Artigo

PASSOS DE GIGANTE 141/365

Já imaginou ler com essa emoção?

Decolaaaaaaaaaaa Águia! Huuuuuuuummmm já imaginou se você pudesse ficar excitado emocionalmente ao estudar? Que PODER teria essa prática sobre os seus resultados? Pode apostar que existem mais coisas sobre o céu e a terra do que pressupõe a nossa vã filosofia… Eita que o Shakespeare deu uma mexidinha hein… Ah GIGANTE!

Ah! GIGANTE! Tudo aquilo que você não tem é pelo que você não sabe, pois se soubesse já teria! EU NÃO SABIA QUE GOSTAVA DE ESTUDAR… Eu acreditava que ODIAVA ESTUDAR até ensinar o que eu vou te ensinar hoje!

O que eu fiz dentro da minha cabecinha… dentro do meu fantástico mundo de Rapha forjaram um menino louco, louco por estudos, mas que continuou gostando de outras coisas, como qualquer pessoa normal…

Bem… normal, não! ANIMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL! Rsrsrsrsrs.

Nos Passos de Gigante 140, te apresentei o Joel Jota, fortalecemos ainda mais a construção de novos hábitos, quanto tempo leva para forjarmos um hábito novo e muito mais… ;)

E aê, preparado para decolar Ad Astra Et Ultra (Aos Astros e Além)? Então, Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaargh!

“Lembra do macaco que, com o movimento constante do dedo, literalmente criou uma conexão neural que levou a flexioná-lo de forma contínua? Pesquisadores mostraram que, se excitassem o animal emocionalmente enquanto o treinavam, a conexão neural seria fortalecida e intensificada com menos repetições. Se você ensaiar um novo comportamento imaginando-o ou praticando-o regularmente com intensidade emocional (isto é, com empolgação, paixão), estabelecerá uma nova “via expressa neurológica” para o prazer. Esse tipo de condicionamento garante que você se sinta automaticamente impelido a seguir por essa nova “rota” (padrão emocional / comportamental).

Lembre-se: é importante reforçar o novo padrão de comportamento recompensando imediatamente a si mesmo (ou a alguém a quem esteja ajudando) sempre que o usar. Qualquer padrão de pensamento, sentimento ou comportamento que seja constantemente reforçado se transformará em um hábito”. (ROBBINS, Anthony, pag. 162. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Às vezes fico me perguntando… como é que os jogadores de futebol conseguem acertar o tempo da bola num voleio ou disputar uma cabeçada numa bola lançada em um escanteio com tanta precisão, velocidade e força.

É claro que não estamos falando da maioria dos jogadores de futebol, pois você sabe e não custa reforçar:

“SE FOSSE FÁCIL, TODO MUNDO FARIA!”

Tudo é treinável! Nos esportes ou nos estudos, sempre é possível vencer. Você está disposto a treinar todos os dias até conseguir? Que forte emoção você irá vincular em seus treinamentos?

HORA DA POLÊMICA! Xiiiiiiiiii…

Vamos falar de dois dos melhores jogadores de futebol da atualidade. Um homem e uma mulher. Vamos ver o que podemos APRENDER A FAZER e, principalmente, NÃO FAZER.

Nada contra o Neymar e nada contra a Martha, todos (nós… GIGANTES) sabemos que cada um é responsável pela vida que tem levado.

Dentro e fora de campo. Tendo em vista tantos acontecimentos polêmicos na carreira do Neymar… Todos… sabemos que dentro de campo ele é bom jogador, não o considero excepcional. De coração, eu não consigo e respeito quem pensa diferente disso. Líder e herói brasileiro, Ayrton Senna do Brasil. Esse sim… os demais têm que comer muito feijão com arroz para deixar o legado que ele nos deixou.

Na polêmica mais recente do Neymar , pode até ser que ele tenha sido vítima… não irei me posicionar aqui nem a favor e nem contra. O fato é que toda ação gera uma reação. Então, amigooooo… amigaaaaaaa… cuidado com o que você tem feito com a sua vida e, principalmente, com seus estudos. Um dos nossos objetivos aqui.

2011 – TRETA COM TÉCNICO DORIVAL NO SANTOS

Contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro de 2011, Neymar foi impedido de cobrar um pênalti pelo então treinador do Santos, Dorival Júnior. O jogador não gostou e se desentendeu com o treinador e também com o capitão Edu Dracena. Dorival, na partida seguinte, anunciou que Neymar seria barrado. Com isso, o Peixe demitiu o treinador.

CONCLUSÃO: Você não leu errado. O time do Santos DEU UM PRÊMIO PARA INDISCIPLINA! Que valores você quer na sua vida, nos estudos e para seus filhos? Uma empresa que dá prêmios para liderança negativa pode ser grande? JAMAIS!

2011 – MONSTRO (RENÊ SIMÕES)

Após essa partida contra o Atlético-GO, o treinador do clube goianiense Renê Simões, incomodado e decepcionado com as atitudes do jogador, disse, em coletiva, que “um monstro” estava sendo criado no futebol brasileiro.

CONCLUSÃO: Pensamentos, geram sentimentos… que geram comportamentos e que repetidas vezes tornam-se hábitos. Não era apenas o Renê que pensava dessa forma.

UNAI EMERY – TRATAMENTO VIP

A relação com Unai Emery e a diretoria do PSG também rendeu polêmicas. Protegido pelo treinador e diretoria, a imprensa europeia especulava a insatisfação dos jogadores do clube parisiense com os privilégios do atacante brasileiro. Neymar, inclusive, chegou a convidar o treinador espanhol para sua festa de aniversário, o que também rendeu críticas.

CONCLUSÃO: Como capacitar alguém com valores de humildade e de companheirismo se o exemplo não vem de cima? Será que uma empresa de excelência usa a meritocracia como método de premiação e o espírito de corpo que tanto fortalece os grupos foi para ponte que partiu.

MESMO TIME – TRATAMENTO DIFERENCIADO

As duas últimas lesões de Neymar causaram divergências em relação a forma que jogador se recuperou. Neste ano, o atacante veio para o Carnaval do Rio de Janeiro quando ainda estava no processo de recuperação, o que indignou a imprensa francesa e os torcedores do PSG. A mãe de Rabiot, Verónique, chegou a criticar os privilégios recebidos pelo atacante publicamente.

CONCLUSÃO: Cuidado com a Anitta, rs. Que diferença de comportamento do Messi. Se recuperar no hospital, numa clínica ou em casa é uma coisa… e no carnaval… bom… prefiro nem comentar para não chocar…

SIMULAÇÃO DE FALTAS – ARTISTA DE TEATRO OU SERIA DE CIRCO?

Apesar do talento, uma das características do futebol de Neymar é a simulação de faltas, com intuito de ludibriar a arbitragem. A atitude foi vista em todos os clubes em que passou, assim como as críticas. Na última Copa do Mundo (2018), o debate e as críticas se intensificaram ainda mais, assim como as simulações do atleta.

CONCLUSÃO: Será que vale a pena mentir, ser falso, hipócrita, usar artimanhas baixas e sujas para vencer? A honra em vencer dessa forma? Qualquer semelhança com comprar um gabarito, colar numa prova ou usar qualquer artifício para ludibriar a banca é farinha do mesmo saco.

ENGANANDO O LEÃO DA RECEITA

Neymar e o pai do jogador já foram acusados de fraudes fiscais pelo tribunal espanhol, relativo a sua transferência para o Barcelona. Entre 2011 e 2013, o jogador teve alguns de seus bens bloqueados. Em 2017, o staff do brasileiro concordou em pagar cerca de R$ 8 milhões para a Receita.

CONCLUSÃO: Pague um bom consultor tributário para que seus impostos sejam pagos de forma inteligente e, principalmente, que todos os critérios de restituição sejam utilizados.

LIDERANÇA NEGATIVA

Na Copa América de 2015, Neymar postou um texto em seu Instagram após a eliminação que não caiu bem. O jogador dizia que ia “aparecer um bando de babaca para falar m..” e a atitude foi reprovada pelos críticos. Dentro de campo, contra a Colômbia, Neymar foi expulso por se envolver em confusão com os adversários e pegou quatro jogos de suspensão.

CONCLUSÃO: Quem anda com os porcos, farelo come. Você é a média das 5 pessoas com quem mais anda. Basta uma laranja podre para estragar o suco.

ZERO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – NERVOS A FLOR DA PELE

Esta temporada foi marcada por duas suspensões do brasileiro no PSG. Nas oitavas da Liga dos Campeões, os parisienses foram eliminados pelo Manchester United, em casa, por 3 a 1. Neymar xingou a arbitragem após a partida em seu Instagram e foi suspenso por três jogos. Na final da Copa da França, após o vice para o Rennes, o atacante agrediu um torcedor durante a premiação do segundo lugar e ganhou mais três jogos de suspensão em competições nacionais.

CONCLUSÃO: Se você tem filho ou filha pequena e esses pequeninos são amantes do futebol, devemos aproveitar a oportunidade para ensiná-los que time joga junto, que futebol é um esporte coletivo e que ser bom dentro de campo não necessariamente significa que você será bom fora dele.

FONTE: O LANCE – 05 DE JUNHO DE 2019

Ah Raphael, você está julgando o Neymar?

CLARO QUE NÃO! Eu nunca… JAMAIS faria isso. Estamos apenas observando e analisando as atitudes dele. Pode ser que daqui a alguns anos ele mude, pois as pessoas podem sim mudar, evoluir… basta uma DECISÃO!

Quem é que não tem defeitos? Quem no mundo da fama e do sucesso não esconde seus segredos? Eu quero evitar tudo isso e estou contando todos eles aqui nos Passos de Gigante (rs).

Podem falar o que for da Martha, mas ela é um baita exemplo para ser modelado. Assisti ao comercial abaixo e decidi colocá-lo aqui, pois ninguém chega ao topo da noite para o dia. Ela foi eleita 6 (seis) a melhor jogadora de futebol do mundo! Simplesmente surreal!

Martha dispensa comentários, ela sim É FODA! Martha tenho um orgulho muito grande de torcer por ti! Melhoras! Desejo melhoras para sua contusão e que você arrebente na Copa da França!

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do dia 07 de junho de 2019.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um sábado maravilhoso e por que não com um novo hábito? Acredite! TUDO É TREINÁVEL! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Leticia, quem sabe um dia ele não aprende. A torcida é gigante. Ele parecia ser um bom menino, mas falaram muito mais sim do que não ao que parece, como um mero observador externo. Eu posso estar totalmente equivocado e ele ser um cara fora da curva. Há quem já o considere dessa forma, definitivamente, não é o meu caso. Os meus valores são outros. O importante é crescer diariamente, isso vale para mim, vc, todos... inclusive para o Neyzinho. Desejo de coração que ele vença na vida... não apenas no dinheiro...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 11/06/19 às 00:30
  • Boa noite! Acompanho diariamente Passos e hoje não poderia deixar de parabenizá-lo pelas palavras assertivas e sensatas em relação a essa "estrelinha" que de brilho não tem nada, pelo contrário, a cada episódio nos ofusca e envergonha! Ainda bem que temos uma talentosa e humilde Marta para representar a verdadeira essência do brasileiro! Abraço e fico feliz por saber que tem mais gente que pensa na mesma linha ;)
    Leticia Dahlke em 10/06/19 às 22:30
  • Vlw Analu! Obrigadaço das galáxias! Eu sempre acordava cedo acreditando todos os dias que a prova estava marcada e que não iria dar tempo. Criei meu senso de urgência.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/06/19 às 17:15
  • Saudade de comentar aqui também... eu leio todos os dias os Passos, mas é que está meio puxado ultimamente, to com uma dificuldade de acordar cedo, não sei bem o que é, dias de tpm o corpo fica mole... ou se é o frio, ou falta de vergonha na cara mesmo kkk... mas vamos que vamos...esses passos dai mexeu comigo profundamente. Não resisti... beijo grande, muita luz e inspiração pra ti.
    Analu em 09/06/19 às 16:24
  • Uau! Que TOP hein Analu! Já estava com saudades dos seus comentários! Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/06/19 às 11:50
  • Passos top... Concordo plenamente com tudo que você escreveu hoje, penso exatamente igual. Acrescento apenas o seguinte: os times de futebol deveria agir com total rigor, como no filme Coach Carter; indisciplina de jogador (dentro ou fora de campo) tem que ser punida, com multa, com suspensão, com expulsão do time, se necessário. Esses caras tem que ter em mente que podem ser exemplos e ajudar a mudar o país para melhor, e não apenas se acharem os donos do talento e fazer o que bem entendem. Esses talentosos de hoje estão de passagem, todos nós estamos na verdade. Existem jogadores muuuito melhores jogando nos campinhos desse mundão afora, e serão descobertos em algum momento, quando aparecerem vão ofuscar esses que hoje se acham... Por mais exemplos de ser humanos como a Martha, ela é incrível. Vamos virar as costas em sinal de protesto (como no filme O grande escorpião branco, na cena em que o vilão joga sujo mantando o adversário) para atletas que não fazem por merecer o que tem conquistado... Lembrando que a quem muito é dado, muito também será cobrado. HUMILDADE SEMPRE independentemente de quanto ganhamos, cargo que ocupamos , quem nos tornamos... Abraço de gigante!!!
    Analu em 08/06/19 às 19:48