Concurseiro Iniciante: Primeiros passos e Dicas
Thiago Cabral

Concurseiro Iniciante: Primeiros passos e Dicas

É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é muito difícil. Que essa jornada é árdua e cansativa e que muitos desistem no final. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Parece um caminho bem difícil. Pode até ser, PARA QUEM NÃO SABE COMO E POR ONDE COMEÇAR!

O objetivo desse artigo é te mostrar “Estratégias” e dicas certeiras para você aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes.

Então fique comigo até o final que vou te mostrar passo a passo como começar do zero seus estudos de forma eficiente e aumentar as sua aprovação no concurso público dos seus sonhos!

Essas são 6 DICAS PODEROSAS para quem deseja começar com o pé direito no mundo dos concursos públicos:

  • Pesquisar
  • Ambiente
  • Organização
  • Personalização
  • Como Estudar
  • Motivação

Dica #1.  Pesquisar sobre o concurso

O CONCURSEIRO INTELIGENTE NÃO É AQUELE QUE PASSA ATÉ 10 HORAS POR DIA ESTUDANDO, MAS SIM AQUELE QUE É ESTRATÉGICO. E para ampliar sua visão dos concursos públicos e saber qual área ideal para estudar, é preciso pesquisar sobre o concurso que você quer, pois isso vai mudar sua vida de uma vez por todas.

Decidiu qual concurso focar ou pelo menos a área (Fiscal, Policiais, Tribunais, entre outros)?

Agora você vai pesquisar sobre o concurso. Editais anteriores, provas e grupos no Facebook.  Conversar com alguém que já passou também é muito importante.

É MUITO IMPORTANTE FOCAR EM UM CONCURSO OU, PELO MENOS, EM UMA ÁREA ESPECÍFICA. Vai ficar mais fácil para pesquisar, estudar e, acima de tudo, conquistar sua aprovação.

A etapa pesquisar consiste, resumidamente, então em:

  • Escolher o Concurso;
  • Pesquisar edital e provas anteriores;
  • Procurar grupos Facebook e, se possível, conversar com quem já foi aprovado;
  • Ler o edital;
  • Analisar a banca examinadora do seu concurso.

 “Pra quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

Dica #2. Prepare seu Ambiente

Já se imaginou estudando no meio de uma bagunça, perdendo tempo procurando anotações por não saber onde está?

Ou pior ainda: estudar na frente da televisão ou com o Facebook aberto?

Além de não te ajudar em nada, PREJUDICA SUA CONCENTRAÇÃO E MEMORIZAÇÃO.

PREPARAR O SEU AMBIENTE DE ESTUDOS É MUITO IMPORTANTE PARA A SUA CONCENTRAÇÃO. Isso vai preparar sua mente e também trazer um ar mais profissional, aumentando, assim, o seu foco e a sua concentração.

Converse com a sua família, explique que você vai começar a estudar para concursos públicos e que assim que acabar seus estudos diários, você vai ter o maior prazer de aproveitar seu horário livre com eles.

Há várias histórias de sucesso de mães e pais com filhos pequenos que foram aprovados em concursos públicos superconcorridos.

  • Evite sujeira no seu local de estudos;
  • Deixe o mais “clean” possível, somente com o necessário;
  • Evite os “ladrões” de concentração, Facebook, Whatsapp, enfim, redes sociais, televisão etc;
  • Converse com as pessoas mais próximas para que elas possam te ajudar nesse processo.

Dica #3.  Concurseiro iniciante? Potencialize seus estudos com a Organização

Poderia escrever vários artigos sobre a importância da organização. Sim, ela é essencial. O que os aprovados nos melhores e mais concorridos concursos públicos tem em comum é a organização. Você não precisa ter um guarda-roupa todo arrumadinho, com gavetas impecáveis. Mas seus estudos precisam ser organizados! Eu falei no meu artigo anterior que vemos a rotina como algo ruim, pejorativo (“cair na rotina”). Mas nos estudos isso é benéifico, diria até mesmo imprescindível!!!

  • Escolha um lugar de fácil acesso para organizar seus livros e apostilas;
  • Tenhas pastas ou até mesmo envelopes para organizar seus resumos ou anotações;
  • Tenha sempre uma agenda. Hoje em dia você pode encontrar vários aplicativos que podem te ajudar na organização de seus estudos;
  • Organize pastas no seu computador para cada matéria, provas gabaritos, aulas em PDF, entre outros.

