Concurso INPI: novo pedido de edital conta com 394 vagas para vários cargos
Coordenação

Concurso INPI: novo pedido de edital conta com 394 vagas para médio e superior!

Confira as novidades do Concurso INPI

Uma autarquia de extrema importância para qualquer cidadão que queria proteger sua propriedade intelectual é o INPI. O trabalho do Instituto consiste em registrar marcas e patentes e protegê-los de plágios e fraudes.

Recentemente, novas notícias deram indícios positivos que o órgão deve realizar um novo concurso em breve. Confira abaixo os conteúdos deste artigo:

  • 1) Situação atual do concurso INPI
  • 2) Solicitação do concurso INPI
  • 3) O que é o Protocolo de Madri?
  • 4) Sobre o INPI
  • 5) Remuneração
  • 6) Últimos concursos INPI
  • 6.1) Concurso INPI 2014
  • 6.2) Concurso INPI 2012

1) Situação atual do concurso INPI

No ano passado, um novo pedido foi reiterado no antigo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), hoje Ministério da Economia, para o edital do concurso do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Com esta nova solicitação o número de vagas aumentou de 360 para 394, destinados aos níveis médio e superior. Além disso, cresce a expectativa para que o certame seja realizado ainda neste ano de 2019.

Vale lembrar, que as oportunidades foram solicitadas para os cargos de Técnico em Planejamento, Técnico em Propriedade Industrial, Pesquisador em Propriedade Industrial, Tecnologia de Propriedade Industrial e Analista de Planejamento.

Um dos motivos para o pedido, é acelerar a decisão sobre patentes, que hoje é de 10,8 anos, contra uma média de 2,5 anos em países como os Estados Unidos. O tempo de espera de exame sobre uma marca ultrapassa 25 meses. Sendo autorizado, as vagas serão para lotação no Rio de Janeiro. 

De acordo com o Plano de ação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no primeiro semestre de 2018 quando o pedido foi realizado o foco era reestruturar a carreira do órgão e no segundo semestre, promover concurso público. Como o certame não aconteceu, nos resta aguardar para que aconteça ainda neste ano.

2) Solicitação do Concurso INPI

Foi protocolado no dia 12 de janeiro de 2017, na Coordenação de Documentação e Informação do antigo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), o pedido de novo concurso para o INPI.

A solicitação passou por 25 movimentações e foi encaminhada ao Secretário-Executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços – MDIC, mas não obteve êxito.

3) O que é o Protocolo de Madri?

Em outubro de 2017, o INPI apresentou um projeto de adequação de sua estrutura para uma futura adesão ao Protocolo de Madri, que basicamente, oferece ao titular de uma marca a possibilidade de ter sua marca protegida em outros países.

Para que isso seja possível, o Instituto precisa fazer várias adaptações em sua estrutura, como por exemplo, a contratação de mais servidores via concurso público, para que todo o processo de registro seja agilizado dos atuais 25 meses para os 18 meses exigidos, ficando assim, em condições de fazer a recepção de pedidos internacionais a partir de 2019.

4) Sobre o INPI

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

O INPI conta com uma nova estrutura regimental, que foi estabelecida pelo Decreto nº 8.854, de 22 de setembro de 2016.

5) Remuneração

Pesquisador:

Analista e Tecnologista:

Técnico:


6) Últimos concurso INPI

6.1) Concurso INPI 2014

Para os cargos de pesquisador e tecnologista em propriedade industrial o edital foi publicado no ano de 2014, tendo a publicação de resultado no ano de 2015. Foram ofertadas 100 vagas para pesquisador, voltadas para candidatos que tenham graduação em diversas áreas, mais mestrado ou doutorado.

Além disso, também foi ofertada para tecnologista, com 40 vagas. Os requisitos mínimos foram ensino superior em qualquer área de formação, em desenho industrial e em programa de computador e topografia de circuitos.

E para os cargos de Pesquisador, Tecnologista e Técnico em Propriedade Industrial e de Analista e Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial foi publicado em 2012.

Foram 8.836 inscritos nesse certame organizado pela Cespe/Cebraspe. A validade expirou em 17 de abril de 2017.

O concurso INPI 2014 foi composto por provas objetiva e discursiva, além da avaliação de títulos:

Conhecimentos Exigidos

A prova objetiva foi composta pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol ou Francês);
  • Propriedade Industrial (exceto para Tecnologista);
  • Conhecimentos Específicos.

Convocações do concurso INPI 2014

Os candidatos aprovados foram convocados nos anos de 2016 e 2017. Foram chamados, 199 candidatos, 59 a mais que a quantidade ofertada no edital:

  1. convocação: 02/05/2016 (70 convocados)
  2. convocação: 23/11/2016 (68 convocados)
  3. convocação: 29/09/2017 (61 convocados)

6.2) Concurso INPI 2012

No ano de 2012 foi publicado o concurso público para os cargos de Pesquisador, Tecnologista e Técnico em Propriedade Industrial e de Analista e Técnico em Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial com a oferta de 242 vagas imediatas.

O prazo de validade deste certame já chegou ao fim desde do dia 02 de maio de 2015. O diferencial deste certame foi a oferta da vagas para o cargo de Analista que serão ofertadas neste ano de 2018.

As especialidades para cada cargo se dividiu em…

Pesquisador: 5 cargos;

Analista: 17 cargos;

Técnico (nível intermediário): 2 especialidades.

As provas foram divididas em turnos distintos, sendo os de nível superior terem sido aplicadas no turno da manhã e os de nível intermediário no turno da tarde; realizadas no mesmo dia.

Apenas para os cargos de nível intermediário que não tiveram prova discursiva, além das provas objetivas e avaliação de títulos.

Para informações mais detalhadas, disponibilizamos na ficha técnica de cada concurso seu respectivo edital.

Cursos para concurso INPI:

Prepare-se para o certame do INPI

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada
Concursos 2019: Adquira a nossa assinatura ilimitada e se prepare com eficiência!

♦Informações do Concurso 2014:

►Vagas: 140
►Cargos: Pesquisador,Tecnologista e Técnico
Áreas: 20 áreas de atuação específicas
Edital: Edital INPI 2014
Banca: Cespe/Cebraspe

♦Informações do Concurso 2012:

►Vagas: 242
►Cargos: Pesquisador, Tecnologista, Técnico e Analista
Áreas: 26 áreas de atuação específicas
Edital: Edital INPI 2012
Banca: Cespe/Cebraspe

♦Informações do Próximo Concurso:

Data prevista: a definir
Vagas: 394
Lotações: Rio de Janeiro
Banca: a definir
Escolaridade: Nível médio e superior
►Plano de ação
2018clique aqui para ter acesso

Leonardo Henrique
Ascom Estratégia

[email protected]


Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.