Ciclo de Estudos para Iniciantes – Passo a passo simplificado
Área Fiscal

Ciclo de Estudos para Iniciantes – Passo a passo simplificado

O ciclo de estudos é uma ferramenta muito eficiente para quem quer atingir o objetivo de passar em um concurso público. Ele pode ser utilizado para outras demandas educacionais que requerem o estudo e aprendizado de uma grande quantidade de conteúdo.

O mais interessante e vantajoso sobre o ciclo de estudos é que ele é bastante personalizável e você pode criar ciclos com horários determinados para cada disciplina, demandando mais tempo para as disciplinas mais complicadas, na sua opinião, e menor tempo para os seus pontos fortes, percorrendo todas os assuntos exigidos em edital.

O que é um ciclo de estudos?

Um ciclo de estudo é um método de aprendizagem e gestão do tempo, para que o estudante tenha mais condições de aprender e memorizar todas as disciplinas por etapas. Já falei sobre como criar um ciclo de estudos nesta matéria – veja na íntegra. Neste artigo, você verá como criá-lo caso você seja um iniciante em concursos públicos.

ciclo de estudos

Trata-se de criar um planejamento de estudo por um período determinado – que será o seu ciclo de estudo. Pode ser de uma semana ou 15 dias, por exemplo. Quem determina o período é você. O importante é abranger todas as disciplinas a serem estudas – você determina o que irá estudar em cada disciplina e não deixa nenhuma de fora da sua programação.

Veja aqui mais dicas para concurseiros iniciantes.

Como preparar o seu ciclo de estudos?

  • O primeiro passo é definir como será o seu período do ciclo de estudo. Vamos supor que escolha um ciclo de uma semana – 7 dias.
  • Para este 7 dias, defina os assuntos que serão estudados em cada disciplina. Deve ser bem específico e bastante realista para o tempo que tem disponível.
  • Você não precisa definir os horários – e esta é a maior vantagem do ciclo de estudo. O que é preciso é definir o que será estudado em cada matéria e o tempo destinado a cada uma delas. Você pode determinar um tempo maior para as matérias mais difíceis e menor para as matérias mais fáceis, sem jamais pular conteúdos.
  • Em cada dia da semana, determine uma matéria específica, sem horários determinados. Como você tem outros compromissos em sua vida durante a semana, é preciso se comprometer em estudar o conteúdo proposto no dia, conforme a sua disposição. Mas se por acaso não for possível, basta determinar outro horário no mesmo período. É preciso cumprir as disciplinas no período determinado, mas você tem mais flexibilidade para escolher como cumprir. Não há desculpas para a falta de tempo.
  • Para ajudar, crie uma tabela ou planilha para o seu ciclo de estudo. Isso facilitará muito na gestão do seu tempo e de seus estudos.

Veja aqui outras dicas de como criar uma rotina eficaz de estudos.

O ciclo de estudos é realmente válido para você?

Nem sempre uma determinada técnica de estudos vale para todos os estudantes. Isso é bastante normal. Há muitas formas de estudar e cada pessoa aprende à sua maneira. Por mais que eu defenda o ciclo de estudos como uma das estratégias mais eficientes de preparação para Concursos Público, sei que talvez não seja ideal para todas as pessoas.

Há muitos outros métodos de organização e planejamento de estudos. No vídeo abaixo faço uma comparação entre o Ciclo de Estudos e o Quadro de Horários, que é um método mais simples. Veja:

Veja também: Técnica da Revisão Comprimida – O que é? Como fazer?

Gostou das dicas de como criar um ciclo de estudos para iniciantes? Deixe um comentário! 

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados