RECURSOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS MINISTÉRIO DA FAZENDA (QUESTÕES 8, 13 E 37)
Concursos Públicos

RECURSOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS MINISTÉRIO DA FAZENDA (QUESTÕES 8, 13 E 37)

Gente!

Após análise da prova de Conhecimentos Pedagógicos do Ministério da Fazenda, percebi que a ESAF tinha uma intenção clara: esgotar todos os itens do Edital. ☺

Seguem questões que entendo serem passíveis de recursos, para alteração e/ou alteração de gabarito. Fiz os comentários, baseados nas análises, mas peço que ao enviarem as questões, alterem o texto (sem alterar o sentido), para a banca não achar que rolou um control c generalizado e desconsiderar todos os recursos.

E lembreM-se: concurso é ATÉ passar. Um dia de reflexão e volte para a luta!
FOCO.

https://www.facebook.com/FernandaLimaConhecimentosPedagogicosParaConcursos?ref=hl

Questão 8:
A Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de2006, deu nova redação aos arts. 7o, 23, 30, 206, 208,211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Atodas Disposições Constitucionais Transitórias. Analise eclassifi que como V (Verdadeira) ou F (Falsa) as alteraçõespropostas pela nova redação que deram origem aoFundeb.

( ) Valorização dos profissionais da educação escolar pública, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público.

( ) Piso salarial profi ssional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.

( ) Manutenção, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, de programas de capacitaçãodocente voltados para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior.

( ) Oferta de educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade.

( ) A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.

Assinale a sequência correta.
a) F, F, F, F, V
b) V, V, F, V, V
c) V, V, V, F, F
d) F, V, F, V, F
e) V, V, V, F, V
GABARITO OFICIAL: LETRA C.
Solicito alteração do gabarito para letra B tendo em vista que:
A oferta de educação infantil, conforme prevê a e LDB contempla crianças de 0 a 5 anos. A questão afirma que a oferta de educação infantil, em creche e pré escola, às crianças até 5 anos, induz o candidato ao erro, visto que a informação está contida na Lei. Embora, não explicite, é correto supor que essa educação infantil vai até os 5 anos.

O salário educação é considerado como fonte adicional de financiamento e contribuição social, tendo as empresas como fontes contribuintes de acordo com o artigo 212 da Constituição Federal.

Questão 13
13- A declaração do Direito à Educação aparece no artigo 6o: “São direitos sociais a educação, […] na forma desta Constituição”,em que pela primeira vez em nossa história constitucional, explicita-se a declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a educação. A respeito dos artigos da Constituição que garantem e
determinam a oferta de ensino, visando ao direito social à
educação, assinale a opção incorreta.

a) No artigo 205, afirma-se: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família.” O artigo reforça a afirmação feita no preâmbulo da questão, reafirmando um dos direitos sociais.

b) O artigo 206 garante a gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais, isto é uma inovação, visto que a educação é assegurada em todos os níveis na rede pública.

c) O artigo 207 detalha o Direito à Educação determinando a garantia de ensino fundamental obrigatório e gratuito e progressiva extensão da gratuidade e obrigatoriedade do ensino médio.

d) O inciso V do artigo 206 trata das garantias e da forma de ingresso na carreira dos profissionais da educação escolar, sendo exclusivo por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas. (Redação dada pela Emenda Constitucional n. 53, de 2006).

e) O inciso VIII do artigo 206 se refere ao piso salarial profissional nacional para os profi ssionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal e foi incluído pela Emenda Constitucional n. 53, de 2006.

GABARITO OFICIAL: LETRA C
Solicita-se a ANULAÇÃO da questão visto que nela, constam duas respostas incorretas. O item B também deve ser considerado incorreto, pois de acordo com o artigo 206 da constituição é garantida a gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficias, porém não se trata de uma inovação, visto que a educação não é asegurada em todos os níveis da rede pública. A banca utilizou a palavra NÍVEL de forma arbitrária. Os níveis de educação são: educação infantil, ensino fundamental e médio.

QUESTÃO 37:
Entre as garantias previstas na atual Constituição Federal Brasileira para o cumprimento do dever do Estado com a educação, é incorreto afirmar:
a) educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.

b) acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

c) atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

d) atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, em escolas adequadas a essa finalidade.

e) oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
GABARITO OFICIAL: D
Solicita-se a anulação da questão, por constar dois itens incorretos, pois de acordo com a Emenda Constitucional 53 de 2006 – IV ‘’ educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade”, contrariando a afirmação da letra C, tida como correta.

Boa sorte, Gente!

Fernanda Lima

Fernanda Lima

Pedagoga formada pela UnB - Universidade de Brasília, Especialista em Docência do ensino superior e atualmente estudante de Letras da UnB. Dedica-se ao ensino dos Conhecimentos Pedagógicos para Concursos após ter logrado êxito em diversos concursos como: orientação educacional, secretaria de Educação, Codevasf, BRB, Caixa Econômica. Foi empossada no Ministério da Justiça em 2009 quando logrou êxito no concurso para Pedagoga (5o lugar). Atualmente é empregada pública da Caixa Econômica Federal:)

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados