como montar ciclo de estudos para concurso publico
Thiago Cabral

Como montar Ciclo de Estudos para Concurso Público

Olá,

Tudo bem?

Uma das estratégias mais certeiras para quem quer se preparar para prestar um concurso público administrando melhor o seu tempo é o ciclo de estudos para concurso publico – uma alternativa que abrange todas as disciplinas por etapa. É uma técnica recente e que tem apresentado ótimos resultados entre muitos aprovados. 

Tenho recebido de alguns alunos novos do programa de Coaching perguntas sobre “qual seria a melhor forma de estudo: por meio dos ciclo de estudos para concurso publico ou do quadro de horários fixos?”. E como esta era uma dúvida muito comum, recentemente gravei um vídeo sobre o tema no meu canal do Youtube (não deixe de assistir. O vídeo é bem curto mas com bastante informação interessante):

O que é o ciclo de estudos?

A fórmula do ciclo de estudos é bem simples: você estipula um período do ciclo – que pode ser uma semana, um mês, 15 dias, etc.; neste período, você estuda apenas parte de cada uma das disciplinas programadas do edital; o ciclo termina quando você conseguiu estudar cada uma das partes estipuladas dentro deste período e cria-se um novo ciclo seguinte, com novos desafios para cada matéria. A ideia é que você não caia em um dos principais erros dos candidatos a concursos: deixar matérias de lado por falta de tempo.

Como funciona esta técnica?

Você não precisa definir horários: se não conseguiu estudar uma parte definida do Direito Constitucional em um dia, ainda pode recuperar este conteúdo dentro do mesmo ciclo de estudos. O que você precisa é definir todas as matérias a serem estudadas, as partes de cada uma delas que deseja estudar, um tempo de estudo para cada parte e o prazo inicial e final do ciclo. Para organizar melhor o seu ciclo de estudo, você pode criar uma planilha ou tabela com todo o conteúdo e tempo definidos.

Obs.: Se tiver dificuldades em montar o seu próprio ciclo, me mande um email ou deixe uma mensagem.

Você verá que com o tempo conseguirá fazer cada vez mais em um mesmo período, ou seja, em um mesmo ciclo de estudos conseguirá estudar mais assuntos de todas as disciplinas. Desta forma, no começo, para que você se acostume, vale a pena separar partes de matérias e tópicos menores, sem deixar nenhuma disciplina de lado.

O ciclo de estudos é ainda um instrumento de medida do seu rendimento, um indicativo importante, que mostrará se você precisa de mais tempo para determinadas matérias do que para outras em um mesmo ciclo – sendo assim, poderá ajustar o tempo de modo mais coerente no ciclo seguinte.

Há ainda outra facilidade do ciclo de estudo: se, por exemplo, em Língua Portuguesa você tem um assunto para estudar que leva 6 horas e se o período do seu ciclo de estudo é de 1 semana, e tem 3 horas cada manhã para estudar, em dois dias você fecha esta demanda.

Ou se você estiver estudando Código Civil com tempo estimado de 2 horas, mas precisou sair devido a um compromisso, pode retornar em outro momento – mas se tivesse determinado horários para cada matéria, provavelmente perderia este conteúdo ou não teria o tempo necessário para se aplicar.

Benefícios do ciclo de estudos

  • Você consegue estudar todas as disciplinas, sem negligenciar nenhum assunto;
  • Ajuda a criar uma rotina;
  • Você pode recuperar o conteúdo se houver uma contingência;
  • Poderá avaliar a sua necessidade individual de estudo conforme determina o tempo de cada disciplina;
  • Você aprende a gerenciar melhor o seu tempo em relação a outros compromissos.

Crie o seu próprio ciclo de estudos!

Vejamos um passo a passo prático para que você crie um ciclo de estudos assertivo:

1) Defina o tamanho do seu ciclo de estudo – um prazo inicial e final para estudar partes de todas as disciplinas – a dica é definir um ciclo mediano, pois curto demais você ficará sem tempo e um ciclo longo de mais será cansativo;

2) Faça uma análise individual de qual o seu nível em cada disciplina, priorizando sempre mais tempo para as matérias mais importantes ou que considera mais difíceis;

3) Separe cada uma das disciplinas do edital, e destas, defina os assuntos a serem estudados. Lembre-se que esta estratégia funciona em blocos, então para cada assunto deve ser estudado por no mínimo 1 hora e no máximo 3 horas;

4) Crie uma tabela com o conteúdo e tempo de estudo – uma dica é intercalar matérias de gêneros diferentes para não ficar cansativo – se em um momento você estiver estudando Estatística, prefira no momento seguinte Língua Portuguesa ao invés de Matemática;

5) Faça uma revisão geral de todos os blocos de assuntos para ver se não deixou nada de lado neste período.

Por hoje era isso. Gostou do artigo? Já conhecia essa técnica? Como tem planejado os seus estudos?

Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL: [email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

 

Posts Relacionados

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x