Concursos Contabilidade: vagas previstas para Contador (ATUALIZADO)
Gabriel Rabelo

Concursos Contabilidade: confira as principais oportunidades previstas para Contador

Olá, Meu nome é Gabriel Rabelo, sou Professor de Contabilidade aqui do Estratégia Concursos!

Sabemos que o mercado de trabalho muitas vezes não é tão acolhedor para aqueles que acabam de se formar, não é mesmo?! o que atrai muita gente para os chamados concursos públicos.

Eu mesmo comecei a prestar concurso aos 18 anos de idade, e aos 21 tive a sorte de ser aprovado para Auditor Fiscal. Nem sequer passei pela etapa de trabalhar na iniciativa privada e não me arrependo, já que tenho uma grande felicidade na profissão escolhida.

Se você, portanto, já concluiu a faculdade, fez o CFC e deseja uma vaga no serviço público, deve começar a se preparar o quanto antes!!

Pensando nisso, a equipe do Estratégia Concursos preparou uma lista com as principais oportunidades para que você, concurseiro, consiga se organizar e se preparar da melhor maneira possível e sair na frente rumo aos seus sonhos.

Concursos Contabilidade – Editais previstos

Vagas para Contador

TJ TO – o órgão já definiu a banca organizadora do concurso. A instituição escolhida foi o Cespe/Cebraspe. Inclusive, o número vagas ofertadas já foi divulgado. Serão 13 vagas para Contador.

CGE AL – Foram aprovadas 10 vagas para contador. A remuneração inicial ainda não foi confirmada pelo órgão, pois a discussão sobre este detalhe ainda segue em debate no Legislativo.

CURSOS REGULARES PARA CONTADOR

Vagas para Auditor de Controle

MP PI – o Ministério Público do Piauí definiu a banca organizadora do seu próximo concurso. O Cespe/Cebraspe foi o escolhido. As vagas serão para o cargo de Auditor de Controle Interno.

CGE CE – a comissão organizadora do certame já está formada. O concurso deve oferecer 25 vagas para o cargo de Auditor de Controle Interno.

TCM RJ – o órgão tem previsão orçamentária para os anos de 2018 a 2021 para contratar 13 servidores.

TCDF – foi publicado o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019 e nele consta a reserva de 37 vagas para nível superior.

Vagas para Auditor Fiscal

Sefaz BA – foi publicado no Diário Oficial da Bahia a formação da comissão do concurso. Estão previstas 60 vagas para Auditor.

Sefaz RS – o órgão formou comissão organizadora que vai acompanhar o concurso que terá vagas para o cargo de Auditor Fiscal. Serão ofertadas 50 vagas.

ISS Fortaleza – está prevista a realização de novo concurso com a previsão de vagas para Analista do Tesouro Municipal e Auditor do Tesouro Municipal.

ISS Campo Grande – a PUC/PR foi escolhida para organizar o certame. O número de vagas ainda não foi divulgado pelo órgão.

ISS Manaus – foi formada uma comissão para que a Prefeitura de Manaus realize concurso. Há uma expectativa de que o edital traga vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos.

Sefaz AC – concurso foi anunciado pelo governo. O certame será para provimento de vagas nas áreas do administrativo e da auditoria fiscal.

Sefaz SE – concurso autorizado para auditor técnico de tributos. São previstas 5 vagas imediatas para Nível Superior. Banca a definir.

Sefaz RR – o concurso foi autorizado depois de ser constatada a necessidade imediata de cinco novos Fiscais de Tributos Estaduais (FTE) e mais 28 vagas para contratações no período de quatro anos.

Sefaz AL – a solicitação foi encaminhada à Procuradoria Geral do Estado para que seja realizado um concurso. O concurso será autorizado desde que entre nos limites da LRF.

Sefaz SC – ficou definido que caso o concurso seja aprovado, ele deverá ofertar no mínimo 40 vagas para Auditor Fiscal da Receita Estadual. A solicitação segue em andamento.

ISS São Paulo – há um processo protocolado solicitando a abertura de um novo certame para a carreira de Auditor Fiscal Tributário (AFTM).

Órgãos Federais

STN – a abertura de concurso foi solicitada ao MPOG. O desejo do órgão é ofertar 70 vagas para os cargos de Técnico de Finanças e 30 vagas para Analista de Finanças.

