Artigo

A revisão adequada fez com que eu passasse no Concurso Público

Como Coach de concursos públicos, recebo muitos questionamentos sobre quais são as melhores técnicas para ser aprovado. A revisão adequada e sistemática, é o que posso garantir, é essencial para qualquer concurseiro. Saber fazer a revisão corretamente me rendeu a aprovação no concurso de Auditor Fiscal do Estado de Santa Catarina. Logo, posso afirmar: sem revisão, não há aprovação!

Confira mais sobre a minha história de aprovação neste artigo.

Falta de revisão é uma das principais causas de reprovação

Entre os milhares de alunos com os quais trabalhei como professor e Coach, preparando-os para as seletivas públicas por todos estes anos, há aqueles que em algum momento não tiveram êxito. A falta de revisão, o desconhecimento sobre como revisar o conteúdo ou a negligência da revisão – uma etapa poderosa na preparação para as provas – é uma das principais causas de reprovação em concursos públicos.

resumos

Revisar é tão importante quanto estudar, fazer resumos e exercícios. Faz parte do processo e não deve ser negligenciada. Sabendo disso, caso ainda não tenha planejado os seus estudos assertivamente ou não tenha integrado esta etapa ao seu cronograma de estudos, faça-o o quanto antes.

O que é revisar?

Trata-se de uma experiência de memorização, reforço, nivelamento e validação para as próximas etapas da sua preparação. Ao revisar, você relembra e reconhece o que aprendeu, podendo dar um passo atrás em caso de dúvida ou seguir em seu cronograma caso o conteúdo de fato tenha sido aprendido. Não importa quais são as suas dificuldades ou os métodos que utiliza, revisar é essencial.

A revisão proporciona rever e fixar o que você já estudou e aprendeu. Reforçar as ideias e fazer conexões com outros assuntos já conferidos. É uma etapa em que você nivela as suas expectativas de estudo com o seu cronograma e valida se aprendeu ou não.

Veja aqui mais sobre a importância da revisão em sua preparação para Concursos Públicos.

Como fazer a revisão?

Você pode fazer a revisão do conteúdo para as provas de concurso público de muitos modos. O importante é que a revisão esteja em seu processo de estudo. Você só pode revisar aquilo que já aprendeu ou estudou. Logo, a revisão está nas etapas posteriores do processo. Sempre ao estudar uma etapa e testar os seus conhecimentos, efetive a revisão do conteúdo.

A minha dica – um método que funcionou comigo – é estudar por blocos de assuntos e por período, fazendo a revisão de cada disciplina no final de cada dia estudado e, posteriormente, no final de cada bloco. O reforço deve ser realizado no mesmo dia de estudo, no final de um período de estudo, em semanas próximas às provas e sempre que precisar. Por isso, o planejamento sistemático de seu processo de estudo é tão importante.

Nesta matéria, mostro a você como esta técnica de revisão é importante e falo mais sobre a Curva do Esquecimento. Conhecendo os mecanismos do seu cérebro quanto à memorização, você consegue otimizar os seus resultados.

Você pode revisar relendo tudo o que aprendeu, através dos exercícios e simulados, através de resumos criados por você mesmo, criando mapas mentais ou desenhando o conteúdo ou de outra forma que mais seja confortável e funcione para você. Revisar é um ato bastante flexível e adaptável. Não deixe de efetivar a revisão de tudo o que você venha a estudar!

Veja também: 10 maneiras de melhorar a sua capacidade de concentração nos estudos

Gostou das dicas sobre revisão? Deixe um comentário!

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.