Artigo

PASSOS DE GIGANTE 135/365

Vamos reprogramar sua mente hoje?

Decolaaaaaaaaaa Águia! Depois de vencer a morte quatro vezes, ontem, nos Passos de Gigante 134 foi o dia de vencer o meu maior medo, a minha maior vergonha. Um segredo guardado há 30 anos foi revelado. Libertei-me da mordaça!

É plenamente possível a qualquer pessoa no Universo vencer padrões limitativos, medos, impedimentos ou qualquer obstáculo no caminho da sua vitória. Você, de todo o meu coração, nasceu para vencer. Todos nós nascemos. Não acredita? Huuuuuuummm.. mais uma vez eu vou te provar.

“Para criar um novo padrão de pensamento, sentimento ou comportamento, você deve primeiro interromper o padrão antigo. Para visualizar isso, pense num CD. Por que ele toca sempre a mesma música? Por que há um padrão invisível gravado em sua superfície.

Assim como é inútil colocar um novo CD ao mesmo tempo que o outro ainda está tocando, é perda de tempo tentar estabelecer um novo padrão comportamental / emocional com o padrão antigo ainda gravado. Em vez disso, no momento em que pegar entrando no padrão, interrompa-o das maneiras mais loucas, exóticas e divertidas que encontrar. É como ouvir uma música que você nunca mais vai querer escutar, ejetar o disco e arranhar vigorosamente a superfície até ter certeza de que nunca mais poderá ouvir aquela “música” de novo”. (ROBBINS, Anthony, pag. 156. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Eitaaaaaaa que o Tony está desatualizado (rs). CD – Compact Disk. É bem provável que o mais novinhos (adolescentes) não saibam o que significa isso, muito menos discman (rs).

É como eu sempre digo… tudo começa pelo bendito pensamento, pois esse é responsável por gerar os sentimentos.

Já os sentimentos, esses criam os comportamentos.

Enquanto os comportamentos, repetidas vezes criam os hábitos.

E esse ciclo fecha de forma perfeita quando você entende que são os seus hábitos os maiores responsáveis pelo seu destino.

Nessa história tem um detalhe, embora eu o considere óbvio. Não tem como você pensar “SOU INTELIGENTE” e “SOU BURRO/IGNORANTE” ao mesmo tempo. Ou ainda “SOU LINDO” e “SOU FEIO”, esses dois adjetivos não cabem dentro do mesmo CD, vamos dizer dessa forma. Você só consegue GRAVAR UM SE APAGAR O OUTRO.

O pior deles para o concurseiro “EU VOU PASSAR” e “EU NÃO VOU PASSAR”, não rola… isso é um conflito, um duelo em que necessariamente VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL pela sua programação mental ou por que não dizer REPROGRAMAÇÃO MENTAL?

Diariamente, há pelos menos dois meses eu coloquei o desafio da leitura de provérbios e, de todo o meu coração, existe um PROPÓSITO GIGANTE nisso.

VOZ DO MAL: ” – Ah… ele quer te converter… ah… ele quer te levar para a igreja… ah ele quer te evangelizar… ah… ele quer isso… ah… ele quer aquilo”.

De coração, eu não tenho a menor intenção de evangelizar ou catequizar ninguém aqui. O meu trabalho aqui no estratégia concursos é bem claro, caso algum de vocês não tenham entendido:

  1. CAPACITAR VOCÊ para descoberta da sua melhor versão;
  2. FAZER você SER aprovado no concurso público dos seus sonhos;
  3. TRANSFORMAR sua vida em algo EXTRAORDINÁRIO ao longo da jornada e por TODA VIDA.

Ao longo de três anos, eu tenho investido em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, pois passar a vida inteira como auditor fiscal iria fazer de mim mais um servidor público como qualquer outro.

Aqui nos Passos, de acordo com as minhas experiências do passado, com o que eu vivo no presente e com aquilo que desejo para o NOSSO BRASIL DO FUTURO, euzinho busco compartilhar os meus conhecimentos.

Não me considero maior e nem menor do que absolutamente ninguém. Quando vejo a espécie humana, olho para cada um de nós como grãos de areia… independentemente dos resultados.

Claro que tenho uma enorme admiração por um grãozinho ou outro (rs), mas impossível ao ponto de fazer acepção de pessoas (tratar as pessoas de forma diferente).

