital

Estude profundamente o edital de concursos fiscais que deseja prestar – não apenas as disciplinas, mas as regras gerais, prazos e tudo mais. Nos assuntos exigidos em edital sempre há desdobramentos e temas periféricos a serem estudados. É preciso destrinchar o edital com precisão. Estude ainda as regras de pontuação da banca, pois fazer escolhas durante a prova podem lhe garantir pontos mesmo quando você não tem certeza das respostas.

concursos fiscais

Um erro comum dos concurseiros é não estudar o edital. Mesmo que ainda não tenha saído o edital, o que é uma vantagem, vá atrás dos editais antigos das entidades que mais lhe despertam interesse.

2) Saiba se isso é realmente para você

Não preste um concurso pela empolgação ou pelo salário. Nem sempre este cargo o fará levantar de manhã empolgado para trabalhar – e isso pode ocorrer em qualquer área. Seja honesto com você mesmo!

3) Invista para passar em concursos fiscais

O primeiro recurso que você deve investir é o tempo. Ele é mais importante que condições financeiras e até que esforço. Faça uma gestão assertiva de tempo e utilize horas úteis ao seu favor. Horas úteis não é o mesmo que horas livres. Coloque o estudo como uma prioridade. A gestão do tempo é algo que terá que fazer também durante a prova.

Outro investimento importante refere-se ao processo. Cada pessoa aprende de um modo único, mas algumas ferramentas fazem toda a diferença. Como é o caso do Coaching para concursos públicos, que aumentam as suas chances em pelo menos 80% – veja mais solicitando um atendimento por e-mail.

4) Crie uma rotina de estudo estratégica e eficiente

Crie um cronograma com as disciplinas comuns e específicas, atentando às assuntos fiscais em seus estudos, sem negligenciar nenhuma disciplina. Crie um plano de estudos e utilize uma metodologia que abranja o exigido pela banca – questões discursivas, redação, questões de múltipla escolha, etc.

5) Reveja provas antigas

As provas antigas poderá dar a você um bom panorama do que é exigido em concursos fiscais. Questões de direito e contabilidade possuem um peso bem grande nas provas, mas as outras disciplinas também devem ser estudadas.

6) Pratique!

Tenha um processo de estudo dinâmico, com práticas diárias de revisão, exercícios e simulados, pois isso fará toda a diferença nos seus resultados. Busque técnicas que promovam o aprendizado e a memorização – valamos sobre este assunto neste artigo. Veja mais sobre simulados gratuitos para o concurso ICMS-SC 2018 nesta matéria.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre concursos fiscais? Deixe um comentário com as suas dúvidas e compartilhe esta matéria em suas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite Rodrigo...não sei no site mas eu tenho um no meu email, se não me engano. Me envia um email para me lembrar de procurar e te retorno: [email protected]
    Thiago Cabral em 20/11/18 às 21:39
  • Há pouco tempo eu recebi por e-mail um comparativo das matérias comuns da área fiscal, só que eu apaguei o e-mail. Em qual parte do site eu consigo achar. Grato.
    Rodrigo em 04/11/18 às 08:52
  • Falae José… Acho q editais recentes da FCC ou do CESPE são os mais indicados. Sobre o material, não sei se já estão 100% mas estavam sendo atualizados sim. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 17/10/18 às 09:04
  • professor Thiago, como já foi divulgado a ESAF não fará mais o concurso da RFB, podendo ser FCC, GV ou Cespe. então eu pergunto qual edital seguir para os concursos da RFB? O material do estratégia já está atualizado?
    jose roberto em 15/10/18 às 11:00