Artigo

5 dicas para não errar mais em questões de concursos públicos

Que tal conhecer algumas técnicas para evitar erros durante a resposta às questões de concursos públicos? Há alguns hábitos e técnicas que você pode utilizar ainda em sua preparação para que tenha mais resultados na hora da seletiva. Selecionei 5 atitudes que irão fazer a diferença na sua pontuação. Veja a seguir!

1) Verifique a sua produtividade nos estudos regulares

Um primeiro passo é acompanhar o seu desenvolvimento desde o início dos seus estudos, já que isso irá se refletir na prova. Quantas horas tem estudado por dia ou por período? Quantas questões tem acertado em exercícios e simulados? Qual o seu poder de memorização? Possui horários regulares de estudo? Tem conseguido abordar todas as disciplinas e assuntos exigidos no edital? Quais são as suas maiores dificuldades?

Tenha indicadores da sua produtividade e avalie o seu processo semanalmente, verificando o que tem dado certo e o que precisa de atenção e mudanças. Faça adaptações e seja flexível com a sua preparação. Não tem como acertar um grande número de questões na prova se desde o início não tem tipo resultados nos seus exercícios ou se possui dificuldade em uma das disciplinas. Uma dica é aplicar o estudo por resolução de questões em seus estudos durante toda a preparação – veja mais no vídeo a seguir:

2) Faça a leitura correta da questão em 2 passos

A leitura é o ponto principal na hora de resolver questões de concursos públicos. A dica é dividir a leitura em duas etapas: faça uma leitura exploratória da questão, compreendendo o que é exigido e o que está disposto.

Em seguida, faça uma leitura atenta, uma leitura reflexiva, destacando termos essenciais, fazendo relações entre os argumentos e tirando o maior proveito entre as opções. Depois, caso haja necessidade, repita quantas vezes quiser a leitura atenta.

Começa hoje (segunda, 30/09) e vai até sábado. Clique na imagem para se inscrever. As ferramentas de estudos serão enviadas por e-mail aos inscritos.

3) Destaque a ideia central e relacione com os argumentos

Você irá ganhar tempo quando na sua leitura destacar a ideia central da questão e os argumentos mais prováveis. Mas primeiramente é preciso analisar a questão como um todo, a partir dos dois tipos de leitura mencionados acima. Destaque a ideia central no enunciado e depois os trechos nas opções que, de forma lógica, tenha a ver com o que é pedido.

4) Elimine as opções menos possíveis nas questões de concursos públicos

Elimine as opções que são menos prováveis. Geralmente, são básicas e pouco complexas ou falam de assuntos que não têm muita relação com o enunciado. Fique ainda atento às opções que apresentam erros, considerando o que você estudou sobre o assunto.

5) Matriz SWOT no processo de estudo

A matriz SWOT é uma ferramenta muito utilizada em empresas, para compreender o que está ocorrendo nos processos, afim de melhorar o que está ruim, aprimorar o que está bom, destacar oportunidades e desafios. Como a sua preparação para o concurso público é também um processo que exige produtividade, é importante aplicar este modelo ainda na sua rotina de estudos, indicando principalmente as fraquezas que possui e os desafios e contingências, pois isso se refletirá na hora de resolver questões. Veja na imagem abaixo como funciona:

questões de concursos públicos

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre como evitar erros em questões de concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.