Artigo

Bancas organizadoras de Concursos Fiscais – Quais são? O que esperar?

Conhecer as bancas organizadoras dos concursos públicos é muito importante para qualquer concurseiro. Isso porque, através desta análise, é possível saber o que esperar da seletiva: tipos de questões, objetivo das questões, forma de organização do edital, tipos de recursos, tipos de pontuação, etc. Com isso, o concurseiro pode se preparar melhor para o que estar por vir, sem grandes surpresas no dia da prova.

Como conhecer as bancas organizadoras?

Uma dica para conhecer as bancas organizadoras – ou aquela que será a do seu próximo concurso – é pesquisar as provas do último edital lançadas para o concurso que pretende prestar em que a banca foi responsável. Pesquisar outras seletivas organizadas por esta banca deve ser o segundo passo.

Um terceiro passo poderia ser comparar a forma como a banca organiza as suas provas e edital com outras bancas existentes. Realmente, cada banca organizadora tem seus próprios recursos e objetivos, bem como o seu modo de operar. E você pode conhecê-la antes mesmo da seletiva.

Quais são as principais bancas organizadoras de concursos fiscais?

Não há muitas diferenças entre bancas organizadoras de concursos fiscais e de outros tipos de concursos. A maioria faz todo tipos de seletiva. O que muda mesmo é o modus operandi de cada uma. Entre as principais bancas organizadoras brasileiras estão:


• Fundação Carlos Chagas (FCC) – Realiza concursos federais, estaduais e também municipais. Foca em questões objetivas, mas sem grandes surpresas. Em geral, todos os itens do edital são explorados nas provas. É muito comum em concursos de tribunais.


• Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) – É considerada uma das bancas mais difíceis, inclusive por concurseiros experientes. Foca em questões interdisciplinares de grande complexidade, que exigem paciência. É preciso ter também cuidado com o sistema de pontuação.


• Cesgranrio – Tem nível de dificuldade médio. Tem um perfil parecido com a da FCC. Usa muitas imagens e gráficos nas questões, exigindo mais do candidato o raciocínio e a interpretação.


• Fundação Getúlio Vargas (FGV) – É uma banca imprevisível e sempre foge ao padrão. Foca muito em interpretação e cobra detalhes.


• Esaf – É uma banca das mais exigentes e sempre traz questões polêmicas. As questões são bem elaboradas e complexas. O seu grau de dificuldade é médio para alto. Nem sempre cobra todos os itens exigidos no edital.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre bancas organizadoras de concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.