Questões Discursivas em Concursos Públicos – 5 dicas para se preparar
Thiago Cabral

Questões Discursivas em Concursos Públicos – 5 dicas para se preparar

As questões discursivas caem em muitas provas de concursos públicos, para o terror de muitos concurseiros e estudantes. Elas exigem conhecimento prévio sobre o assunto, técnica de redação – principalmente discursiva ou dissertativa – capacidade de argumentação, conhecimento da língua, conhecimento sobre a banca organizadora e outros detalhes, que iremos abordar neste texto.

Conheça bem o assunto

O primeiro passo para se preparar e responder questões discursivas em seu concurso público é conhecer bem o assunto. Por isso é importante não negligenciar nenhum assunto ou matéria em seu processo preparatório, nem os que já domina. Conheça bem as matérias, assuntos e seus desdobramentos. Leia os assuntos em mais de uma perspectiva, ou seja, através de mais de um autor. Pesquise atualidades sobre os assuntos, comentários e argumentações especializadas.

questões discursivas

Mas conhecer bem o assunto não basta: faça as suas próprias anotações, as suas perspectivas. É comum as bancas organizadoras usarem questões dissertativas em provas mais técnicas, como por exemplo, que envolvam leis na prática ou contabilidade em determinado contexto. São sempre assuntos complexos e que envolvam soluções práticas, com argumentação. Você pode pesquisá-los previamente e se preparar.

Conheça as técnicas de redação discursiva e dissertação

E como vai a sua prática de redação? Você conhece os diferentes tipos de redações? Nas provas com questões discursivas são usadas técnicas de dissertação ou redação discursiva. Uma resposta é como se fosse uma mini redação, com introdução, que pode ser com uma declaração (afirmativa ou negativa) e, em seguida, a colocação de três argumentos sobre o assunto que serão detalhados no desenvolvimento, e a conclusão das suas colocações. Um parágrafo para cada argumento é o suficiente.

Lembre-se de que a argumentação é a base que sustenta as questões discursivas. Faça parágrafos claros e curtos. Use palavras que conhece e domine também a gramática e ortografia atualizadas (conforme o Novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa).

A prática leva a perfeição nas questões discursivas

O segredo do sucesso para questões discursivas é a prática. Coloque na sua preparação um momento para a prática de questões discursivas, usando como base os assuntos exigidos em editais, as suas atualizações e os argumentos que poderia apontar nas respostas. Utilize exemplos de questões comentadas. Analise exercícios respondidos e seus próprios exercícios.

Analise o anunciado

Não tem como ter sucesso nas questões discursivas sem compreender 100% o anunciado das questões. Por isso, na hora de dividir o tempo de resposta para a prova, deixe reservado um tempo suficiente para a leitura de enunciados. Leia-os mais de uma vez e descubra o ponto central do problema. Nem sempre o que se pede é evidente a uma primeira leitura.

Começo, meio e fim – tudo revisado

Como já disse anteriormente, a estrutura de uma resposta para questões discursivas é começo, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, com argumentos “recheando” e apoiando a sua resposta. Esteja dentro desta estrutura e terá êxito.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre como responder questões discursivas em concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.