Artigo

Compreensão e Interpretação de Textos: 5 Dicas Essenciais

O assunto “compreensão e interpretação de textos” é um dos mais cobrados em provas de vestibulares e concursos públicos em todo o país. E digo mais: a compreensão e interpretação de textos é fundamental para que você consiga se sair bem em provas de qualquer disciplina!

Por isso, separamos 5 (cinco) dicas para que você possa ter um melhor desempenho nas provas que cobrarem compreensão e interpretação de textos.

As 4 (quatro) primeiras dicas são voltadas para posturas que devemos ter, na maioria das vezes, durante nossa preparação, embora algumas também se apliquem no momento da prova. Já a quinta e última dica é essencial para ser aplicada na prática, no momento em que você estiver fazendo a prova.

1- Tenha o costume de ler

Você com certeza já deve ter ouvido falar que, para escrevermos bem, devemos também ler bastante. E isso não é diferente quando falamos a respeito de compreensão e interpretação de textos.

Quanto mais você ler sobre um tema, mais facilidade e velocidade terá para responder questões sobre ele. O costume da leitura fará com que cada vez mais você tenha conhecimento de palavras e expressões novas, o que irá ajudar muito caso o examinador coloque sinônimos desconhecidos na sua prova.

Busque sempre ler tudo o que tiver à disposição, e não somente o material de estudo. É possível aprendermos até mesmo com panfletos de marketing. Ao ler um panfleto, reflita o motivo pelo qual o redator utilizou aquela determinada palavra ou aquela expressão. Pense qual o objetivo da propaganda estar escrita naqueles exatos termos.

Portanto, procure ler tudo que puder. Nunca será demais e você perceberá o quanto esse hábito é extremamente enriquecedor para a resolução de questões de compreensão e interpretação de textos.

2- Leia com um dicionário próximo

Como já adiantamos no tópico anterior, você irá se deparar com diversas palavras e expressões novas ao adquirir o hábito de ler constantemente. Por isso, é importante saber lidar com essas palavras desconhecidas.

A primeira dica é ler o texto inteiro e marcar todas as palavras que você não souber. Ao realizar a leitura completa do texto, será possível ter uma noção inicial do assunto que está sendo abordado. Após isso, tente entender, pelo contexto, as palavras que não souber.

Compreensão e inter
Compreensão e interpretação de textos – a importância do dicionário

Depois disso, procure as palavras em um dicionário e tente trocá-las por alguma outra que conheça. É muito importante que você faça a busca por sinônimos dessas palavras, não somente para a resolução das questões de compreensão e interpretação de texto, mas também para aumentar o seu vocabulário, o que fará uma enorme diferença em provas dissertativas.

Enriquecer seu vocabulário será uma grande vantagem para não perder tempo em questões de compreensão e interpretação de textos.

3- Leia pausadamente

Não tenha pressa neste primeiro momento da leitura. Leia com calma e atenção. Assim, você evitará ter que reler o texto por muitas vezes. Essa dica é muito importante, pois é nessa etapa que você irá explorar o texto.

Tente entender a linguagem adotada pelo autor, bem como as palavras e expressões utilizadas. Questione o texto e faça perguntas para si próprio a respeito do que acabou de ler (abordaremos melhor o tema no tópico seguinte).

Outro ponto importante para conseguir responder às questões de compreensão e interpretação de texto é procurar possíveis erros gramaticais, pois podem ser objeto de questões logo após o texto. No tópico 5, veremos um exemplo dessa dica na prática.

4- Questionar cada parágrafo é fundamental na compreensão e interpretação de textos!

A quarta dica para você mandar bem nas questões de compreensão e interpretação de textos consiste em um treino constante que você deverá realizar ao estudar.

Compreensão e interpretação de textos - a importância de questionar cada parágrafo
Compreensão e interpretação de textos – questionar cada parágrafo é importante

Leia atentamente cada parágrafo e tente fazer um resumo (mentalmente ou, até mesmo, no canto da prova) a respeito do que aquele parágrafo quer dizer. Tente extrair qual é a informação essencial que temos ali.

Após isso, faça perguntas relativas ao conteúdo escrito no parágrafo que acabou de ler. Veja se as informações estão fazendo sentido e se a história está se conectando. Essa prática irá, com certeza, auxiliar você no que diz respeito a compreensão e interpretação de textos.

5- Leia as questões antes do texto

A nossa última dica para responder a questões de compreensão e interpretação de textos deverá ser aplicada na prática, ou seja, durante a realização da sua prova.

Ao se deparar com questões de interpretação de textos, você verá na prova que o examinador trará um texto e, muito provavelmente, irá dizer quais questões deverão ser respondidas baseadas naquele texto. Vejam abaixo o exemplo extraído da última prova de concurso para Auditor Fiscal ISS de Guarulhos:

Compreensão e Interpretação de Textos - Prova ISS - Guarulhos 2019
Compreensão e Interpretação de Textos – Prova ISS – Guarulhos 2019

Neste caso, a dica consiste na leitura das questões de 03 a 07 antes de ir diretamente para o texto. Fazendo isso, será possível ter uma ideia do que será exigido e, assim, você deverá focar diretamente nos pontos que leu, evitando a releitura excessiva do texto e economizando tempo.

Agora vejam, por exemplo, as perguntas de número 04 e 06:

Compreensão e Interpretação de Textos - Prova ISS - Guarulhos 2019
Compreensão e Interpretação de Textos – Prova ISS – Guarulhos 2019

Neste exemplo, vemos algumas das nossas dicas na prática. Na questão 04 vejam a importância de pesquisar palavras novas e sinônimos no dicionário.

Já na questão 06, podemos ver a relevância de ler o texto pausadamente, com atenção e buscando erros gramaticais. Essas dicas ajudarão muito seu desempenho quando o assunto for compreensão e interpretação de texto.

Tipologia Textual

Regência Verbal e Nominal

Como estudar para o ENEM

Como estudar para Concursos

Como estudar Português para concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ajudou-me imenço
    Francisco Acencao Fernandes em 03/11/20 às 07:32
  • Muito obrigada por esse conteúdo!
    Gizelli Altair de Almeida Valdambrini em 24/05/20 às 20:50
  • Muito bom! ❤️
    Nandara em 30/03/20 às 13:27
  • bom entendi um pouco.
    William will em 07/11/19 às 13:36
  • grato amigo pelo conteúdo; ajudou eu e meu filho.
    Pedro (filho) e Cleberson (pai) em 06/11/19 às 18:44
  • Show.
    Edivar em 12/08/19 às 19:25
  • Ótimas dicas, obrigado.
    Daiana em 28/07/19 às 08:01
  • Obrigado mestre! Top
    Josué Shin Lian Liu em 16/07/19 às 16:56
  • legal
    laura em 15/06/19 às 11:31
  • Sensacionais suas dicas Mestre!!! Parabéns e muito obrigado!!
    Vitor Cam em 09/06/19 às 16:47