Artigo

PASSOS DE GIGANTE 224/365

DESPERTE PARA APROVAÇÃO

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além! AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Despertar você para FAZER o que deve ser feito.

Vou compartilhar contigo minha proposta de checklist do que eu gostaria de fazer HOJE, mas ainda não faço tudo da lista. A partir dela, por que não elaborar o seu próprio checklist? Em ordem de prioridade, pois buscamos resultados! ;)

Cenas da última decolagem: Nos Passos de GIGANTE 223 – eu te ofereci uma santa ajuda, uma mãozinha para lá de boa. E aê, você pegou ou ficou chupando dedo? Nem leu? Putz… Nem comentou? Duas vezes putz putz! Será que alguém aê do outro lado ainda lembra do lema “crescer e contribuir”?

Quem tem problemas com apoio familiar ou de amigos e não leu o PG223, perdeu feio… a cartinha do concurseiro deu muito certo comigo. Talvez funcione contigo também. Para confirmar, só testando mesmo.

Você está preparado para guerra?

Ainda falei da estratégia de guerra rumo à aprovação. Uma pena você não ter lido ou se leu… não ter comentado. :(

“Há alguns anos criei um hábito que se transformou num dos mais valiosos de minha vida: ler pelo menos trinta minutos por dia. Jim Rohn, um dos meus professores, me disse que ler algo substancioso, estimulante, de valor, algo que ensinasse novos caminhos era mais importante do que comer. ‘Perca uma refeição’, dizia ele, ‘mas não perca a sua leitura’.

Assim, enquanto realiza o Desafio Mental de Dez Dias e limpa seu sistema, alimente-o com leituras que lhe deem ideias e estratégias para guiá-lo no novo estilo de vida que escolheu. Lembre-se: os líderes são grandes leitores”. (ROBBINS, Anthony, pag. 252. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Quando fui escolher uma faculdade para cursar, minha opção foi educação física. Sempre amei esportes, então… eu, realmente, acreditava que seria muito feliz como profissional dessa área. Tinha tantos planos… tantos projetos.

Antes mesmo de fazer a matrícula eu já me imaginava como um personal trainer especialista em tirar pessoas do quadro de obesidade (acima de 200 quilos) para pesos incríveis e com saúde (entre 50 e 100, dependendo de inúmeras fatores).

Quanta imaturidade… quanto extremismo… tudo se resumia a vai para o inferno, não vai para o inferno. Uma bosta de comportamento.

Logo no segundo bimestre eu desisti do curso… naquele tempo eu era extremamente conservador e ortodoxo. Muito religioso… tinha acabado de me converter… estava bem… bem bitolado… tudo era errado… e a minha turma tinha tanta “putaria”, troca troca de casais…, traições de homens e mulheres casadas…

Aquilo não me fez bem… FALTOU MATURIDADE! Não sou santo, nem jamais iria atirar a primeira pedra, mas pensei que aquilo só poderia ser um sinal para meter o pé e pensar em algo melhor.

O dinheiro da faculdade era meu, então eu não precisava ficar dando explicações para ninguém! AH LIBERDADE! COMO EU TE AMO! AH! INDEPENDÊNCIA COMO EU TE AMO!

Semanas depois pensei, vou fazer contabilidade ou direito, pois esses cursos irão me ajudar e muito nos concursos públicos.

Desisti do direito, POIS ODIAVA LER COM TODAS AS MINHAS FORÇAS!

Fiz contabilidade em três anos e meio.Puxei todas as matérias possíveis e inimagináveis para recuperar os seis meses perdidos na educação física.

O período mais louco foi em 2006, fiz doze disciplinas de uma só vez e ainda consegui ficar com média acima de nove em todas. Eu era uma máquina de decorar e não aprendia era nada.

Se você me perguntasse o que era uma DOAR, DFC, DRE, DVA, vergonhosamente eu diria que é uma demonstração contábil e só…

Quando entrei para o mundo dos concursos públicos, percebi que teria milhares de páginas nos pdf para ler.

