Concursos Federais 2026: panorama dos próximos editais
Orçamento para 2026 prevê mais de 47 mil provimentos para nomeações e novos concursos federais
Se você esperava, há anos, prestar concurso público em algum órgão ou ministério federal, sua hora chegou! Os últimos meses têm sido intensos após a publicação de importantes certames como a 2ª edição do CNUe da Polícia Federal.
Junto a isso, já vai se desenhando o panorama para 2026, em que haverá uma grande movimentação no cenário político em decorrência das eleições presidenciais.
Orçamento 2026
Foi sancionada a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que impacta diretamente na realização de novos concursos federais, bem como nas nomeações de concursos em andamento.
Segundo o documento, a previsão é de 163.802 vagas para provimentos e novos cargos, distribuídos da seguinte forma:
Poder Judiciário: 4.418 provimentos e 2.565criações;
Poder Legislativo: 271 provimentos;
Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público: 357provimentos;
Defensoria Pública da União: 210 provimentos e 600 criações; e
Poder Executivo: 79.872 provimentos e 75.509 criações.
Navegue pelo nosso mapa interativo para encontrar o melhor concurso na sua região de interesse:
Se você deseja ficar atualizado sobre os próximos concursos públicos em âmbito federal, já salva essa página nos seus favoritos e siga acompanhando pelos tópicos baixo:
Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e Gás Natural, Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural, Analista Administrativo, /Técnico Administrativo, Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural
Formada em Design Gráfico e em Propaganda e Marketing pela UNIP, integra a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2018. Ao longo dos anos, construiu uma sólida experiência na produção de conteúdo informativo e relevante para concurseiros. Desde 2020, atua na cobertura das áreas Fiscal — com ênfase nas Secretarias de Fazenda (Sefaz) das regiões Sul e Sudeste —, além da cobertura de concursos federais, como CNU, agências reguladoras (Anvisa, ANAC, entre outras) e INSS. Mantém contato direto com os principais órgãos públicos, acompanhando editais, atualizações e movimentações importantes para os candidatos.
Oi, como vai você?!! O foco deste texto do Estratégia Concursos é levantar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de São Paulo: forma, prazo e…