Tudo isso para te dizer que qualquer que seja sua crença, religiosidade ou espiritualidade, permita-se LER A BÍBLIA, pois é um livro que vive aberto no Salmo 91 ou no Salmo 23 em algumas casas ou negligenciado em outras.

É mais fácil negar o conhecimento e ser ignorante uma vida inteira do que ousar ser GIGANTE. Acredite, VOCÊ NASCEU PARA SER GIGANTE! Todos nós nascemos. Cada um no seu quadrado e JUNTOS criando uma SINERGIA COLOSSAL.

As palavras têm poder, em especial, as palavras certas.

É fato que a bíblia é um livro poderosíssimo. Pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal. Na verdade já foi muito usado ao longo da história da humanidade (e continua…) para ambos os lados.

Sendo bem radical, embora não seja muito minha praia… odeio radicalismos ou qualquer tipo de extremismo. A bíblia é uma arma.

Uma arma de fogo, uma pistola pode tanto salvar vidas quanto tirá-las. O gatilho nunca é puxado sozinho, mesmo que a pistola tenha a denominação automática. Ou seja, VOCÊ TEM O PODER, mas o que você faz com ele é RESPONSABILIDADE SUA! 100% SUA! EXCLUSIVAMENTE SUA!

Por que toda essa explicação nos Passos de hoje?

Você já parou um segundo sequer para refletir quanto conteúdo já foi derramado aqui desde os Passos de Gigante 1 até agora… hoje… nesse instante nos Passos de Gigante 135?

O que você tem feito com esse conhecimento? Você o transformou em aprendizado ou ficou em algum canto da casa? ou ficou negligenciado na sua cabecinha? Você fez os exercícios?

Conhecimento sem prática, sem aprendizado NÃO SIGNIFICA NADA! ABSOLUTAMENTE NADA! CUIDADO COM ISSO!

Lembro de um versículo, Mateus 7.26 que diz algo parecido:

“Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia”.

Imagina você e todas as pessoas que você mais ama, imaginou?

Imagina mesmo, por favor… vai lá… se esforça… fecha os olhos e imagina!

Quer ter resultado? Tem que imaginar! Ai! Ai! Ai!

Agora, imagina todo mundo morando numa casinha de areia. Todos estão super felizes.

Fez isso?

É… está tudo muito lindo… maravilhoso… até que na primeira chuva… TUDO VAI POR ÁGUA ABAIXO!

Isso é o que ocorre quando você não trabalha nos alicerces. A base é fundamental. Aqui, eu vejo como essencial a utilização do conhecimento.

Modelo Cognitivo de Beck

Indo mais uma vez naquele livro superpoderoso podemos extrair algo que tem total conexão com os Passos de Gigante de hoje. Lembra da sequência: PENSAMENTOS – SENTIMENTOS – COMPORTAMENTOS – HÁBITOS?

Olha que lindo no livro de Provérbios (leitura diária por toda vida):

1.”Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele…”

2. “Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é…”

3. “Porque, como imaginou na sua alma, assim é…”

Três traduções diferentes do mesmo versículo: Provérbios 23.7.

Alguém ainda tem dúvidas do PODER DA IMAGINAÇÃO e DO PENSAMENTO?

Não adianta, você é o que você acredita SER! Não tem como fugir disso.

Eu SEMPRE dizia: EU ODEIO ESTUDAR. Resultado: um aluno medíocre que só estudava na véspera e exclusivamente para passar de ano. Do contrário, entraria na porrada, levaria surra e ainda ficaria sem presente no aniversário e no natal.

Minha criação foi na base da ameaça… OU VOCÊ FAZ ISSO… OU EU TE ARREBENTO… OU VOCÊ ESTUDA… OU VOCÊ NÃO VAI GANHAR NADA NO NATAL E MUITO MENOS NO ANIVERSÁRIO…

Repeti o padrão ameaçador em alguns dos meus relacionamentos, mas consegui REPROGRAMAR MINHA MENTE e esse é o tema de HOJE: REPROGRAMAÇÃO MENTAL.

Aquele velho CD, DVD, HD, sei lá o que “D”, hahahahaha, SERÁ APAGADO HOJE! Vamos programar novas crenças de identidade (SER), de capacidade (FAZER) e de merecimento (TER).

VOCÊ É O QUE ACREDITA SER!

Se você não acredita em DEUS e muito menos na Bíblia, nem em Jesus, nem em nada, não tem problema, de coração… não tem mesmo. No seu caso irei chamar meu amigo Simba, o Rei Leão.

Quero agradecer a DEUS pela vida do meu amigo Victor (futuro engenheiro). Ele foi usado por DEUS para contribuir de forma grandiosa nos Passos de gigante de hoje.

Hakuna Matata (Passos de Gigante 123), não se preocupe… vai dar tudo certo… disseram Timão e Pumba, nós não seremos devorados. Os nossos problemas irão se resolver… a solução vai aparecer… eu vou aprender… Hakuna Matata.

Do que você tem se alimentado? O que você tem colocado diante dos seus olhos? Com quem você tem andado?

O tempo passou. Você cresceu… talvez até já tenha constituído a sua própria família. Agora você tem um espelho diante de ti. O que você vê?

NÃO RESPONDA!

EU CONHEÇO VOCÊ! EU TE DIGO!

VOCÊ É UM LEÃO, VOCÊ É FILHO DE DEUS! TEM UM REINO TE ESPERANDO!

Tudo o que você viveu até aqui é passado, pega o CD em que estão gravadas todas as suas crenças limitantes e QUEBRA! QUEBRA AGORA!

O que mais importa é como você se vê.

Não adianta você dizer que não é quem eu digo que tu és, pois tem um LEÃO RUGINDO DENTRO DE VOCÊ!

Se você está aqui comigo, JUNTOS, então VOCÊ É ALGUÉM QUE DE TODO O MEU CORAÇÃO FOI CHAMADO PARA VENCER!

Agora sim! Agora… agora mesmo… vá no mesmo espelho… anda… anda… anda… corre… corre… corre… voa… voa… voa… pode ser a própria câmera do celular.

O QUE VOCÊ VÊ?

CRISTÃOS: Você irá ver a imagem do NOSSO PAI. Você irá ver a imagem de DEUS!

NÃO CRISTÃOS: Você irá ver a imagem de um LEÃO ENORME! É VOCÊ!

Percebam o quanto a imaginação pode determinar absolutamente TUDO! Se você se olha no espelho e enxerga um ratinho, ratinho serás. Se você enxerga a REALIDADE, então certamente você VERÁ UM LEÃO!

VOCÊ É UM LEÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

ROAAAAAAAAAAAAGH! ROAAAAAAAARGH!!! ROARGHHHHHH!

Não venha me dizer que você está tendo uma crise de personalidade agora, pois como pode eu te chamar de tantas coisas?

Ora eu te chamo de ÁGUIA, ora de GIGANTE e agora de LEÃO!

QUE DIABOS VOCÊ ESTÁ FAZENDO, RAPHAEL?

Isso é um convite para Nárnia? (rs) História sem fim (para os mais velhinhos como eu) ? Que mundo da fantasia é esse, seu doido?

Amigoooooo…. Amigaaaaa…. Assim como tu pensas tu és!

VOCÊ PODE SER ABSOLUTAMENTE TUDO!

Vamos continuar e acredite… até o final do texto de hoje EU TE GARANTO… Eu vou te provar! VOCÊ TEM TUDO PARA ACREDITAR!

Foco na sua aprovação e agora na transformação da sua vida!

Estamos no Estratégia Concursos, a melhor e a maior empresa de concursos públicos do Brasil. Em alguns segmentos como área Jurídica (Ricardo Torques), Policial (Paulo Bilynskyj) e OAB (Rosenval Júnior) tem crescido como um GIGANTE! Na área fiscal (LuisEduardo), não pairam dúvidas que é o melhor e que tem buscado melhorar constantemente.

Ao longo da trajetória do Estratégia identificamos que além de técnicas de estudo, teoria, exercícios, motivação, trilha estratégica, passos estratégicos, corujinha social, coaching, simulados, aulas gratuitas, webinários… entre tantos serviços FALTAVA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, faltava PNL!

Por isso eu estou aqui, por isso eu fui contratado! O projeto PASSOS DE GIGANTE irá durar 365 dias e é uma exclusividade do estratégia concursos. Agradeço muito ao Ricardo Vale e ao Héber Carvalho pela oportunidade. Esse trabalho ficará como um legado para a empresa.

Se não fosse pelo cargo de Chefe do Cadastro do Estado do Rio de Janeiro, pelos babies que acabaram de nascer e, principalmente, pelos meus pais e sogros que moram no Rio de Janeiro, eu estaria muito mais presente (fisicamente) nos webinários.

FOCO RAPHAEL! FOCO! FOCO! FOCO!

E aê, LEÃO, ÁGUIA, GIGANTE! O vídeo do Simba mexeu contigo?

JÁ ACORDOU PARA REALIDADE?

Se liga na QUEBRA DE EXPECTATIVA com o vovozão do basquete!

Sementinha plantada pelo Victor, meu amigo e aluno TOP do Estratégia Concursos.

O START, a chave de ignição, para reprogramação mental tem sua pedra angular nos pensamentos. Eles são tão poderosos que são capazes de transformar a vida de qualquer pessoa.

Pensa comigo… Quando eu morava na favela do Jorge Turco, eu via traficantes com muita regularidade. Eu morava no pé do morro e os meus tios praticamente ao lado da boca de fumo.

Eu tinha tudo para virar um marginal, meu ambiente era o do crime. Depois que a favela começou a ser invadida pela polícia e os tiroteios se intensificaram, meus pais venderam a casa por uma ninharia e fomos para Coelho Neto.

Quando tinha prova de livro na escola era um inferno, pois eu SEMPRE ODIEI LER! Odiar com força! Até que um dia… e AGORA QUE VOCÊ TEM QUE PRESTAR MUITA ATENÇÃO!

ATÉ QUE UM DIA… Eu repetia minha frase padrão para os professores: EU ODEIO ESTUDAR, EU ODEIO LER… Já na oitava série, quase repetindo de ano, um professor (Juarez, matemática) me disse:

“Tem algo de errado nesse seu discurso Raphael! Muito errado! Você fala que odeia ler, que odeia estudar, mas antes de começar as aulas, nos intervalos, no recreio e depois que termina as aulas, ou seja, O TEMPO TODO EU VEJO VOCÊ COM REVISTAS. Como você não gosta de ler?”

PRONTO! SOCO NA CARA! EU MENTIA O TEMPO TODO PARA MIM MESMO! Eu amava ler, mas odiava estudar.

É que as revistas eram de jogos de videogame. Ação Games, Supergame, Gamepower, Supergamepower e eu ia além… comprava as revistas americanas e sabia de tudo antes de todos. Eu era o rei dos games, ninguém era melhor. Jogos eletrônicos eram a minha vida.

Eu comia jogando, acordava jogando, dormia jogando, respirava jogando… tudo isso para que eu ficasse dentro de casa e não me envolvesse no mundo do crime. Essa foi a interpretação que eu dei para PERDOAR OS MEUS PAIS, QUE EU TANTO AMO, por esse erro na minha criação.

Outra programação mental instalada na minha infância foi:

“Se você não estudar, ficará BURRO, ESTÚPIDO como o seu pai! Já está no seu sangue ser burro, se você não estudar, você será um merda!”

É bom que fique claro que esse discurso disfuncional do Papazinho lindo que eu tanto amo só acontecia quando eu o provocava…. e eu fazia isso o tempo todo. Eu apanhava o tempo todo. Eu era uma peste.

Como pode tudo, absolutamente tudo ter sido alterado? reprogramado?

Deixei de ser burro para ser inteligente.

Deixei de odiar estudar para amar estudar.

Deixei de ser um viciado em pornografia (depois de 20 anos) para ter controle e domínio próprio sobre o meu corpo.

COMO ISSO É POSSÍVEL?

SE LIGA! HORA DA MODELAGEM!

Mudei meus pensamentos. Comecei a mentir para mim mesmo que eu amava estudar e que eu adorava ler. Isso aconteceu depois que meu pai me levou a Madureira e me mostrou um mendigo. Ele disse que eu seria um merda, um zé ninguém se não aprendesse a gostar de estudar.

Ali fez um click… antes de dormir eu começava a criar vários personagens incríveis. No fantástico mundo de Raphael, eu sempre vencia. Eu era sábio, eu passava de ano entre os primeiros e conquistava as princesas mais bonitas.

