Artigo

10 maneiras de melhorar a sua capacidade de concentração nos estudos

Para quem quer passar em um Concurso Público, É IMPORTANTE adotar maneiras para melhorar a sua capacidade de concentração nos estudos. Sem otimizar este processo, FICA DIFÍCIL deixar a concorrência para trás.

A boa notícia é que existem muitas maneiras e técnicas de aperfeiçoar esta capacidade e algumas delas listei abaixo. A falta ou dificuldade de concentração nos estudos É UMA DAS PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES entre os concurseiro, mas há saídas para isso. Veja!

1) Técnicas de gestão do tempo

O modo como você administra o seu tempo tem muito a ver com a sua capacidade de concentração. Caso AINDA NÃO TENHA UMA TÉCNICA DE GESTÃO DO TEMPO (particular e de estudos), busque um que ajude a colocar as suas prioridades em perspectiva, pois isso o fará assumir uma tarefa de cada vez e permitirá mais foco ao que é importante no momento.

2) Meditação

Muitas pessoas que se preparam para tarefas grandiosas, como passar em concursos públicos, por exemplo, sentiram uma grande satisfação na prática da meditação. Você pode fazer meditação em 5-20 minutos diários, no momento que escolher, e automaticamente passará a se concentrar mais no que é importante. Há muitas técnicas de meditação e recomendo pesquisar na internet.

3) Comida, bebida e descanso

Como falei anteriormente, a gestão do tempo é importante, assim como a organização dos horários dedicados às suas necessidades. Alimentar-se mal, ficar sem beber a quantidade adequada de líquidos diariamente e não descansar podem condenar a sua preparação para o concurso. Isso porque a falta de descanso e nutrientes impacta diretamente na capacidade de concentração nos estudos. Faça lanches regulares, beba pelo menos dois litros de água diariamente e durma pelo menos 8 horas sem interrupções.

4) Foco na solução e não no problema

Muitas vezes, É PRECISO MUDAR DE ATITUDE: focar na solução das coisas e não nas dificuldades. Isso permite com que você se concentre mais no que é importante e tenha mais produtividade. É uma postura adotada por aqueles que já conseguiram ser aprovados. Deixe as desculpas de lado e não dê tanto valor aos problemas e contingências.

5) Organize o seu ambiente

Opte por organizar o seu ambiente de estudo, deixando à mão tudo o que você precisa para estudar. Escolha um local sem interrupções, arejado e com boa iluminação. Muitas vezes o problema está justamente no excesso de informações e bagunça do ambiente e isso afeta bastante a capacidade de concentração.

6) Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos regulares ajudam na capacidade de concentração nos estudos, ajudam a combater o estresse e otimizam as funções do corpo – como liberação de hormônios e potencializar o sistema imunológico.

7) Técnicas de memorização

Há muitos recursos para melhorar a sua aprendizagem, memorização e capacidade de concentração nos estudose muitas delas podem ser usadas de forma integrada. Quando você adota, por exemplo, o ciclo de estudos – que utiliza horários pré-definidos, mas não fixos, com revisão programada no final de cada etapa – você passa a estudar com mais regularidade as matérias que são prioridades para você, faz a gestão do tempo, e ainda pode aprender mais no período. O ciclo de estudo é uma técnica que junta vários benefícios para a sua preparação mas há outras técnicas que podem ser benéficas.

8) Faça listas

Mesmo que já tenha definido o matéria que irá estudar no período, faça listas para o que precisa fazer com maior especificidade – por exemplo, com assuntos que precisa maior dedicação, o que precisa rever, ações que precisa fazer, etc. Cumpra a lista e parta para os próximos compromissos apenas quando concluiu o anterior.

9) Tenha prazos definidos

UMA FORMA DE MELHORAR A SUA CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS é ter prazo definido para tudo o que você for fazer. Desta forma, você deverá aprender um determinado assunto e praticá-lo com a perspectiva de terminar e iniciar outro assunto. A falta de prazos compromete a capacidade de concentração, pois não deixa clara a responsabilidade de terminar algo para ter mais condições de percorrer outros compromissos. 

10) Prática

Para melhorar a sua capacidade de concentração VOCÊ DEVE CONSIDERAR o fator “prática”. Utilizando as formas mais adequadas para o seu caso e as técnicas citadas acima (e outras), com o tempo se tornará mais concentrado e empenhado em suas prioridades de estudo.

 

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia Sebastiana....tudo bem??? Quando vc efetuar a contratação com uma das analistas, basta mencionar o meu nome. Inclusive pode dizer a ela que vc já conversou comigo e que tenho disponibilidade para atendê-la, o que será um prazer em poder te auxiliar na sua preparação nos próximos meses.
    Thiago Cabral em 30/01/19 às 08:49
  • Professor comprei curso de auditor para prefeitura de petrolina mas não mencionei que gostaria de ser seu coachee como faço?
    sebastiana soares em 28/01/19 às 17:13
  • Obrigado Robson... Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 14/03/18 às 08:20
  • Muito bom.
    Robson em 12/03/18 às 20:39