Benefícios da organização:

  • Aumenta o foco e disciplina;
  • Deixa o estudo muito mais confortável;
  • Facilita na criação de hábitos saudáveis para seu dia a dia;
  • Domínio do edital e do seu conhecimento.

Dica #4. Personalize seus estudos

Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos.” Albert Einstein

ESSA DICA VAI SER SEU DIFERENCIAL. Muitos concurseiros demoram anos para aprender.

Personalizar é a melhor forma de aprender mais rápido a matéria cobrada no edital do seu concurso. Muitos cursos presenciais, ou online, e apostilas, atribuem o mesmo peso e importância igual para todos os itens do edital e para todo mundo.

Mas existem pessoas que são muito boas em exatas, porém na parte de Português e noções de Direito, possuem muitas dificuldades. Outras são muito boas em Português, porém, nem tanto em exatas. E por aí vai…

As pessoas são diferentes e possuem experiências diferentes. Cada matéria é estudada de um maneira.

Se você personalizar seus estudos desde o começo com o coaching do ESTRATÉGIA Concursos, você vai estar na frente de muitas pessoas que não tiveram essa sacada ou que não quiserem/puderam investiram na sua preparação. INVISTA NA SUA PREPARAÇÃO, BUSQUE UM DIFERENCIAL EM RELAÇÃO AOS SEUS CONCORRENTES, afinal, hoje os concursos são escassos com pouquíssimas vagas!!!

Como personalizar os estudos:

  • Liste os conteúdos programáticos do seu edital;
  • Analise cada conteúdo, veja seu nível de conhecimento, identifique as áreas que você mais tem conhecimento e principalmente as que você não tem conhecimento algum. Se não souber ou não tiver tempo para fazer isso, “PERGUNTE-ME COMO”….rs….;
  • Através das provas anteriores você vai perceber quais itens são mais cobrados;
  • Agora você já sabe suas dificuldades e o que mais a banca examinadora cobra. Personalize seus estudos, dando uma atenção maior para os assuntos que são mais cobrados e você tem mais dificuldade. Isso é ser inteligente, estratégico, ou seja, estar estudando para ser aprovado no concurso público dos seus sonhos.

Achou difícil? Não se preocupe, o ESTRATÉGIA Concursos faz todo esse processo para você, com um PLANEJAMENTO TOTALMENTE INDIVIDUALIZADO e com ACOMPANHAMENTO de profissionais APROVADOS nos concursos públicos mais concorridos do Brasil. Agende já sua entrevista gratuita comigo sem compromisso e conheça a nossa metodologia.

“Se você quer o que nunca teve, é preciso fazer algo que você nunca fez.”

Dicas #5.  Como Estudar com Eficiência para Concursos Públicos

Vamos direto ao ponto. Para estudar com eficiência é preciso um plano. Você que está começando precisa montar um.

O PLANO DE ESTUDOS É FUNDAMENTALdesde que seja simples, fácil de entenderpersonalizado com sua rotina. Ele vai ser seu mapa para aprovação e responsável pelo seu crescimento contínuo.

Outra ferramenta para deixar seu caminho mais curto até sua conquista é um plano de revisão, paralelo com seu plano de estudos.

Também já falei em um vídeo gravado para o meu canal do Youtube sobre os ciclos de revisão periódica, curva de esquecimento.

Inscreva-se AQUI e fique por dentro de dicas valiosas de preparação para concursos públicos.

plano de revisão vai te ajudar:

  • A memorizar o conteúdo estudado até o dia da prova;
  • A ter contato todos os dias com as matérias estudadas, levando-as para a memória de longo prazo;
  • A evitar a correria, da revisão na última hora, muito próximo do dia da sua prova.

Você já sabe qual concurso fazer, organizou-se, montou seu plano de estudos e agora?

Como começar de fato?

 Aqui vão alguns itens muito importantes para começar com triunfo:

  • Procure materiais de qualidade para estudar. Hoje na internet você encontra muito conteúdo gratuito, mas a maioria é de qualidade mediana a ruim. Você tem que pesquisar muito bem qual material gratuito vai usar nos seus estudos, pois isso pode te tomar um tempo precioso. Por isso, conversar com quem já passou por esta experiência pode ser muito valioso para os seus estudos;
  • Apostila de Banca, NÃO CAIA NESSA FURADA. Tem sim alguns concurseiros que passaram estudando por apostila de banca mas são pouquíssimas histórias de sucesso. Não corra esse risco. A qualidade dessas apostilas em geral é baixa, com muitos textos e explicações redundantes e até mesmo confusas;
  • Estudar para concursos públicos NÃO É SOMENTE LER e depois fazer meia dúzia de questões;
  • Estudar para concurso é diferente de como se estuda na escola ou na faculdade. O estudo é personalizado e você tem que praticar. Para estudar com eficiência use a regra 1 para 1, a cada uma hora de teoria, 1 hora de prática (ou até mais);
  • RESPONDA VÁRIAS QUESTÕES DAS PROVAS ANTERIORES DA MESMA BANCA que vai realizar seu concurso. Você pode fazer uma “engenharia reversa” com as questões. Ou seja, antes de estudar um determinado assunto, comece pelas questões e estude como se você fosse à banca do seu concurso.
  • NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR? Comece por Português, é a matéria mais requisitada nos concursos, é a base para uma boa interpretação, no qual engloba todas as outras matérias;
  • Sempre procure uma forma mais fácil de estudar uma determinada matéria ou assunto. Todos nós temos a mania de dificultar as coisas mas para um concurseiro iniciante é muito importante facilitar o seu conhecimento. No meu canal do Youtube estou constantemente gravando vídeos com dicas que irão facilitar seu aprendizado;
  • Seja corajoso(a) para estudar o que você não gosta ou o que você nunca estudou antes. ESSAS MATÉRIAS VÃO CAIR NA SUA PROVA TAMBÉM.

Dicas #6. MOTIVAÇÃO

É bem comum, no começo, dos estudos, aquele pique. Mas com o passar dos dias essa empolgação diminui até o ponto que você nem sabe mais o porquê está estudando. Muitos nesse momento acabam desistindo ou fazem a prova apenas por fazer.

A motivação é necessária para quase tudo nessa vida. É claro que para concursos públicos não é diferente. É aí que vem a motivação para sempre te lembrar os seus reais motivos e te dar o combustível necessário para chegar ao final: a sua aprovação no concurso público dos seus sonhos!

Vão existir momentos em que até as pessoas mais próximas de você vão falar e fazer coisas que vão te desmotivar. Vão opinar na sua vida, nos seus estudos. Muitos vão te chamar de louco ou falar coisas do tipo:

  • Concurso público é fraude!
  • É carta marcada.
  • Isso não é para qualquer um…
  • Porque você fica perdendo tempo, vai trabalhar que você ganha muito mais.

Sim, ISSO É BEM COMUM, todo concurseiro aprovado já passou por isso. Porém, esses mesmos que criticam são os primeiros a dizer “eu sabia que você ia conseguir”, com um singelo sorriso amarelo.

Então se motive diariamente para seguir firme e forte em busca do seu sonho.

Aqui vão umas dicas:

  • As queridinhas frases motivacionais que você encontra muito fácil na internet. São muito boas para te lembrar dos seus propósitos;
  • Ler depoimentos de aprovados;
  • E mais uma vez, a voz da experiência, converse com aprovados;
  • Se possível, escreva qual é o seu motivo. Anote os porquês que você deseja ser aprovado no concurso que você escolheu. Quando você sabe seus motivos é mais fácil seguir focado e realizar com qualidade seus estudos. O que torna tudo mais prazeroso;
  • Sabendo o que realmente te impulsiona, é mais fácil vencer a procrastinação criada por você mesmo por causa da confusão sobre a sua própria vontade;
  • Então aqui vai uma dica de muitos concurseiros de sucesso: antes de estudar, imagine você exercendo aquela função, sinta a emoção de ser aprovado (a), a sensação em ver as pessoas que você tanto ama orgulhosas de você.

Espero que essas 6 dicas tenham sito úteis para você começar ou continuar a sua jornada pelo mundo dos concursos públicos.

Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?

Então faça um favor para ela e compartilhe esse artigo. Você pode compartilhá-lo no FacebookInstagram  ou até mesmo copiar o link desse artigo e enviar para quem precisa.

E para finalizar, gostaria de saber a sua opinião. Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica de estudo que você deseja compartilhar.

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados