Artigo

Memorização – Como turbinar a sua memória – Concursos Públicos

Não tem como falar sobre sucesso e aprovação em concursos públicos sem considerar as diferentes técnicas de memorização. Todo o processo de estudo com grandes quantidades de conteúdo, como é o caso dos concursos, requer mais do que apenas “truques de salão” na hora de revisar e memorizar. É também um dos temas mais procurados entre os meus alunos e coachees. A ciência, em diversas áreas do conhecimento, tem avançado na descoberta dos processos de memorização e práticas para turbiná-la.

Prova de que estudar horas a fio apenas não funciona é o fato de que muitos concurseiros reclamam de não se lembrarem do que estudaram – quantidade de horas não significa qualidade de estudo. E para ter qualidade, é preciso adquirir hábitos que motivem a memorização em alta performance.

Aprenda corretamente

Não tem como ter êxito nas respostas das provas se você, antes de revisar e aplicar técnicas de memorização, não tiver aprendido o conteúdo de forma correta. Não há uma receita do modo mais adequado de se aprender. O processo de ensino-aprendizagem é algo muito individual. Logo, a minha primeira dica para turbinar a sua memorização e fazer uma autoanálise sobre como você aprende, quais os gatilhos que o fazem adquirir e absorver um conhecimento ou informação, quais as evidências de que de fato aprendeu.

memorização

Então, na sua rotina de estudos, a primeira etapa é aprender um assunto. Divida as disciplinas e conteúdos em etapas pequenas e diárias – uma dica é utilizar o ciclo de estudos, do qual já falei aqui no blog – veja a matéria na íntegra. Dê-se tempo para aprender sobre um tema específico. Teste esta aprendizagem: busque outras fontes e autores que falam sobre o assunto; realize exercícios e confira em editais anteriores se saiu algo sobre o tema. Depois de aprender bem sobre o assunto o seu trabalho será memorizar.

Foco no contexto real

O cérebro humano funciona por associação, não apenas de assuntos, como veremos mais adiante, mais das condições gerais em que aprendemos sobre determinada coisa. É muito simples: se você aprende sobre um assunto e o testa (como em um exercício ou simulado, em um contexto bem parecido com o da prova), e se o faz numa rotina, quando ocorrer a prova de fato, o cérebro entenderá que deve agir da mesma forma. Se aprendeu um assunto e usou um simulado, que possui as mesmas condições de uma prova real, o processo de memorização será também ativado. Por isso é tão importante usar simulados.

Memorização é questão de prática

Não pense que o processo de memorização está limitado a uma etapa de seus estudos. A memória está funcionando a todo o momento. É claro que quando utilizamos técnicas de memorização – e já mencionamos várias neste artigo (como a autoexplicação, a curva do esquecimento, flashcards, mapas mentais, etc.) – nós incentivamos o processo de memorização. Mas ao longo do dia é possível ter insights e motivar a memória com hábitos bem simples, como fazer anotações, ampliar o exercício da leitura, buscar outras fontes de atualização da realidade e de assuntos que caem em editais, acordar cedo, meditar, etc.

Além disso, quando a questão é técnicas de memorização, como mencionamos, é preciso que seja uma etapa constante de sua rotina de estudos, e não algo que você pratica apenas de vez em quando. Por meio da revisão, por exemplo, que considero a forma mais simples de memorização, é possível reforçar os assuntos todos os dias e por períodos maiores.

Faça associações

Como já vimos, o cérebro faz associações. E o processo de memória funciona desta forma – veja mais sobre isso nesta matéria. Estude por blocos de assuntos similares e busque as relações entre si. Dividir um tema em partes menores fará com que você possa aprender com mais profundidade, de forma mais organizada e sem negligenciar os desdobramentos das disciplinas. Uma dica interessante é usar mapas mentais quando você não consegue compreender como um assunto pode desencadear outros.

Revise, revise e revise!

E chegamos novamente na revisão: nunca se canse de revisar! A revisão é uma das etapas de estudo para concursos públicos mais importantes. Revise no finar de cada aprendizado, a cada dia, a cada semana, em quinze dias e antes das seletivas. Mantenha sempre a memória fresca em tudo o que aprender. No vídeo abaixo ensino como fazer revisões eficientes:

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obg pelos elogios Charles.... Se não conhece, fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 17/10/18 às 09:06
  • Obg pelos elogios Gustavo.... Se não conhece, fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 17/10/18 às 09:05
  • Realmente não há segredo, não adianta buscar dicas mágicas. Tudo que encontramos é o que todos sabem, o modo de aprender é individualizado. Persistência é a palavra chave !
    Charles em 11/10/18 às 11:50
  • muito bom, obrigado pelas dicas
    M.Gustavo em 11/10/18 às 10:58