Artigo

Concurso ISS Londrina: questões comentadas de Informática (e de conhecimentos gerais) – Fiscal de Tributos – temos recurso!

Olá amigos e amigas!

Venho aqui para comentar as questões de Informática do concurso ISS Londrina, para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos. Tivemos uma prova interessante, com nossa matéria sendo privilegiada, sendo também cobrada na parte de Conhecimentos Gerais.  Vejamos:

INFORMÁTICA

(C) (E) Considerando o gerenciador de arquivos Windows Explorer, para selecionar TODOS os arquivos de uma determinada pasta (diretório), basta acessar a respectiva pasta e em seguida executar a tecla de atalho Ctrl + A.

Comentários: CTRL + A é comando no Windows Explorer que seleciona todos os arquivos da pasta que se está visualizando.

(C) (E) A tecla de atalho WinKey (botão Windows) + F2 exibe a Ajuda e Suporte do Windows.

Comentários: O comando correto seria WinKey + F1. Winkey + F2 não aciona nenhum comando.

(C) (E) No MS-Word 2007, o formato (efeito) VERSALETE faz com que os caracteres apareçam como letras maiúsculas em um tamanho reduzido. A formatação em versalete não afeta os números, ou seja, quando aplicada nos números não apresenta alteração visível em seu formato original.

Comentários: Questão difícil. O Versalete é o efeito citado na assertiva. É possível ativar esse efeito ao personalizar a Fonte de um texto, clicando com o botão direito do mouse sobre o texto que se deseja obter o efeito. Veja na imagem abaixo como habilitar o efeito Versalete e como um texto com o efeito fica:

Sem título

(C) (E) Considerando o MS-Excel 2007, e a planilha a seguir, ao executar a fórmula contida na célula C5, será exibida uma mensagem de erro para o usuário, pois a célula C3 está vazia.

Sem título

Comentários: Não há problemas para o Excel quando existem células vazias em um somatório, apenas esses campos não contribuem para o somatório. Problema haveria se houvesse texto ao invés de número, por exemplo.

(C) (E) No PowerPoint 2007, para iniciar a apresentação de slides a partir do primeiro slide, basta pressionar a tecla F5.

Comentários: Correto. F5 é o comando que inicia a apresentação de slides, a partir do primeiro slide.

(C) (E)É possível pesquisar um termo de forma mais rápida na Internet, digitando as palavras de pesquisa diretamente na barra de endereço do Google Chrome.

Comentários: No Google Chrome, a barra de endereços também funciona como barra de pesquisa, e ganha-se tempo ao pesquisar diretamente sobre a barra de endereços, ao invés de entrar primeiro em um site de buscas para depois realizar a pesquisa.

(C) (E)Considerando o Sistema Operacional Windows 7 e o navegador Mozilla Firefox, versão 40, em português, para enviar uma página da internet para impressão, basta utilizar a tecla de atalho Ctrl+I. 

ComentáriosCTRL + P é o comando de atalho para a impressão de uma página, estando no Mozilla Firefox.

(C) (E)Considerando o Sistema Operacional Windows 7 e o navegador Google Chrome, versão 44, em português, se, acidentalmente, uma guia foi fechada é possível reabri-la rapidamente, através do atalho do teclado Alt+F4. 

Comentários: Alt + F4 é comando para fechar aplicativos no Windows. Para reabrir uma guia recentemente fechada podemos usar CTRL + SHIFT + T.

(C) (E) Considerando o navegador Mozilla Firefox, versão 40, em português, o modo de NAVEGAÇÃO PRIVATIVA não memorizará nenhum dado pessoal. Isso inclui o histórico de navegação, de pesquisa, de download, de formulários, cookies e arquivos temporários. No entanto, os arquivos baixados e os seus favoritos serão mantidos.

Comentários: Essas características são válidas para os principais navegadores do mercado.

(C) (E) Hotspot WiFi indica um local onde é possível ter acesso à internet, porém o acesso sem fio não é suportado. São encontrados geralmente em locais públicos como bibliotecas, cafés, restaurantes, ambientes educacionais, hotéis e aeroportos.

