Artigo

PC/SP – VUNESP – ATUALIDADES – PROVA RECENTE DA PC/BA – DELEGADO DE POLÍCIA – COMENTADA

Olá pessoal,

Recebi mais uma prova de Atualidades aplicada recentemente pela Vunesp. É a prova de Delegado de Polícia, realizada no último dia 22 de abril.

Com esta banca eminentemente factual é importante acompanharmos as provas recentes para vermos o que o examinador cobrou em Atualidades.

Foram duas questões da nossa disciplina. Seguem os comentários:

 

(VUNESP/PC-BA/2018 – DELEGADO DE POLÍCIA)

A promotora-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou nesta quinta-feira (08.02) a abertura de investigações sobre supostos crimes na Venezuela e nas Filipinas.

O anúncio é a primeira etapa que acontece antes da realização de investigações completas, que podem terminar com acusações do TPI.

(EBC, 08.02.2018. Disponível em <https://goo.gl/cyKveA>. Acesso em: 16.03.2018. Adaptado)

O Tribunal Penal Internacional abriu exame preliminar das acusações de

(A) execuções feitas pela polícia e por grupos de extermínio no combate às drogas lançado pelo presidente das Filipinas e de uso de força excessiva e violência nas manifestações ocorridas na Venezuela.

(B) extermínio do grupo muçulmano rohingyas promovido pelo governo das Filipinas e de prisões arbitrárias de deputados que se manifestaram no Parlamento contra o governo da Venezuela.

(C) violações dos direitos humanos na transferência de etnias nativas por ordem do governo das Filipinas e de repressão militar ao grupo maoísta Sendero Luminoso, responsável por atentados na Venezuela.

(D) deportação, sem amparo legal, de políticos dos partidos de oposição ao governo das Filipinas e de genocídio das comunidades camponesas indígenas em conflitos por terra no interior da Venezuela.

(E) desaparecimento de oficiais militares que se envolveram em golpe contra o presidente das Filipinas e de desrespeito aos direitos dos prisioneiros políticos com anuência do governo da Venezuela.

COMENTÁRIOS:

        As investigações são referentes às acusações de supostos crimes cometidos por forças policiais e de segurança na Venezuela e nas Filipinas.

        Nas Filipinas, o foco da investigação é sobre alegações de que milhares de pessoas foram mortas desde julho de 2016 por “envolvimento no uso ou tratamento ilegal de drogas” no contexto da guerra contra os entopercentes lançada pelo governo. Apesar de algumas dessas mortes terem ocorrido em combates entre ou contra gangues, há a suspeita de que foram cometidos assassinatos extrajudiciais.

        Em relação à Venezuela, serão examinadas as alegações de que tropas do governo teriam usado força excessiva para dispersar e reprimir manifestações, além do abuso a alguns membros da oposição detidos desde abril de 2017.

        Como de costume, uma questão muito pontual da Vunesp, que vai direto no fato. Por isso, os aulões de retrospectiva mensal são muito importantes para um bom desempenho nas provas de atualidades! ? Assista aos vídeos postados no seu curso e leia os pdfs!

        O examinador da Vunesp também tem como característica ficar inventando fatos ou fazendo algumas misturas para confundir o candidato.

        Os rohingyas são uma minoria étnica que moram em Mianmar e são muçulmanos. São alvo de perseguições por parte do governo do país e de budistas, a religião majoritária em Mianmar. Em função disso, centenas de milhares de rohingyas migraram para outros países nos últimos anos, a maioria para Bangladesh.

        O Sendero Luminoso é uma organização guerrilheira maoísta que atua no Peru. A guerrilha foi quase considerada extinta no final da década de 1990, mas reapareceu na primeira década do século XXI, com atuações esporádicas.

          Gabarito: A

 

(VUNESP/PC-BA/2018 – DELEGADO DE POLÍCIA)

I. O presidente Michel Temer assinou nesta sexta (19.01) o projeto de lei que propõe uma modelagem de venda da empresa. A proposta, que ainda será encaminhada ao Congresso, prevê que o governo tenha uma “Golden share”, que dá poder de veto e determina a limitação de 10% do poder de voto para qualquer acionista que detenha participação acionária superior a esse limite.

(Folha-Uol, 19.01.2018. Disponível em <https://goo.gl/9xh5GZ>. Acesso em: 25.02.2018. Adaptado)

A empresa brasileira levantou 2,7 bilhões de dólares na terça-feira (24.01) em sua oferta pública inicial de ações em Nova York, em meio ao aumento do otimismo do investidor com a recuperação econômica brasileira. A listagem é a maior por uma empresa brasileira desde abril de 2013, quando o Banco do Brasil S. A. listou sua unidade de seguros.

(Época, 24.01.2018. Disponível em <https://goo.gl/sJraEf>. Acesso em 25.02.2018. Adaptado)

As empresas a que as notícias se referem são, respectivamente,

(A) Telebras e Azul.

(B) Correios e Ri Happy.

(C) Eletrobras e PagSeguro.

(D) Embraer e Netshoes.

(E) Petrobras e Cosan.

COMENTÁRIOS:

        A primeira notícia se refere ao processo de desestatização da Eletrobras, estatal que o Governo Federal quer privatizar. Cabe ressaltar que o texto do projeto mantém sob o controle da União a usina hidrelétrica de Itaipu e a Eletronuclear, que não podem ser privatizados devido a restrições do Tratado Internacional firmado com o Paraguai e de dispositivo constitucional que determina que a geração de energia nuclear seja monopólio da União.

        A expectativa é de que a tramitação do PL no Congresso seja bastante difícil e demorada, pois há uma forte resistência de parlamentares contrários à privatização da Eletrobras.

        A segunda notícia se refere ao PagSeguro, uma empresa brasileira de meios de pagamento, que realizou uma oferta inicial de ações na Bolsa de Valores de Nova York.

        Gabarito: C

 

Pessoal, para os que ainda não leram, também comentei as provas de Escrivão e Investigador de Polícia desse concurso. Seguem os links dos artigos:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/atualidades-pc-ba-escrivao-gabarito-extraoficial-e-resolucao-da-prova/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/atualidades-pc-ba-investigador-gabarito-extraoficial-e-resolucao-da-prova/

 

Por fim, segue o link do artigo onde comento a prova de Atualidades da Câmara de São José dos Campos, aplicada no último dia seis de maio.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/atualidades-camara-de-sao-jose-dos-campos-gabarito-extraoficial/

 

Você fez alguma prova recente da Vunesp ou de outra banca onde foi cobrada a disciplina de Atualidades? Se fez, envie a sua prova e o gabarito em pdf para o meu email que comento a prova e posto um artigo aqui no site. Email para envio: [email protected]

Bons estudos!

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom professor! Esses comentários ajudam muito. A primeira questão eu teria errado na prova... Hehe.
    Elton John em 18/05/18 às 03:45