O que você ainda não sabe sobre Concursos Públicos - Dicas de Estudo
Thiago Cabral

O que você ainda não sabe sobre Concursos Públicos – Dicas de Estudo

Há alguns detalhes que sempre passam despercebidos aos concurseiros – até aos mais experientes – que podem fazer toda a diferença na hora de estudar para concursos públicos. Selecionei a seguir alguns destes detalhes para que seja parte da sua preparação. Confira a seguir!

Como são criadas as questões de concursos públicos

Há muitos tipos de questões de concursos públicos e a construção da prova depende do modus operandi de cada banca organizadora e dos aspectos da própria disciplina. Em geral, as questões são de múltipla escolha e não é incomum serem de somatória.

Uma dica valiosa é estudar por questões, utilizando provas antigas e simulados, respondidos ou não, além de questões comentadas, que você acha facilmente na internet. Para não errar mais em questões de concursos públicos, leia esta matéria. E sobre técnicas de resolução de questões já falei neste artigo. Veja a seguir mais algumas dicas.

O que ninguém vê nos editais

Quando o edital sai, é muito comum as pessoas se atentarem às datas limites (de inscrição e provas), detalhes da função, salários e ementa. Porém, é sempre indicado estudar (e não apenas ler) todo o edital. Há informações importantes, por exemplo, sobre o tipo de pontuação adotado que pode fazer toda a diferença na hora de conduzir os seus estudos, ainda mais quando estiver em dúvidas sobre deixar em branco ou responder. Muitas vezes uma opção respondida errada pontua mais que deixar em branco. Em outros casos, é o inverso.

Além disso, há informações sobre recursos e regras gerais que é preciso ficar sabendo. Quanto a ementa das disciplinas, é sempre resumida. Cada tópico se abre em outros menores e é preciso estudar atentamente.

Novidades de concursos públicos

O formato das provas de concursos públicos não muda com muita frequência. Mas nos últimos anos as bancas organizadoras – saiba mais sobre elas aqui – têm inovado trazendo mais questões discursivas – veja mais sobre isso nesta matéria – questões de citações de especialistas (principalmente em Direito), infográficos e imagens (cada vez mais frequentes) e outros recursos que antes não apareciam.

Além disso, questões mais contextualizadas na função e no dia a dia do concurseiro são cada vez mais comuns, bem como as que consideram a atualidade do país e as reflexivas. Desta forma, vale a pena estudar através de outros formatos. Estes novos formatos podem ser usados em suas revisões:

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre o que você precisa saber sobre concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x