Comentários: Hotspot WiFi é justamente acesso sem fio. Se não houvesse este equívoco, a sentença estaria correta.

CONHECIMENTOS GERAIS

(C) (E) Um computador é um elaborado sistema de satélites e outros dispositivos que tem como função única e básica prestar informações precisas sobre o posicionamento individual no globo terrestre.

Comentários: Temos uma ótima definição de GPS na questão. As questões a seguir definirão o computador com mais propriedade.

(C) (E) Um computador é um sistema que consiste em vários componentes que trabalham em conjunto. Os componentes físicos, que se pode ver e tocar, são coletivamente chamados hardware.

Comentários: “Hardware é o que se chuta, software é o que se xinga“. Você não pode ter errado essa, rs.

(C) (E) Em um computador, o Windows Explorer é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.

ComentáriosQuestão controversa! Para instalar um programa, via de regra, executamos um arquivo executável que nada mais é do que um instalador. O instalador coloca os arquivos nas pastas adequadas, bem como inclui alguns registros no Windows, para que o mesmo funcione corretamente. PORÉM, é comum acionarmos o instalador navegando pelo Windows Explorer para encontrar este arquivo. Seria isso “utilizar o Windows Explorer para instalar programas”? Complicado…

Aos que desejarem, sugiro elaborar um recurso dizendo que, ao navegar pelo Windows Explorer para encontrar um arquivo instalador de um programa, quem instala o programa efetivamente é o arquivo instalador. A redação da questão possibilita múltiplas interpretações, inclusive a interpretação que o Windows Explorer seria um programa que instala outros programas, o que não é verdade. Pela má redação da questão, creio que ela deveria ser anulada. Mas não é um recurso 100% certo.

(C) (E) Um computador pode possuir inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

Comentários: Correto. E muito mais!

(C) (E) Um computador é composto principalmente por software que é o conjunto de programas, instruções e regras informáticas, e também pelo hardware que é o conjunto de componentes físicos, ou seja, tudo o que podemos tocar.

Comentários: “Hardware é o que se chuta, software é o que se xinga“. Mais um item pra nossa conta.

Enfim, considerei uma prova de bom nível, que premiou os nossos alunos, permitindo-lhes concentrar esforços nas matérias mais pesadas durante a prova.

Visualizei um único recurso a ser apresentado, com médias possibilidades de sucesso.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • As questões 36,37,38,39,40 nao faziam parte do conteúdo programático de Conhecimentos gerais, de acordo com a Retificação do edital!
    Muhammad em 10/11/15 às 10:00
  • Victor, na prova fiquei com dúvida na questão 40 e acabei deixando sem resposta. Segue recurso que elaborei. O que acha? O gabarito preliminar aponta como CORRETO a afirmação: (C) (E) Um computador é composto principalmente por software que é o conjunto de programas, instruções e regras informáticas, e também pelo hardware que é o conjunto de componentes físicos, ou seja, tudo o que podemos tocar. Entretanto, a maneira como foi elaborada a frase, dá ênfase ao software, pois diz: “um computador é composto PRINCIPALMENTE por software ... , e também pelo hardware” Segundo o dicionário Michaelis, PRINCIPALMENTE: adv. De preferência; em específico; em que há ênfase: todos deverão sair principalmente mulheres e crianças Não existe computador sem hardware. Nas fontes consagradas de informática não existe justificativas para considerar o Software mais importante que o Hardware ou vice-versa. O que existe é a definição do principal componente de um computador: a CPU (Unidade Central de Processamento), que é hardware. Como a questão utilizou o advérbio “PRINCIPALMENTE” para qualificar o Software como mais importante que o Hardware em um computador, tornando a questão ambígua, não podendo concluir se a mesma versava apenas sobre conceitos básicos de software e hardware ou a comparação sobre a importância desses para o computador, solicito a anulação da questão 40.
    Wagner em 09/11/15 às 21:11