Artigo

Como Fui Aprovado No Concurso de Auditor Fiscal de Santa Catarina

Ser aprovado no concurso era um verdadeiro sonho. Minha jornada pela colocação profissional no setor público começou bem cedo, aos 14 anos, em 1994. A minha intenção era prestar concurso para o Colégio Naval. Infelizmente, não passei. O motivo: o cursinho pelo qual optei na época era muito fraco.

Não me dei por vencido. No ano seguinte, uma nova empreitada e o mesmo objetivo: entrar para o Colégio Naval. Matriculei-me em outro cursinho e resolvi me dedicar ainda mais e fazer mais por minha meta – estudava das 08h às 17h em casa. Fui aprovado e fiz os 3 anos do Segundo Grau (Ensino Médio de hoje) no Colégio Naval. Depois, foram mais 5 anos na Escola Naval, estudando na faculdade da Marinha, onde me formei no ano de 2004.

aprovado no concurso

Dois anos depois, em 2006, decidi novamente ingressar na jornada de concurseiro, almejando o Concurso da Polícia Federal – sem êxito, desta vez, pois precisei operar o joelho no mesmo período. No ano seguinte, retornei aos estudos e novamente o meu joelho precisou ser operado. Em 2008, mais uma vez decidi estudar para o mesmo concurso, e faltando 2 meses para a prova, passei por mais uma cirurgia. 

Novas tentativas de ser aprovado no concurso 

 

Foi quando desisti de fazer o Concurso para a Polícia Federal. Percebendo que alguns amigos estavam estudando para um concurso do fisco, que ocorreria em São Paulo, com 475 vagas, resolvi encarar mais esta maratona para ser aprovado no concurso, justamente por não ter exame físico como requisito no edital. O resultado foi que não consegui passar mais uma vez nas provas.

Acredito que sempre podemos tirar algo de positivo das experiências mais desgastantes e, analisando os obstáculos que tive neste processo – pouco tempo de estudo, falta de orientação ou de um Coach capacitado, materiais incorretos, etc. – percebi que a minha pontuação ficou bem próxima da nota de corte. Vi que estava no caminho certo para ser aprovado no concurso e que faltavam apenas alguns pequenos ajustes. Passei a estudar em uma biblioteca perto de casa, de segunda a sexta-feira, chegando lá por volta das 08h e só saindo as 22h. Aos sábados, ainda ia para um cursinho fazer o simulado. O único dia que tinha para curtir a minha família e relaxar era no domingo, pois o descanso é parte essencial do processo de estudo.

No mesmo ano, ainda no final de 2009, prestei concurso para o fisco gaúcho, em Porto Alegre. Mais um concurso e mais uma derrota. Desânimo? Isso me motivou a refletir na virada do ano, repensar a vida, pensar se valia a pena tanto estudo. E resolvi continuar!

aprovado no concurso

Em 2010, três excelentes editais foram marcados e as minhas chances de ser aprovado no concurso aumentaram: SeFaz-RJ, SeFaz-SC e SeFaz-Angra dos Reis. Naquela época, só estudava a legislação do Rio de Janeiro, pois não teria tempo para conciliar o estudo de diferentes editais. Estudava de domingo a domingo.

Aprovado no concurso de auditor fiscal de Santa Catarina

 

No fim da história, fui eliminado no concurso de Angra do Reis e eliminado por 1 questão em Economia no concurso da SeFaz-RJ, para o qual eu estava me preparando há praticamente 1 ano e meio. Mas, finalmente, consegui a tão sonhada aprovação no concurso do fisco catarinense. 

Se você tem uma meta, tem também um caminho a seguir. Saber o que quer para a sua vida já lhe rende alguns passos nesta jornada em ser aprovado no concurso. Então, a mensagem que eu deixo a você é que tenha persistência, seja dedicado e mantenha-se motivado. São três coisas que, com certeza, farão toda a diferença nos seus resultados.

