Artigo

Tipologia textual: Saiba como identificar os 4 principais tipos de texto!

O assunto do artigo de hoje é de suma importância para a sua preparação para concursos públicos. A tipologia textual está presente tanto nas provas de língua portuguesa quanto nas redações.

Iremos apresentar as principais características de cada tipologia textual para evitar que você caia em pegadinhas durante a sua prova.

1- Qual é a diferença entre a Tipologia Textual e o Gênero Textual?

Resolvemos iniciar o artigo já trazendo uma das dúvidas mais comuns: a diferença entre tipologia textual e gênero textual.

O Gênero Textual está relacionado a um contexto histórico e cultural e são diversos os exemplos, como uma carta, e-mail, receita culinária, telefonemas, etc.

Por outro lado, a Tipologia Textual se relaciona com a estrutura, o conteúdo e a forma como um texto se apresenta, e os quatro principais tipos que abordaremos são os seguintes:

  • Narração;
  • Dissertação;
  • Descrição; e
  • Injunção.

Depois de conhecer melhor a diferença entre tipo e gênero textual, vamos ver as características de cada uma das quatro principais tipologias textuais.

2- Narração

Tipologia Textual – Narração

A narração é uma tipologia textual muito conhecida. Trata-se, de maneira singela, de uma história contada por um narrador, a qual é construída em torno de um ou mais personagens, em um determinado local e em um determinado tempo.

Ao ler uma narrativa, sempre encontraremos uma sequência lógica sendo apresentada para o seu leitor.

Em um primeiro momento, há uma introdução, apresentando os personagens, o lugar em que ocorre a história e em determinado tempo.

Após o momento introdutório, essa tipologia textual apresentará uma situação conflitante, momento em que normalmente há o suspense. E, assim, a narrativa chega a um momento de clímax, o qual costuma prender a atenção do leitor pelo desfecho do enredo.

Por fim, há o desfecho da história, encerrando o suspense apresentado no decorrer da narrativa.

3- Dissertação

Dissertação - tipologia textual
Dissertação – tipologia textual

A dissertação é extremamente utilizada no dia a dia. Trata-se de uma tipologia textual que objetiva expor, analisar e defender uma tese ou ponto de vista acerca de um determinado assunto.

Além disso, essa é a tipologia mais cobrada em provas de vestibulares e concursos públicos, pelo fato de explorar a fundo o conhecimento do examinando. Numa dissertação, o aluno terá que organizar, em estruturas lógicas, um texto apresentando seu ponto de vista a respeito de um determinado assunto.

Por conta dessas características, a linguagem utilizada nessa tipologia textual costuma ser objetiva e com baixíssimo grau de pessoalidade, uma vez que o objetivo não é o autor, mas sim o assunto que está sendo explorado.

Por isso, é muito comum ouvirmos falar que a dissertação é dividida em três estruturas lógicas: a introdução, o desenvolvimento e uma conclusão.

Vamos entender um pouco cada etapa!

Na introdução, o autor apresenta o tema objeto da dissertação e introduz, de maneira singela, seu ponto de vista.

Já no desenvolvimento, há a exposição dos argumentos, a fim de comprovar a tese introduzida pelo autor no início do texto, fundamentando todo o seu ponto de vista.

Por fim, temos a conclusão, na qual encerra-se o tema, trazendo uma síntese dos fatos expostos no decorrer da dissertação.

4- Descrição

Descrição - tipologia textual
Descrição – tipologia textual

A terceira tipologia textual é a descrição. Nesses tipos de textos, o autor se coloca na posição de mero observador e explica como é determinada coisa. Há a exposição de uma opinião ou sentimentos.

Normalmente, a partir da descrição, é possível que o leitor crie, em sua mente, uma imagem do que está sendo descrito. É muito comum vermos forte presença dos cinco sentidos durante o texto, com marcante descrição de tato, audição, visão, olfato e paladar.

5- Injunção

A última tipologia textual que abordaremos é a injunção. Esses textos apresentam comandos ou instruções ao seu leitor, podendo ser com viés de ordem ou conselho, mas sempre buscando controlar a ação do interlocutor utilizando-se, para tanto, da forma imperativa.

Costumeiramente vemos a presença de uma linguagem muito mais objetiva e direta.

Como exemplos dessa tipologia textual, temos as bulas de remédios, receitas culinárias, e até mesmo os editais de concursos públicos.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado do nosso resumo sobre as diversas tipologias textuais!! :) Fique atento, pois esse assunto é sempre muito cobrado em questões de provas e concursos.

Abraços,

Décio Terror

P.S: Veja também meu artigo sobre Regência Verbal e Nominal.

Como estudar para concursos

Como estudar para o ENEM

Concursos 2019

Concursos Abertos

Confira a lista de concursos 2021: Veja os principais concursos abertos com altos salários que oferecem oportunidades para todos os níveis de escolaridade!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom me ajudou a entender mais as coisas
    Franciele Rodrigues em 29/08/20 às 12:12
  • Excelente! obrigado
    jarles em 20/05/20 às 11:53
  • OBRIGADA PROFESSOR
    ANA ANGELICA ALVES em 31/03/20 às 00:09
  • Valeu Décio terror pelo o resumo do tipologia textual, isso me ajudou muito nos meus trabalhos, obrigado..
    Rubevan Oliveira de Araújo em 07/02/20 às 11:20
  • SUCINTO , PARABÉNS !
    PEDRO em 18/01/20 às 16:17
  • Pratico e coerente. Valeu Professor!
    gleydson em 15/01/20 às 13:57
  • DAHORA
    NEAR em 05/12/19 às 17:21
  • Excelente resumo dos tipos de textos
    Josilete Barreto em 05/12/19 às 16:03
  • Muito bom ajudou demais!
    Jade em 17/11/19 às 21:02
  • Excelente material professor! Prático e coerente. Obrigada pela disponibilidade do material expositivo.
    Luzirene Carvalho de Alcântara em 07/08/19 às 00:55
  • Dica de mestre!!
    Danilo em 29/06/19 às 15:09
  • Ótimo professor! Didática excelente. Grata!
    Andressa Flávio em 06/06/19 às 11:08