Não funcionou 100%, pois a única princesa que conquistei foi minha esposa, mãe dos gêmeos, benção de DEUS, meu norte, minha força e minha fraqueza.

E agora você deve estar se perguntando: Como fazer para me imaginar quem realmente quero ser ou imagino ser? Então, acalme-se! Pois foi com a imaginação que você gerou essa rotina de pensamentos, que te levaram a negatividade, da mesma forma você pode transformá-los positivamente.

E é relativamente simples: Comece agora a ter somente pensamentos positivos! Ao passo que quando você gerar os pensamentos negativos, bloqueie-os novamente com os pensamentos positivos até que vire uma rotina de pensamentos positivos que imaginará, então você se tornará o que realmente imagina ser.

Lembre-se sempre: Nossa mente se torna o que fazemos repetidamente.


TREINE! TREINE! TREINE! TREINE! TREINE!

ATÉ QUANDO? ATÉ CONSEGUIR!

ATÉ QUANDO? ATÉ CONSEGUIR!

ATÉ QUANDO?

ATÉ PASSAR!

ATÉ QUANDO?

ATÉ TER UMA VIDA TOP DAS GALÁXIAS!

ESTAMOS JUNTOS!

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do 01 de junho.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhora! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma domingo de REPROGRAMAÇÃO MENTAL NA SUA VIDA! VOCÊ É UM GIGANTE! VOCÊ É UMA ÁGUIA! VOCÊ É UM LEÃO! VOCÊ É O QUE VOCÊ QUISER SER! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Queli, boa noite. Pode contar comigo 100%! Estamos JUNTOS Misturados DEUS Grudado! Vamos voar ainda mais alto! Aos astros e além! AD ASTRA ET ULTRA! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 04/06/19 às 21:16
  • Raphael, Qdo o estratégia fez a pesquisa entre os alunos sobre o que podia ser melhorado é uma das coisas que eu falei foi sobre PNL!! a PNL é fundamental para os concurseiros pois temos crenças limitantes que nem imaginamos que temos!! Eu conheci a PNL, aplico na minha vida e tudo mudou!! Hj tenho minha mente forte, creio em mim, no meu potencial e principalmente que Deus tem um propósito em nossas vidas!! Somos mais que vencedores!! Ótimo conteúdo!! Parabéns pelo grande trabalho que vc vem fazendo!!????????
    Queli em 04/06/19 às 17:35
  • Mariana, boa noite, sou feliz e grato pelo seu feedback. Vou pedir apenas uma coisa para você e todos os demais leitores dos Passos de Gigante: Divulguem! Seja pelas redes sociais (para quem usa)... instagram @lacerdaf3... comentando aqui no estratégia concursos... indicando para um ou mais colegas concurseiros ou não, pois os Passos vão além do concurso... muito além... De coração, muito agradecido pelo carinho! :) Ótima semana!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 03/06/19 às 00:34
  • Leio e releio é tão bom o que você tem feito. Deus o abençoe.
    Mariana em 02/06/19 às 23:50
  • É... realmente caprichei hoje... de onde vem toda essa energia, entusiasmo, amor e inspiração? DEUS... TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE! Eu sou apenas instrumentos nas mãos dele! :) Semana extraordinária para ti e obrigadaço das galáxias pelo feedback! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 02/06/19 às 21:17
  • Mari,boa noite... conte comigo... é como eu sempre falo... eu dou o meu melhor aqui. Meu objetivo é fazer com que cada um de vocês não só tenham aprovação no concurso dos sonhos, mas também tenham a vida transformada. :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 02/06/19 às 21:16
  • Uaaaaaaau, estou muito feliz por ter acesso aos Passos de Gigente. E o de hoje então, sensacional! Indescritível o tanto de conteúdo que está sendo entregue. Obrigada, Rapha. Fica com Deus,
    Mari em 02/06/19 às 15:27
  • Que Passo maravilhoso o de hoje! Emocionante os vídeos, para quem está contagiada com os ensinamentos ao longo dos passos hoje, o de hoje foi das galáxias ???????? Parabéns Rapha! Ótimo domingo!
    Gislaine em 02/06/19 às 15:06