Concursos Fiscais passo a passo – Guia de Estudos para iniciantes
Área Fiscal

Concursos Fiscais passo a passo – Guia de Estudos para iniciantes

Entramos em mais uma temporada de concursos fiscais. Já falamos sobre o recente edital do concurso para auditor fiscal do ISMC-SC 2018, com edital publicado no Diário Oficial do Estado no dia 03 de setembro. Serão abertas 90 vagas para o cargo de Auditor Fiscal com remunerações iniciais de até R$ 22 mil. Fiz um artigo de dicas específicas para este edital aqui.

Vale dizer que as inscrições já foram encerradas, mas os candidatos têm até o dia 10 de outubro para confirmar sua inscrição no site da banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC). Esta é uma grande oportunidade para quem busca seletivas nas áreas fiscais, mas não é a única. Após as eleições outros editais estão previstos, e falaremos mais sobre isso aqui no blog.

E como muitos buscam ampliar seus estudos, decidi publicar um passo a passo simplificado para concursos fiscais. Vamos lá?

1) Estude o edital

Estude profundamente o edital de concursos fiscais que deseja prestar – não apenas as disciplinas, mas as regras gerais, prazos e tudo mais. Nos assuntos exigidos em edital sempre há desdobramentos e temas periféricos a serem estudados. É preciso destrinchar o edital com precisão. Estude ainda as regras de pontuação da banca, pois fazer escolhas durante a prova podem lhe garantir pontos mesmo quando você não tem certeza das respostas.

concursos fiscais

Um erro comum dos concurseiros é não estudar o edital. Mesmo que ainda não tenha saído o edital, o que é uma vantagem, vá atrás dos editais antigos das entidades que mais lhe despertam interesse.

2) Saiba se isso é realmente para você

Não preste um concurso pela empolgação ou pelo salário. Nem sempre este cargo o fará levantar de manhã empolgado para trabalhar – e isso pode ocorrer em qualquer área. Seja honesto com você mesmo!

3) Invista para passar em concursos fiscais

O primeiro recurso que você deve investir é o tempo. Ele é mais importante que condições financeiras e até que esforço. Faça uma gestão assertiva de tempo e utilize horas úteis ao seu favor. Horas úteis não é o mesmo que horas livres. Coloque o estudo como uma prioridade. A gestão do tempo é algo que terá que fazer também durante a prova.

Outro investimento importante refere-se ao processo. Cada pessoa aprende de um modo único, mas algumas ferramentas fazem toda a diferença. Como é o caso do Coaching para concursos públicos, que aumentam as suas chances em pelo menos 80% – veja mais solicitando um atendimento por e-mail.

4) Crie uma rotina de estudo estratégica e eficiente

Crie um cronograma com as disciplinas comuns e específicas, atentando às assuntos fiscais em seus estudos, sem negligenciar nenhuma disciplina. Crie um plano de estudos e utilize uma metodologia que abranja o exigido pela banca – questões discursivas, redação, questões de múltipla escolha, etc.

5) Reveja provas antigas

As provas antigas poderá dar a você um bom panorama do que é exigido em concursos fiscais. Questões de direito e contabilidade possuem um peso bem grande nas provas, mas as outras disciplinas também devem ser estudadas.

6) Pratique!

Tenha um processo de estudo dinâmico, com práticas diárias de revisão, exercícios e simulados, pois isso fará toda a diferença nos seus resultados. Busque técnicas que promovam o aprendizado e a memorização – valamos sobre este assunto neste artigo. Veja mais sobre simulados gratuitos para o concurso ICMS-SC 2018 nesta matéria.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre concursos fiscais? Deixe um comentário com as suas dúvidas e compartilhe esta matéria em suas redes sociais!

Posts Relacionados

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados