Concurso INPI: órgão pode solicitar novo concurso
Concursos Públicos

Concurso INPI: órgão pode solicitar novo concurso

INPI possui mais de 600 cargos vagos

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial está finalizando o levantamento da necessidade de cargos e vagas para fins de elaboração de ofício de solicitação de concurso INPI ao Ministério da Economia.

A informação foi confirmada pelo próprio órgão, através de Solicitação Eletrônica de Informação ao Cidadão (e-SIC). O último pedido, realizado em 2018 foi negado.

Se você tem interesse no certame, chegou ao lugar certo! A longo deste artigo reunimos as principais informações sobre o Concurso INPI para que você possa ficar bem informado e saia na frente da concorrência. Acompanhe pelos tópicos abaixo:

Situação atual do concurso INPI

Atualmente, o INPI estuda a necessidade de cargos e vagas para que então possa protocolar uma nova solicitação de concurso junto ao Ministério da Economia. Vale lembrar que o prazo para que os órgãos realizem suas solicitações se encerra no dia 31 de maio.

Em 2018, foram protocoladas duas solicitações, ambas negadas. A primeira com 167 vagas para o cargo de Pesquisador em Propriedade Industrial e 43 vagas para o cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial.

A segunda com 54 vagas para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em PI; 100 vagas para o cargo de Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em PI e 30 vagas para o cargo de Técnico em Propriedade Industrial.

Atualmente, o órgão possui mais de 600 cargos vagos, o que aumenta a necessidade de um novo certame. Seu último concurso público foi realizado em 2014.

Cargos vagos

O quantitativo atual de cargos vagos, conforme levantamento realizado no mês de abril/2020, por meio do Sistema SIAPE é o seguinte:

  • Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Pi – 59 vagas;
  • Pesquisador em Propriedade Industrial – 328 vagas;
  • Tecnologista em Propriedade Industrial – 20 vagas;
  • Técnico em Propriedade Industrial – 53 vagas; e
  • Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Pi – 172 vagas.

O que é o Protocolo de Madri?

Em outubro de 2017, o INPI apresentou um projeto de adequação de sua estrutura para uma futura adesão ao Protocolo de Madri, que basicamente, oferece ao titular de uma marca a possibilidade de ter sua marca protegida em outros países.

Para que isso seja possível, o Instituto precisa fazer várias adaptações em sua estrutura, como por exemplo, a contratação de mais servidores via concurso público, para que todo o processo de registro seja agilizado dos atuais 25 meses para os 18 meses exigidos, ficando assim, em condições de fazer a recepção de pedidos internacionais a partir de 2019.

Sobre o INPI

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

O INPI conta com uma nova estrutura regimental, que foi estabelecida pelo Decreto nº 8.854, de 22 de setembro de 2016.

Remuneração

Pesquisador:

Analista e Tecnologista:

Técnico:


Últimos concurso INPI

Concurso INPI 2014

Para os cargos de pesquisador e tecnologista em propriedade industrial o edital foi publicado no ano de 2014, tendo a publicação de resultado no ano de 2015. Foram ofertadas 100 vagas para pesquisador, voltadas para candidatos que tenham graduação em diversas áreas, mais mestrado ou doutorado.

Além disso, também foi ofertada para tecnologista, com 40 vagas. Os requisitos mínimos foram ensino superior em qualquer área de formação, em desenho industrial e em programa de computador e topografia de circuitos.

E para os cargos de Pesquisador, Tecnologista e Técnico em Propriedade Industrial e de Analista e Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial foi publicado em 2012.

Foram 8.836 inscritos nesse certame organizado pela Cespe/Cebraspe. A validade expirou em 17 de abril de 2017.

O concurso INPI 2014 foi composto por provas objetiva e discursiva, além da avaliação de títulos:

Prova do último concurso INPI

Conhecimentos Exigidos

A prova objetiva foi composta pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol ou Francês);
  • Propriedade Industrial (exceto para Tecnologista);
  • Conhecimentos Específicos.

Convocações do concurso INPI 2014

Os candidatos aprovados foram convocados nos anos de 2016 e 2017. Foram chamados, 199 candidatos, 59 a mais que a quantidade ofertada no edital:

  1. convocação: 02/05/2016 (70 convocados)
  2. convocação: 23/11/2016 (68 convocados)
  3. convocação: 29/09/2017 (61 convocados)

Concurso INPI 2012

No ano de 2012 foi publicado o concurso público para os cargos de Pesquisador, Tecnologista e Técnico em Propriedade Industrial e de Analista e Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial com a oferta de 242 vagas imediatas.

O prazo de validade deste certame já chegou ao fim desde do dia 02 de maio de 2015. O diferencial deste certame foi a oferta da vagas para o cargo de Analista que serão ofertadas neste ano de 2018.

As especialidades para cada cargo se dividiu em:

  • Analista: 17 cargos
  • Pesquisador: 5 cargos
  • Técnico (nível intermediário): 2 especialidades

As provas foram divididas em turnos distintos, sendo os de nível superior terem sido aplicadas no turno da manhã e os de nível intermediário no turno da tarde; realizadas no mesmo dia.

Apenas para os cargos de nível intermediário que não tiveram prova discursiva, além das provas objetivas e avaliação de títulos.

Para informações mais detalhadas, disponibilizamos na ficha técnica de cada concurso seu respectivo edital.

Quer estudar para o Concurso Anvisa?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:

CURSO INPI

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Ficha Técnica do concurso INPI

Ficha Técnica do concurso INPI

♦Informações do Concurso 2014:

►Vagas: 140
►Cargos: Pesquisador,Tecnologista e Técnico
Áreas: 20 áreas de atuação específicas
Edital: Edital INPI 2014
Banca: Cespe/Cebraspe

♦Informações do Concurso 2012:

►Vagas: 242
►Cargos: Pesquisador, Tecnologista, Técnico e Analista
Áreas: 26 áreas de atuação específicas
Edital: Edital INPI 2012
Banca: Cespe/Cebraspe


Ascom Estratégia
[email protected]

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados