Artigo

Atualidades – Câmara de São José dos Campos – Gabarito Extraoficial – Vunesp

Olá pessoal,

Segue o gabarito extraoficial.  A Vunesp cobrou o conhecimento de fatos ocorridos no mês de março de 2018.

Sucesso no concurso!

Leandro Signori

 

46. A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de aumentar os impostos de importação de aço e alumínio pode abalar o comércio mundial e a economia brasileira.

(UOL, 09.03.2018. Disponível em: . Adaptado)

Uma das possíveis consequências da decisão de Trump para o Brasil é

(A) o aumento da produção de aço nacional, devido à demanda de outros países.

(B) uma crise na oferta de aço, diante da escassez do produto no mercado.

(C) o impacto nas siderúrgicas nacionais, que exportam muito para os EUA.

(D) a interrupção da importação de produtos norte-americanos, como retaliação à decisão.

(E) a redução no consumo de petróleo, muito utilizado na produção de aço.

COMENTÁRIOS:

O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA e as vendas para o país representam um terço das exportações brasileiras do produto. Os Estados Unidos estabeleceram uma sobretaxa de 25% para o aço e de 10% para o alumínio importado de outros países. Após o estabelecimento, as taxas foram suspensas para diversos países com a realização de negociações comerciais. O Brasil foi um desses países, mas, em maio de 2018, o governo norte-americano interrompeu as negociações e decidiram aplicar as medidas restritivas. Para o setor de alumínio foi estabelecida a sobretaxa de 10% e para o setor de aço, quotas de importação.

Uma das possíveis consequências da decisão de Trump para o Brasil é o impacto nas siderúrgicas nacionais, que exportam muito para os EUA. Vão exportar menos, com isso arrecadar menos, o que pode levar a demissões de trabalhadores em empresas afetadas.

Gabarito: C

 

47. A eleição na Itália terminou sem que nenhum partido conseguisse maioria suficiente para formar um governo. Agora, cada um vai tentar alianças para que os italianos não precisem voltar às urnas.

(G1, 05.03.2018. Disponível em: . Adaptado)

Em um cenário de incerteza política, a coligação mais votada nas eleições italianas ocorridas no início de março é de

(A) centro-esquerda, favorável ao programa de acolhimento de refugiados e à permanência da Itália na União Europeia.

(B) centro-direita, contrária à recepção de imigrantes resgatados no Mediterrâneo e às medidas de austeridade da União Europeia.

(C) esquerda, favorável à concessão de cidadania italiana a todos os imigrantes e a uma política econômica desenvolvimentista.

(D) extrema direita, favorável à expulsão de todos os imigrantes da Itália e à ruptura do país com a União Europeia.

(E) centro, contrária ao controle mais rígido das fronteiras italianas e às medidas econômicas de ajuste fiscal e redução do Estado.

COMENTÁRIOS:

Nenhum partido ou coligação alcançou maioria suficiente para formar um governo nas eleições italianas de março de 2018. O partido mais votado foi o Movimento Cinco Estrelas (M5S), mas ficou em segundo no resultado geral quando se leva em consideração as coligações. A coligação de centro-direita ficou em primeiro lugar.

O populista M5S e a coligação de centro-direita são contra as políticas de austeridade da União Europeia, e contra receber os imigrantes resgatados no mediterrâneo. Juntos, teriam maioria para governar, mas poderiam ameaçar a permanência da Itália na União Europeia.

As negociações para o estabelecimento de uma coalizão no parlamento, com vistas à eleição do primeiro-ministro podem durar semanas e se não houver acordo, o presidente pode convocar novas eleições, como aconteceu na Espanha em 2015.

Gabarito: B

 

48. Ao divulgar seu balanço, a Embraer fez curta menção às discussões com a empresa americana para combinação de negócios, sem dar mais detalhes sobre as alternativas que estão sendo analisadas. A empresa afirma que “as negociações continuam em andamento e uma eventual estrutura estará sujeita à aprovação do governo brasileiro, dos órgãos reguladores nacionais e internacionais e das duas companhias. Não há garantia de que a referida combinação de negócios venha a ser concretizada”.

(Valor, 08.03.2018. Disponível em: . Adaptado)

A notícia faz referência às negociações entre a Embraer e a

(A) British Airways.

(B) Airbus.

(C) American Airlines.

(D) Bombardier.

(E) Boeing.

COMENTÁRIOS:

A notícia faz referência às negociações entre a Embraer e a Boeing.

Gabarito: E

 

49. A Justiça Federal determinou, nesta sexta-feira, a libertação do empresário Joesley Batista, do grupo J&F. O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, revogou a prisão preventiva de Joesley no processo em que ele é acusado de mentir em seu acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR). O empresário estava preso em São Paulo desde setembro do ano passado. Além dele, o ex-diretor da JBS Ricardo Saud também teve a liberdade decidida.

(Veja, 09.03.2018. Disponível em: . Adaptado)

Entre os argumentos utilizados pelo juiz para revogar a prisão de Joesley Batista, é correto identificar

(A) o excesso de prazo da prisão preventiva.

(B) a ausência de provas no processo.

(C) a negociação de novo acordo com o Ministério Público.

(D) a denúncia de maus-tratos na prisão.

(E) a anulação da delação premiada da J&F.

COMENTÁRIOS:

Como justificativa para revogar a prisão, o juiz Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília alegou o “induvidoso excesso de prazo da prisão cautelar”. Ele também argumentou que o empresário tem residência e atividades fixas, que colabora com as investigações e não tem antecedentes que o desabone.

O empresário Joesley Batista, seu irmão Wesley, também empresário e executivos do grupo J&F firmaram acordos de delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR) em 2017. Um dos pontos mais sensíveis da colaboração veio a público no dia 17 de maio daquele ano: a gravação de um polêmico diálogo entre ele e o presidente Michel Temer (MDB), com uma conversa em termos pouco republicanos sobre interesses do grupo empresarial de Joesley e insinuações sobre pagamento de propina ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ).

A delação do empresário foi o ponto de partida para duas denúncias criminais contra Temer, que fizeram o presidente passar quase cinco meses acuado sob o risco de perder o mandato. O acordo rendeu a Joesley uma desejada imunidade penal contra todos os crimes confessados, que envolviam relações espúrias com mais de 1.000 nomes do setor público.

A situação mudou radicalmente no dia 4 de setembro, quando o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, veio a público anunciar que descobriu que o empresário omitiu fatos importantes de seu acordo de delação, a partir de novos áudios encontrados que mostravam articulações no mínimo indevidas do dono da J&F para obter o melhor acordo possível e evitar a prisão.

Os novos fatos levaram a PGR a pedir a suspensão do acordo de delação e a prisão preventiva de Joesley e Saud, no que foi atendida pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). Posteriormente, um novo esquema levou para a cadeia Wesley Batista: os irmãos foram acusados de, prevendo a hecatombe política a ser causada pela delação, negociarem dólares na bolsa de forma a manipular o mercado, o crime financeiro conhecido como insider trading.

A partir da decisão do juiz Reis Bastos, ambos passaram a responder aos processos em liberdade.

Os acordos de delação de Joesley, Saud e Wesley Batista estão suspensos. A rescisão definitiva ainda depende de decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Gabarito: A

 

50. O país tem um novo leque de armas com capacidade nuclear, incluindo um míssil balístico intercontinental que torna os sistemas de defesa “inúteis”, anunciou o presidente nesta quinta-feira (1o de março). Esse míssil tem um alcance mais longo do que qualquer outro e pode atingir praticamente qualquer alvo no mundo, enfatizou.

(G1, 01.03.2018. Disponível em: . Adaptado)

A notícia faz referência

(A) aos EUA.

(B) à Coreia do Norte.

(C) à China.

(D) à Rússia.

(E) ao Irã.

COMENTÁRIOS:

Em discurso sobre o estado da nação, o presidente da Rússia Vladimir Putin disse que o país conta com um novo leque de armas com capacidade nuclear, incluindo um míssil balístico intercontinental que torna os sistemas de defesa “inúteis”. Esse míssil tem um alcance mais longo do que qualquer outro e pode atingir praticamente qualquer alvo no mundo, enfatizou.
De acordo com Putin, um dos sistemas inclui “mísseis que voam baixo, difíceis de encontrar, com uma rota de voo imprevisível que podem ignorar linhas de intercepção são invencíveis diante de todos os sistemas existentes e sistemas futuros de defesa aérea e contra mísseis”.

Ele também advertiu que Moscou consideraria qualquer ataque nuclear, de qualquer tamanho, contra ele ou seus aliados, um ataque à Rússia que levaria a uma resposta imediata.

Gabarito: D

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.