Artigo

MPMG: publicado o resultado provisório da prova oral

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), divulgou nesta quinta-feira, 30 de julho de 2020, o resultado provisório das notas das provas orais do certame, lançado em 2019.

O concurso com 50 vagas imediatas foi lançado no segundo semestre de 2019, com provas preambulares aplicadas ainda em novembro do ano passado. Após as provas orais, a comissão do concurso deve ainda apurar o resultado da avaliação de títulos, última etapa da seleção. A homologação do resultado final do concurso está prevista para este semestre.

Para ingressar na carreira de Promotor de Justiça é necessário ser bacharel em Direito e comprovar o exercício de três anos de prática jurídica exercida após a colação de grau no curso superior.

O concurso do MPMG é um dos mais concorridos do país e oferta remuneração inicial na casa dos R$ 30 mil. São ao todo cinco etapas: prova preambular, provas escritas especializadas, exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, provas orais e avaliação de títulos.

O certame é historicamente organizado pelo próprio Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com o apoio técnico da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), tradicional banca organizadora de concursos mineira vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Confira abaixo o resultado provisório da prova oral do concurso MP-MG Promotor:

Resultado provisório da prova oral

A prova oral

De caráter eliminatório e classificatório, a prova oral, quarta etapa do LVII concurso MPMG, foi realizada em sessão pública. Os candidatos se submeteram a quatro arguições, focadas em cada um dos grupos temáticos do edital do concurso:

1 GRUPO TEMÁTICO I 
1.1 Direito Constitucional
1.2 Direito Eleitoral
1.3 Direito Administrativo
1.4 Direito Financeiro e Tributário
1.5 Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina. Legislação.)

2 GRUPO TEMÁTICO II
2.1 Direito Penal e Criminologia
2.2 Direito Processual Penal

3 GRUPO TEMÁTICO III
3.1 Direito Civil
3.2 Direito Processual Civil

4 GRUPO TEMÁTICO IV
4.1 Direito Material Coletivo (difusos, coletivos e individuais homogêneos)
4.2 Direito Processual Coletivo

Foram destinados 20 minutos para arguição do candidato por examinador. Para ser aprovado no concurso MPMG, o candidato deveria alcançar nota igual ou superior a 5 em cada grupo temático ou, no mínimo, média geral 6 e nenhuma nota inferior a 4.

Mais informações: MPMG Promotor

Cursos para o concurso MPMG Promotor

O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação no concurso de sua preferência:

CURSO MPMG PROMOTOR

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro de todos os concursos:

Quer ficar em dia com as principais novidades no mundo dos concursos públicos? Confira os principais concursos com inscrições abertas, além de editais previstos para o 2º semestre de 2020 e início de 2021:

Concursos abertos

Concursos 2020

Concursos 2021

Concursos de Direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.