CVM – a Comissão de Valores Mobiliários encaminhou pedido ao Ministério da Fazenda com 30 vagas para Analista, 16 para Inspetor e 82 para Agente Executivo.

BACEN – foi protocolado um documento solicitando abertura do concurso com 990 vagas, sendo 800 previstas para candidatos com formação em Nível Superior.

AGU – certame foi autorizado. Está prevista a oferta de 100 vagas. Entre elas, é possível que haja vagas para o cargo de contador.

INPI – o certame já possui autorização do Ministério Público. Serão ofertadas 360 vagas para cargos de nível superior. Entre elas, vagas para quem é formado em Contábeis.​

Órgãos que tiveram vagas para contador no edital passado

TRT BA – o órgão já possui comissão formada e agora estuda escolha da banca. Existe a possibilidade de ser ofertadas vagas para o cargo de contador.

TRT DF – órgão estuda viabilidade de novo certame. Por enquanto, há previsão de vagas para a área da saúde. O último edital teve vagas para contador.

TJDFT – a validade do último concurso inspirou. Com isso, está sendo discutida a possibilidade de um novo certame com 212 cargos vagos. É possível que entre eles esteja a oferta de vagas para contador.

TJ RR – foi publicada, no Diário de Justiça Eletrônico do Estado, a Portaria que constituiu a comissão para realização do próximo concurso. Provimento de vagas em cargos de nível superior, médio e fundamental com chances de vagas para o cargo de contador.

TRT ES – comissão trabalha no projeto básico do concurso. Existe a possibilidade da oferta de vagas para o cargo de contador.

Dicas de Estudo

São fatores essenciais para a sua aprovação:

1 – Estudar de maneira correta e com dedicação. 

Deixa um tempo do seu dia para estudar e não abra mão de maneira alguma! Organize-se, cronometre o tempo, faça muitas questões.

Estudar finais de semana e feriado é imprescindível!

2 – Não estudar por livros acadêmicos. 

Muitas vezes ainda estamos habituados com os materiais da faculdade e achamos, por conveniência, que são as melhores opções para concurso. Mas, anote com carinho, o que estudamos na faculdade e o que cai em prova são coisas muitas vezes distintas.

Portanto, em que pese o grande apreço que temos pelos livros de tais doutrinadores, em grande parte não tem um bom custo benefício para prestar concursos.

3 – Conheça a banca examinadora que irá realizar a sua prova.

Embora a matéria seja a mesma, cada banca tem o seu estilo de cobrar a disciplina. Uma puxam mais para a literalidade das normas, outras gostam um pouco mais de apresentar diversas contas e pedir cálculo do ativo, passivo, lucro bruto, índices, etc.

4 – Veja se vai cair CPCs na sua prova e qual a extensão.

Nos concursos contabilidade de hoje, é praticamente certo a cobrança de Pronunciamentos Contábeis.

Contudo, muitas vezes apenas pontos genéricos são exigidos, não valendo a pena, em MUITOS CASOS, ler toda a norma diretamente do site. Até mesmo por que a leitura de tais Pronunciamentos é muito técnica.

 5 – Estude com inteligência, leia o edital!

Todo concurso público tem um edital que o rege. Muitas vezes os candidatos se esquecem de ler. O edital é a lei do certame.

Se, por exemplo, há 15 matérias no seu concurso e contabilidade geral tem um peso equivalente a 40%, por exemplo, há dúvidas de que você deve dar uma grande ênfase para essa disciplina?

Curso no Estratégia Concursos

Para quem está se preparando para concursos contabilidade, nós, do Estratégia Concursos, lançamos um curso exclusiva de Contabilidade para Contadores!

Diferentemente dos cursos que ministramos para a área fiscal, esse curso será direcionado exclusivamente para concursos de Contador de Universidade Federais, Empresas Públicas, Institutos Federais, Prefeituras, etc.

Confira aqui os cursos!

E como funcionará? O curso será em PDF + vídeos + professor exclusivo para responder as suas dúvidas. Haverá um foco em bancas menores, como FEPESE, FAURGS, CETRO, QUADRIX, COPS UEL, etc.

Quando falamos menores, estamos nos referindo ao grau de dificuldade das questões e quantidade e tamanho dos concursos que as bancas realizam.

 

Compartilhe:

Gabriel Rabelo

Gabriel Rabelo

Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Contabilidade e Direito Empresarial para Concursos Públicos. Autor do Livro Contabilidade Avançada Facilitada para Concursos. 

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.