 

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados". 
(Mahatma Gandhi)

 

Espero que com esse breve relato se motivem e mantenham o foco.

Fico por aqui e até o próximo artigo. 

Bons estudos!!!

Thiago Cabral

Coach Estratégia Concursos

 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAM: @coach.thiagocabral

YOUTUBE: https://www.youtube.com/coach.thiagocabral

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de auditor fiscal do ICMS-SC? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Thiago, foi muito importante ler a sua história, pois quando dá errado, depois de uma prova, parece que é só com a gente, e que isso quer dizer que o melhor é desistir. Mas não... você não desistiu... continuou estudando firme e recebeu sua recompensa. Parabéns! E obrigada pelo artigo: ajuda muito na preparação!!!
    Elaine Oliveira do Carmo em 26/04/19 às 11:04
  • Boa noite, gostaria de saber se pra prestar um concurso de auditor fiscal precisa do CRC da pessoa formada em Contabilidade.
    Luana em 26/02/19 às 23:41
  • obrigada professor...obrigada de coração Vou fazer TJMG minha última prova pro cargo da magistratura, um certo aperto no coração, mas é necessário fazer escolhas , depois rumo ao novo edital .... até breve.. Tatiana
    TATIANA em 24/07/18 às 12:32
  • Boa tarde Tatiana...td bem??? Estudar para concurso público, em especial para concursos top como juiz e auditor fiscal, requer muito tempo de preparação, às vezes anos.... Nem você nem niguém consegue da noite para o dia...também a maioria foi reprovado muitas vezes em diversos concursos até conseguir a sua aprovação. Falando especificamente do concurso da SEFAZ-SC eu não posso falar de você porque isso depende da análise de vários fatores...mas o que eu posso dizer é: se você não tem como único foco morar em Santa Catarina, mas sim, ser Auditor Fiscal em qualquer Estado (ou pelo menos em outras UF´s) e até mesmo a Receita Federal, independentemente de conseguir estudar tudo para o concurso do ICMS-SC você automaticamente estará se preparando para outros concursos da mesma área que devem sair muito em breve.... Essa é uma das grandes vantagens de estudar para concursos da área fiscal, onde enquanto você se prepara para o cargo de Auditor de vários Estados ao mesmo tempo, você estuda ao mesmo tempo para o concurso da Receita Federal e concursos municipais, além do cargo de analista tributário. Então só vejo chances de você ganhar com isso... Espero que de tudo certo na sua jornada. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Forte abraço e bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 22/07/18 às 13:59
  • PROFESSOR, pensei muito antes de te escrever, pois não quero que pense que não sou comprometida com meus estudos...o então que nessa altura do campeonato (três anos de estudo para carreiras jurídicas/magistratura) não tenha ainda em mente o que realmente quero para minha vida profissional.. sonho em ser juíza , mas esse sonho está literalmente acabando comigo, físicamente, mentamentel, financeiramente...Não estou a procura de uma formula magica, apenas um conselho devido a tua experiência no ramo dos concursos. Vale a pena investir , estudar algumas matérias totalmente diferente do que já venho estudando, mergulhar de cabeça no concurso de Auditor Fiscal de Santa Catarina? pergunto, pois não estou conseguindo resultados nas provas que venho fazendo, só de pensar que essa primeira fase já está acabando com o meu emocional (sempre triste...até um pouco deprimida) acho que não dá mais pra mim.... O fato de estar precisando desesperadamente do retorno financeiro até cogito em fazer concurso para analista, não que esteja menosprezando tal concurso, sei que não existe concurso fácil, também sei da real concorrência, mas não é o que realmente tinha em mente ...é 'só por causa do financeiro mesmo...Bom só que antes de partir pra carreira de analista, comecei a cogitar em fazer um concurso na área fiscal, estudar as matérias novas pra mim não é problema,em razão da grande quantidade de matérias que o edital para magistratura exige, só que amargando tantas derrotas, o fato de estar precisando muito do retorno financeiro...me sinto perdida e desestimulada pra continuar a rever o mesmo edital...talvez mudando o foco, começo acreditar que as vezes aquilo que acreditamos que é pra ser não é pra ser (entende?). Uma vez alguém me disse que devemos ter um plano B... NUNCA COGITEI, MAS DEVIDO AOS ULTIMOS ACONTECIMENTO EM MINHA VIDA ATÉ PENSO NO PLANO"D, E, F, EM TODO ABECEDALHO, kkkkk, Bom professor ...desculpe tomar seu tempo... uma das coisas que me fez também pensar na área fiscal, AMOOO TRIBUTÁRIO...quando sobrar grana penso em fazer mestrado, doutorado nesta área ...não custa sonhar... pessoas sonha com casa... carro... eu sou com os mestrados, doutorados da vida, é o que me move, me deixa feliz, UM Grande Abraço , obrigada TATIANA
    TATIANA PICCA ALVES em 19/07/18 às 12:55
  • Boa tarde Bruno...   Obrigado pela participação e pelos elogios.   Forte abraço e bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 25/04/17 às 14:48
  • Excelente, Vibrei com o post. Parabéns !!!
    Bruno em 02/04/17 às 14:01
  • Cara Karina....acho que podemos ter boas notícias em breve....estou terminando o roteiro de um video que devo publicar ainda esta semana no meu canal do youtube sobre o concurso do ICMS-SC....Se tiver interesse, se inscreve lá que assim que eu publicar você será informada: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Lá tem também alguns outros vídeos que estou publicando com algumas dicas de estudo. Espero que ajude. Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 26/03/17 às 17:18
  • Cara Tatiane....acho que podemos ter boas notícias em breve....estou terminando o roteiro de um video que devo publicar ainda esta semana no meu canal do youtube sobre o concurso do ICMS-SC....Se tiver interesse, se inscreve lá que assim que eu publicar você será informada: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Lá tem também alguns outros vídeos que estou publicando com algumas dicas de estudo. Espero que ajude. Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 26/03/17 às 17:18
  • olá.. bom dia.. Meu caso é parecido com o da colega acima... Estudei para o INSS, fiquei como excedente.. quase impossivel ser chamada.. E então comprei tbm o material de Auditor RFB do Estratégia.. Desde então venho estudando para área fiscal. Fiquei muito empolgada qdo vi um anúncio de que teria concurso ICMS_SC no segundo semestre.. como sou da região de criciuma SC me interessei muito mesmo.. Continuo nos estudos da RFB, acho que qdo abrir ICMS terei que acrescentar algumas matérias locais.. legislação.. Fiquei muito interessada... Na espera pelo concurso...
    tati em 15/03/17 às 08:42
  • Obrigado Caro Leandro...todos somos fruto daquilo que colhemos. Forte abraço!!!
    Thiago Cabral em 01/03/17 às 12:14
  • Olá karina, tudo bem? Previsão mesmo não há. O que posso te afirmar é que o nosso Sindicato tentou que tivesse um concurso esse ano mas não conseguiu. Desta forma, estamos brigando para que tenhamos um novo concurso no próximo ano, já que temos muitas vagas disponíveis e um número razoável de fiscais da ativa já com tempo para se aposentar. Acredito que em 2018 teremos boas notícias. Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 01/03/17 às 12:13
  • Oi Thiago, Tudo bem? Li este post quando estava entrando pra fazer a prova do ministerio da saude, aqui em Floripa. Comprei o curso do estrategia pra Auditor da RFB, mas como passar do tempo achei que seria bem interessante, já que tenho dois filhos, tentar o concurso para o ICMS-SC. Vi que o ultimo concurso que aconteceu foi este que você passou.Como tu esta dentro do orgão, sabes se existe previsão para este concurso em breve? Obrigada, Karina.
    Karina em 25/02/17 às 09:03
  • Parabéns pelo empenho e foco nos seus sonhos! Você é um grande merecedor do que está colhendo. Abraço
    Leandro em 17/02/17 às 22:11