Artigo

A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concursos Públicos

O poder da revisão – Revisar o conteúdo pode fazer com que você seja aprovado

Você sabia que parte do sucesso dos aprovados em concursos públicos se deve ao fato de conhecerem diversas técnicas de estudo? A revisão é uma dessas técnicas e tem um poder muito grande na hora de memorizar assuntos diversos por um longo período. É uma prática que pode ser usada não apenas nos estudos, mas em outros meios, como nos negócios, na tomada de decisão, etc.

No caso da preparação para concursos públicos, A REVISÃO FAZ TODA A DIFERENÇA. Mas é preciso conhecer algumas técnicas para garantir a efetividade do conteúdo aprendido e para fixar os assuntos. Conseguir lembrar o que aprendeu É UMA DAS DIFICULDADES MAIS COMUNS ENTRE OS CONCURSEIROS. Mas isso tem solução!

Curva do esquecimento

CERCA DE 90% DO QUE APRENDEMOS CAI NO ESQUECIMENTO EM APENAS 01 SEMANA. Esta é uma média e varia de pessoa para pessoa. Mas no caso dos candidatos, não dá para aceitar este percentual: é preciso alcançar estratégias que façam com que o conteúdo aprendido seja lembrado quando necessário.

O primeiro passo é entender o conteúdo: dificilmente você vai memorizar ou mesmo aplicar estas informações corretamente na prova se você não entendeu o que estudou. Ao prestar concursos públicos, que possuem uma grande concorrência e certa dificuldade, decorar não basta; é preciso compreender.

Outro detalhe é a prática: não basta compreender e memorizar, é preciso rever no dia seguinte – daí A IMPORTÂNCIA DA REVISÃO. Conforme especialistas, SE O CANDIDATO NÃO TEM O HÁBITO DE REVISAR NO DIA SEGUINTE, AS CHANCES DE SE ESQUECER SÃO BEM MAIORES.

E isso tem uma explicação: conforme o psicólogo alemão Herman Ebbinghaus, a capacidade do nosso cérebro de armazenar uma informação recém-adquirida, mas tende a esquecê-la gradualmente, ou seja, se você aprendeu um assunto hoje, após o primeiro dia de estudo, reterá 50% em memória do que aprendeu, sem revisão. Ao passar 2 dias, o percentual cai para 30%. SE UM CONTEÚDO NÃO FOR REVISADO, É BEM PROVÁVEL QUE A SUA MENTE ESQUEÇA DE 92% DESSE CONTEÚDO EM UMA SEMANA. É o mesmo que dizer que APENAS 8% DO CONTEÚDO SERÁ MEMORIZADO NO LONGO PRAZO. Ebbinghaus deu a esta teoria o nome de “Curva do Esquecimento” (Forgetting Curve). Obviamente, há outros fatores que pesam neste sentido, mas esta é a média indicada.

Sabendo disso, o candidato terá mais condições de planejar os seus estudos e priorizar um tempo para fazer a revisão dos assuntos estudados. Nota-se, neste caso, que A PRÁTICA DA REVISÃO É ESSENCIAL E DEVE SER CONTÍNUA – até o momento da prova.

Como fazer a revisão adequadamente

Como dissemos acima, o primeiro ponto é compreender o assunto e tirar as suas dúvidas. Fazer mapas mentais e resumos ajudam também a fixar o conteúdo e são instrumentos que podem ser utilizados até mesmo na revisão. Uma vez compreendido o assunto, a prática de revisão começa no dia seguinte, sem falta.

Conforme Ebbinghaus, o cérebro tende a recuperar o percentual de esquecimento, otimizando a fixação da informação de modo muito mais abrangente. Contudo, se deixar mais tempo, como 2 dias, por exemplo, conseguirá reter apenas 30% se fizer a revisão.

Você pode realizar a sua revisão de muitos modos – por resumos, através da marcação de textos, flashcards, mapas mentais, exercícios, etc. Eu inclusive já comentei sobre isso em um dos meus vídeos do meu canal no Youtube com o título COMO Fazer Revisões Eficientes Para Concursos Públicos

Neste caso, o autoconhecimento conta muito, pois cada candidato tem suas formas preferidas de estudar e aquelas que funcionam melhor em cada caso.

Mas como muitos concurseiros estudam por meses e como o conteúdo do edital é geralmente bem grande e complexo, como efetivar a revisão, já que não basta apenas revisar no dia seguinte para ter bons resultados em uma prova que ocorrerá meses depois?

Neste caso, com base nos estudos de Ebbinghaus, indico a revisão em três momentos distintos: 24 horas, 7 dias e 30 dias. Caso o tempo que antecede a prova for muito extenso, indico ainda uma revisão a cada 3 meses. A revisão de cada assunto estudado deve ser de 15 a 20 minutos feita no dia posterior. Já na etapa 2, após 7 dias, o tempo de estudo pode ser de 10 a 8 minutos. Na revisão dos 30 dias, repete-se a revisão de 10 minutos. É desta forma que você utiliza a curva do esquecimento, que poderia ser um obstáculo, a favor dos seus estudos. Estas marcas podem ser ajustadas conforme a sua necessidade, mas todo o conteúdo do edital deve ser realizado. 

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia Jairo...realmente não é algo fácil de se fazer. Além de demandar tempo, tem que haver um bom planejamento. Abraço e bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 13/06/17 às 09:09
  • O problema é aliar isso com 20 disciplinas. Achei muito inviável a revisão por assunto. Talvez por capítulo acho que seria mais eficiente.
    JAIRO MARQUES OLIVEIRA em 30/05/17 às 11:17
  • Perrfeito Fábio!!! É esse mesmo a ideia...revisões periódicas. O intervalo entre cada uma delas pode variar até mesmo pela disponibilidade de tempo de cada um. Bons estudos!
    Thiago Cabral em 30/05/17 às 10:06
  • Sim, claro: [email protected]
    Thiago Cabral em 30/05/17 às 10:05
  • Bom-dia Thiago, é possível enviar um e-mail? qual seu contato? Grato.
    Augusto Cesar Cardoso Ferreria em 30/05/17 às 09:34
  • Eu faço revisões em fases. Vejo o PDF, por exemplo, completamente na segunda, dia 10. Reviso ele no dia 11 de forma resumida( Um dia após para não o esquecer). Depois reviso ele no dia 18( 7 dias depois). Depois no dia 28( 10 dias depois). Então na última fase é a cada 15 dias, ( Dia 17 do mês seguinte). Nesta fase eu reviso o resumo do PDF e refaço as questões do próprio material , após isso, faço 50 questões dessa matéria num site de questões. Eu fiz isso e digo que funcionou para mim. A cada 15 dias eu leio o resumo e faço as questões. Este método funcionou para mim.
    Fábio em 30/05/17 às 08:41
  • Que bom Maria, fico feliz em saber que pude ajudar...tenha uma excelente semana e bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 29/05/17 às 23:39
  • Amei as dicas de revisão.
    Maria em 29/05/17 às 13:55