Artigo

Como aprender Matemática Básica pode te deixar confiante para encarar o seu concurso dos sonhos!

Fala, pessoal! Tudo bem com vocês? Meu nome é Francisco Rebouças, sou formado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e também professor de Matemática Básica e Raciocínio Lógico do Estratégia Concursos. Estou aqui hoje para uma rápida conversa sobre alguns fatores importantíssimos no estudo da Matemática.

É bem verdade que muitos alunos desistem de determinados concursos por não se sentirem confiantes nas matérias de exatas (seja raciocínio lógico, matemática básica, matemática financeira ou estatística). Acontece que fugir da prova dificilmente será a melhor solução.

A depender da área do concurso, você continuará precisando da matemática para compreender bem outras disciplinas, tais como Contabilidade (Geral e de Custos, principalmente) e até alguns tópicos do Direito Tributário.

Por que não aprender de vez e finalmente se sentir confiante para enfrentar aquele seu concurso dos sonhos?

Para começarmos a desenvolver uma confiança na disciplina, precisamos unir três fatores: o tempo que dedicaremos ao aprendizado, o material teórico que utilizaremos e a quantidade de exercícios que estaremos dispostos a fazer.

1º) Tempo

Ter tempo é necessário para aprender qualquer disciplina, não seria diferente para a matemática. Muitos alunos acabam frustrados pois visam absorver uma quantidade enorme de conteúdo em pouquíssimo tempo. Para aqueles que ainda precisam desenvolver uma base na matéria, dispor de pouco tempo gerará bastante ansiedade e dificultará demasiadamente o aprendizado.

Moçada, nosso cérebro precisa de tempo para “sedimentar” a matéria e é normal não absorver tudo no primeiro momento. Seja paciente com você mesmo. Reconhecer isso e se planejar de acordo é o primeiro passo para aprender a disciplina com qualidade.

Nesse contexto, é imprescindível para o aluno comece o estudo da matéria com antecedência. No momento, temos vários concursos de alto nível que, se você iniciar nesse momento, com certeza chegará muito preparado (por exemplo: CGU, BACEN, STN e Receita Federal). Portanto, a melhor hora para começar é agora!

2º) Material Teórico

Ter um material de qualidade é fundamental para um aprendizado de longo prazo e até mesmo para manter a motivação. Afinal, um material desorganizado não dá a mínima vontade de estudar, não é verdade? Para não ter que passar por isso, tenha certeza que está com o material do Estratégia Concursos em mãos (ou na tela, rsrs).

3º) Exercícios

Eu sei que muitos alunos gostam de ler a teoria e deixar os exercícios “para depois”. Pessoal, aqui na matemática não conseguimos (ou devemos) fazer isso. É preciso exercitar depois de ler a teoria, depois exercitar mais um pouco na revisão e, por fim, exercitar mais uma vez. Somente muitos exercícios vão te fazer compreender de fato a matéria. Como “bônus”, você ainda ganhará bastante agilidade na hora da prova.

Dito isso, peço para vocês que não se intimidem com a matéria. Planejem-se e estudem levando em conta os pontos que conversamos aqui hoje. É perfeitamente possível aprender matemática e vencer essa barreira. Não deixem de seguir seus sonhos por medo de enfrentar uma única matéria (na verdade, não deixem de seguir seus sonhos por motivo nenhum). Conte sempre conosco para auxiliá-lo na sua jornada, estamos aqui para isso!

Um forte abraço a todos,
Prof. Francisco Rebouças.


Confira também: Semana Especial Desmistificando a Matemática

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Semana especial: Desmistificando a Matemática para Concursos


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.