Artigo

PASSOS DE GIGANTE 220/365

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Vou te apresentar as regras do jogo e tecer alguns comentários importantes para contribuir com o seu resultado atual (estudar) e futuro (aprovação).

Cenas da última decolagem: Nos Passos de GIGANTE 219, eu fiz convite para que você participe do desafio mental de dez dias. Seria loucura você entrar nessa festa de penetra ou receber esse convite e não participar. Estamos falando da sua vida, dos seus sonhos, dos seus resultados.

Tudo o que você já fez te trouxe até aqui. O novo, aquilo que você poderá fazer a partir de AGORA, JÁ, HOJE, é que irá trazer resultados diferentes.

O DESAFIO MENTAL DE DEZ DIAS

Bem-vindo a dez dias diferentes de todos os que já viveu!

Aqui estão as regras do jogo:

  1. Durante os próximos dez dias consecutivos,  recuse-se a ceder a qualquer pensamento ou sentimento improdutivo. Recuse-se a ceder a qualquer pergunta enfraquecedora, ao vocabulário ou às metáforas desalentadores.
  2. Quando se pegar começando a focalizar algo negativo, use qualquer uma das técnicas que aprendeu para redirecionar seu foco imediatamente, começando com as Perguntas Solucionadoras de Problemas na linha de ataque.
  3. Prepare-se para o sucesso a cada manhã dos próximos dez dias usando as Perguntas Fortalecedoras da Manhã.

(ROBBINS, Anthony, pag. 248. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Como é que essas regras podem ser facilmente administradas?

Todas as mudanças precisam de um certo tempo para serem inseridas na sua rotina. Algumas pessoas levam mais tempo, outras menos. Existem vários fatores envolvidos, como por exemplo: vontade de mudar, flexibilidade, adaptabilidade, persistência e o que eu mais gosto: IMERSÃO!

1.Como é que eu digo “NÃO” para um pensamento/sentimento improdutivo?

Aqui, o agente é você mesmo. Nem adianta colocar a culpa nos outros, pois você é responsável pelos seus pensamentos.

Lembre-se: Qualquer padrão de pensamento, sentimento ou comportamento que seja constantemente reforçado se transformará em um hábito. Já te falei nos Passos de GIGANTE 141.

Também falei, melhor… repeti, umas das frases que mais amo do meu amigo Gandhi:

Mahatma Gandhi

“Tenha sempre bons pensamentos
porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras
Tenha boas palavras
porque as suas palavras se transformam em suas ações
Tenha boas ações
porque as suas ações se transformam em seus hábitos.
Tenha bons hábitos
porque os seus hábitos se transformam em seus valores
Tenha bons valores
porque os seu valores se transformam no seu próprio destino“.

Essa fonte primal de energia é tão importante que foi citada em vários Passos de GIGANTE, dentre eles PG130, PG141, PG152, entre outros.

Eu comecei a lidar melhor com meus pensamentos depois que comecei a orar e meditar diariamente. As técnicas de meditação te ajudam a esvaziar a mente. Quer coisa melhor do que utilizar isso durante/depois de um pensamento ruim?

Em um dos cursos que fiz na FEBRACIS, Oradores e Palestrantes, aprendi uma técnica chamada “cortina branca”. Ela é bem simples.

Se estou palestrando para um determinado público e encontro uma ou mais pessoas que não estejam interagindo, prestando atenção ou que simplesmente possam sabotar o meu trabalho, então… MENTALMENTE… eu imagino uma cortina branca e coloco na frente dessas pessoas.

A técnica foi para dar palestras, Raphael? Não para bloquear pensamentos.

Aqui entra mais uma vez o fantástico mundo de Raphael, pois o que você aprende PODE SIM ser utilizado em qualquer lugar e a qualquer hora.

É o que eu chamo de RECURSOS. Quanto mais você sabe, mais recursos, dispositivos você tem para sair de determinas situações complicadas.

Imagine um faixa branca de Jiu-Jitsu contra um faixa preta. Ainda que o iniciante seja enorme e o especialista seja bem menor, existem muitas, mas muitas, mas muitas mesmo… OPORTUNIDADES do faixa preta colocar o grandalhão para dormir um soninho bem gostoso. MOTIVO? CAIXA DE FERRAMENTAS.

O faixa preta ficou anos treinando… anos… treino… repetição… treino… repetição… de repente chega um monstrão e acha que pode tirar onda? Rs… vai dormir… certamente vai dormir… Os recursos disponíveis oferecem uma infinidade de locais para o faixa preta quebrar ou causar dor, muita dor.

AVISO: EU SOU RADICALMENTE CONTRA A VIOLÊNCIA. O exemplo acima foi para que você tenha pleno entendimento do que está sendo explicado.

Entendido?

Para fechar essa primeira pergunta e a metáfora acima, vamos para os seus estudos. Todas as questões que você vai acertar é por aquilo que você sabe e as que você que você vai errar é por aquilo que você não sabe, pois se soubesse já teria sido aprovado. DAAAAAAHHHH… QUE ÓBVIO!

