Artigo

Carta aos Assinantes do Estratégia Concursos – 008

Confira, em nossa oitava Carta aos Assinantes, tudo sobre a nossa programação semanal, movimentação de concursos e novidades do Sistema de Questões.

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês?

Aqui é o Prof. Diego Cerqueira, em nossa oitava Carta aos Assinantes.

Estamos iniciando a penúltima semana de 2020… Como passou rápido, não é? Apesar de todas as dificuldades desse ano, espero que vocês não tenham perdido o foco nos estudos nessa reta final.

Para incentivá-los, preparamos uma programação incrível para essa semana de Natal.

Vamos conferir?

Programação Semanal

Temos muitos eventos bacanas essa semana. Vejam só:

1. SEMANAS ESPECIAIS

  • Provão de Bolsas Estratégia Concursos! – 21 de dezembro
  • Curso Extensivo OAB

2. ESTRATÉGIA CONCURSOS – Webinários

  • Concurseiro em dezembro! Como lidar com as festas de final de ano! – 21 de dezembro (Defina o Lembrete)
  • Leis Penais: principais decisões de 2020 para Carreiras Policiais – 21 de dezembro (Defina o Lembrete)
  • Como conciliar os estudos da SEFAZ CE e do ISS Fortaleza – 22 de dezembro (Defina o Lembrete)
  • Auditor Fiscal ou Analista Tributário da Receita Federal: para qual devo estudar? – 23 de dezembro (Defina o Lembrete)

3. ESTRATÉGIA CARREIRA JURÍDICA (ECJ) E OAB – Webinários

  • Intensivão de Medicina Legal para Delegado da PCRN – 21 de dezembro

4. PROVÃO DE BOLSAS – Webinários

  • Análise do Simulado e Estatísticas da Área Policial – 21 de dezembro (Defina o Lembrete)
  • Análise do Simulado e Estatísticas da Área Fiscal – 22 de dezembro (Defina o Lembrete)
  • Análise do Simulado e Estatísticas da Área de Tribunais – 23 de dezembro (Defina o Lembrete)
  • Análise do Simulado e Estatísticas da Área de Controle e Gestão – 24 de dezembro (Defina o Lembrete)

Agora, vamos falar sobre o Sistema de Questões…

Sistema de Questões do Estratégia

Nas cartas anteriores, nós havíamos apresentado a vocês alguns professores que fazem parte do novo time de professores do SQ.

Hoje, eu gostaria que vocês conhecessem mais um integrante da equipe: o Prof. Guilherme Barbosa, nosso professor de Direito Penal e Direito Processual Penal.

Carta aos assinantes: Prof. Guilherme Barbosa

O Prof. Guilherme é servidor da Justiça Federal (TRF 1ª Região), bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Pós-Graduado em Direito Constitucional. Dá aula para concursos há 7 anos.

Iniciou sua vida nos concursos em 2005. Já em 2006 foi aprovado no 1º concurso, da UFMA.

De lá para cá já coleciona 10 aprovações, entre elas nos concursos do TRF1 (1º lugar – Técnico), TRE-SP (Técnico e Analista), TRE-PR (Analista), TJ-MA (Técnico), IPHAN, INCRA, dentre outros.

Em nosso SQ, você já pode conferir algumas questões inéditas de Direito Penal e Processo Penal elaboradas pelo Guilherme. Não perca!

Além disso, gostaria de trazer uma curiosidade para vocês…

Você sabe qual é a questão mais resolvida do nosso Sistema de Questões?

Pois bem… É uma questão de Direito Constitucional que caiu na última prova da Polícia Federal de 2018.

Veja só o enunciado dela:

Com um percentual de acertos de 91%, ela foi resolvida MAIS DE 15 MIL VEZES por cerca de 10 MIL ALUNOS DIFERENTES!

E você? Também acertou?

Confira já o gabarito e a solução dessa questão direto no SQ (Acesse aqui!).

Agora, vamos ver as principais movimentações de concursos da última semana?

  • João Pessoa PB: E a semana começou super bem para os concurseiros de plantão. O edital da Prefeitura de João Pessoa com 618 vagas foi publicado! A banca organizadora é o Instituto AOCP e as oportunidades são para cargos de nível médio, técnico e superior.
  • Receita Federal: Um dos maiores e mais esperados concursos públicos, pode estar mais próximo de acontecer do que se imagina. Com mais de 22 mil cargos vagos, a Receita Federal pode ter o edital divulgado em 2021. O Ministério da Economia parece inclinado a autorizar uma nova seleção então nossa equipe acompanha de perto todas as atualizações.
  • Sefaz PA: Mais uma boa notícia para os concurseiros da área fiscal. A comissão responsável pelo próximo concurso da Secretaria de Fazenda do Pará foi formada. O documento foi publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira e a previsão é que sejam 110 vagas entre os cargos de Auditor e Fiscal da Receita.
  • ISS Aracaju: E parece ter chegado ao fim mais um capítulo da novela do concurso ISS Aracaju. Na véspera da aplicação das provas, a prefeitura publicou uma nota confirmando a suspensão do concurso. A medida foi proveniente de um mandado de segurança que corria em segredo de justiça. Agora, a Prefeitura busca a reversão da medida judicial, para que seja marcada uma nova data para a realização dos exames.
  • Polícia Federal: O concurso da Polícia Federal está cada vez mais perto! Além de ter a autorização publicada, a corporação afirmou pelas redes sociais que a expectativa é de que o edital seja divulgado em janeiro. Lembrando que são 1500 vagas distribuídas entre os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista.
  • PM PI: O novo concurso da Polícia Militar do Piauí foi autorizado com 690 vagas. Segundo o governador do estado, Wellington Dias, serão 650 para o cargo de Soldado, de nível médio, e 40 para Oficial, de nível superior. Lembrando que a banca já foi definida, vai ser a mesma do último concurso que foi a empresa NUCEPE, e o edital pode ser publicado ainda em 2020.
  • PC BA: Um novo concurso da Polícia Civil da Bahia deve ocorrer em 2021! Além do anúncio de um edital feito pelo governador do Estado, Rui Costa, o Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2021 traz a previsão de pelo menos 1.109 vagas para a área de segurança. A expectativa é que sejam oportunidades para os cargos de Delegado, Escrivão e Investigador. Além disso, tem previsão também para um novo concurso para a Polícia Militar baiana.
  • PGE PA: A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará publicou o edital para escolher a banca organizadora do concurso da Procuradoria Geral do Estado. São 36 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior.
  • TJ RO: Após a formação da comissão organizadora, o Tribunal de Justiça de Rondônia segue nos preparativos para a realização do concurso. De acordo com informações do órgão, a previsão é de que o edital seja publicado no primeiro semestre de 2021 tanto para servidores, quanto para temporários.
  • TJ AP: A autorização do concurso do Tribunal de Justiça do Amapá para o cargo de Analista Judiciário Multidisciplinar foi publicada. A proposta inicial é de 5 vagas para Psicólogo e Assistente Social, mas o órgão deve fazer um levantamento para incluir mais especialidades. Vale ressaltar que a comissão já está definida e a publicação do edital deve acontecer no ano que vem.

Ótimas novidades, não é, pessoal?!

Desejo a todos um Feliz Natal e uma ótima semana!

Abraços,

Prof. Diego Cerqueira

Assinatura do Sistema de Questões

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.