Pode até ser óbvio… agora o quanto você sabe disso e coloca em prática estudar para saber mais e fazer a diferença na hora da prova?

PENSE NISSO!

2. Como é que eu me recuso a ceder a perguntas enfraquecedoras?

Exemplo: Já passou? Por que você acha que vai passar para concurso? Se não vai ter mais concurso, por que você insiste em estudar? E por aê vai!

Pode ser que você tenha vontade de oferecer um tomate cru para essas pessoas, mandar um que flórida ou até um vai para ponte que partiu seu filho da fruta, mas aqui entre nós… isso não vai te deixar mais forte e, possivelmente, ainda vai te enfraquecer.

Aqui eu vou te entregar mais três técnicas para você “cagar mole”(desculpe aê pela expressão líquida e fedorenta) para perguntas IMBECIS, IDIOTAS, INVEJOSAS. Vou até trazer um exemplo pessoal para deixar ainda mais claro! :)

TÉCNICA DA TECLA “F”

Sem rodeios e de forma bem simples, se alguém fizer uma pergunta escrota para você, aperte a tecla “F”. Não é “F” de flórida, mas daquele palavrão que começa com “FO”, tem no meio o “DADADADA” e finaliza com o “SE”!

Tiveram momentos no início dos meus estudos em que pressionei esse botão como se estivesse apertando o gatilho de uma arma para matar qualquer negatividade que pudesse atrapalhar meus rendimentos.

TÉCNICA DA DESCARGA

Adoro essa! Ela funciona muito e eu utilizo bastante. Aposentei a tecla “F”, pois não curto muito ficar falando palavrões, embora um ou outro saía de vez em quando.

Alguém falou merda, advinha o que você irá fazer?

BINGO! ACERTOU SE DISSE PUXAR A DESCARGA!

Ludicamente, imagine as letrinhas todas embaralhadas, cheias de fezes e fedidas descendo privada abaixo…

Ai Raphael, que nojento…

Quanto mais sentidos envolvidos nessa atividade, mais fácil para você literalmente apagar aquelas palavras da sua cabeça.

Não curtiu nem tecla “F” e nem a descarga, tudo bem. Eu trouxe algo mais limpo para você. Lá vai:

TÉCNICA DA TECLA “MUTE”

Outra técnica de fácil aplicação. Imagine alguém fazendo uma pergunta enfraquecedora ou falando qualquer bobagem para você, imaginou?

Então, nesse momento você aperta a TECLA “MUTE”. Ela é de uma elegância incrível, pois não tem a violência da tecla “F”, nem o fedor (rsrs) da técnica da descarga.

“MUTE” = não ouvir mais o que os outros estão dizendo.

Para facilitar seu entendimento. Imagine-se na sua casa. Toca o telefone, mas a televisão está com volume bem alto. Imaginou?

Nesse momento, não importa o volume da TV, se você apertar a tecla “MUTE”, imediatamente ela ficará muda.

Putz!!! Isso é GENIAL! Quantas não foram as vezes em que alguém veio dar pitaco na minha vida ou nos meus estudos e eu apertei essa tecla “MUTE”.

O mais legal dessa técnica é que a pessoa continua falando, mas você não escuta nada. Nada vezes nada.

Cometi alguns erros experimentando essa técnica. ENTÃO FICA ESPERTO!

RECOMENDAÇÃO: JAMAIS USE COM AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA!

Eu a usava e, literalmente, não escutava nada mesmo. O problema é que diversas vezes tinham coisas importantes no discurso da pessoas que eu amo e eu deixei de ouvir. CUIDADO!

Muitas das vezes QUEM AMA pode até criticar a sua jornada por PROTEÇÃO, medo de que você tenha uma frustração ou uma tristeza maior.

Pronto! Agora você tem três caminhos para não dar a mínima para perguntas que podem te enfraquecer. Não só perguntas feitas por outras pessoas, mas algumas vezes por você mesmo.

3. Como é que eu permaneço forte diante de comparações venenosas?

Aqui valem todas as técnicas ensinadas no item 2 (tecla “F”, descarga e tecla “mute”).

PRONTO! AGORA PREPARE-SE MENTALMENTE PARA SER APROVADO NO CONCURSO DOS SEUS SONHOS E TER UMA VIDA EXTRAORDINÁRIA!

Estamos JUNTOS, misturados, DEUS grudado!

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um sábadão das galáxias. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Extraordinária essas técnicas, acho que já uso o mute sem nem saber que era uma técnica, vou tentar as outras também.
    PATRICIA DOS S SILVA em 03/09/19 às 08:31
  • Top meu amigo. Para ser bem dinâmico, vou aplicar as três variadamente, mas como tenho um mesmo perfil que o seu em relação aos palavrões vou evitar ao máximo a técnica do F kkk. Bom, tem um versículo que eu sempre lembro quando chega um pensamento negativo, mas logo que lembro dele, me encho de energias positivas: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8
    Felipe Gomes em 01/09/19 às 18:17
  • Excelente!
    Concurseiro iniciante em 31/08/19 às 22:16