PROBLEMA: ODEIO LER

SOLUÇÃO: TEM QUER LER E ACABOU

FOCO NA SOLUÇÃO: EU ME TORNEI UM GRANDE MENTIROSO E TODOS OS DIAS EU DIZIA PARA MIM MESMO NO ESPELHO QUE EU AMAVA LER

EU AMO LER!

Era número 1, número 2, banho, escovar os dentes, pentear os cabelos, me vestir, tudo em frente ao espelho era acompanhado da frase:

“Nossa que delícia ler! Eu amo ler! Eu nasci para ler! Eu vou conseguir! Eu vou passar!”

Hoje, quase quinze anos depois, tenho certeza de que enganei esse filho da mãe que dizia não gostar de ler. HOJE EU AMO LER! Assim como eu amo jogar videogame… especialmente… playstation 4.

Só tem um detalhe nessa história… enquanto escrevo para vocês, olho para minha estante e percebo que 2019 está sendo um ano fraquíssimo de leitura. Quase não estou lendo. O foco na leitura foi para o espaço sideral. Li uns 30 livros em 2017, 21 livros em 2018 e apenas 5 em 2019. Algo está errado. Minhas duas paixões estão aposentadas… nem livros… nem games.

Lembra do controle de desempenho? Eu parei de fazer isso há muito tempo e você já sabe:

“O QUE NÃO PODE SER MEDIDO, NÃO PODE SER CONTROLADO!”

O texto do Tony Robbins serviu para dar uma sacudida.

ATENÇÃO! O que você deveria fazer para ser aprovado, mas que não tem feito? Não responda para você… Não guarde isso consigo… Coloca pra fora nos comentários… vai que eu ligo para te ajudar… Só esse ano foram vinte e três telefonemas.

O Felipe Gomes ganhou o vigésimo quarto telefonema. Ele está sempre presente nos comentários. Sempre participativo.

Vamos entregar mais uma técnica hoje?

Ela tem tudo a ver com a pomodoro (regra em que você lê/estuda 25 minutos e descansa 5 minutos). Eu costumo chamá-la de PICADINHO.

EU AMO PICADINHO! :) Huuuummmm… fome!

O picadinho pega o pomodoro e deixa ainda mais fácil. Serve EXCLUSIVAMENTE para pessoas que não conseguem ler 25 minutos. Para elas tem formiga na cadeira, se desconcentram o tempo inteiro… totalmente dispersos… zero foco.

Se você se identificou, basta simplificar ainda mais sua vida, até você evoluir para 25 minutos de estudos/leitura, depois 50 minutos contínuos e por que não 90 NOVENTA MINUTOS direto?

Você consegue! Agora… tem que treinar!

Ao invés de ficar 25 minutos, fique 20, fique 15, fique 10, fique PELO MENOS CINCO MINUTOS! Força! Você precisa forçar e romper a barreira. No início é desafiador.

Agora… aqui entre nós… acredite… 5 minutos passam na velocidade de um raio e com o treino irá passar cada vez mais rápido, embora continue valendo 300 segundos (rs).

TUDO É TREINÁVEL! Se está difícil, faça um picadinho! Acredite! É uma delícia! Você realmente acredita que todo mundo consegue estudar 9 (nove), 10 (dez) horas da noite para o dia? SEM CHANCE! ELES TREINARAM! E VOCÊ PODE TAMBÉM!

Como prometido, o check lista das atividades que eu gostaria de fazer diariamente. Ao lado de cada uma delas colocarei a situação da minha performance.

CHECKLIST ATIVIDADES DIÁRIAS (Em negrito as minhas falhas)

ORAÇÃO – Check :)

MEDITAÇÃO – Check (uma a quatro falhas por mês)

PROVÉRBIOS – Check :)

PASSOS DE GIGANTE – Check :)

MÚSICAS INSPIRADORAS – Check :)

LOUVORES – Check :)

GRATIDÃO – Check (no mínimo duas vezes por semana)

PRODUTOS (SUPLEMENTOS) – Check :)

POSTS NO INSTAGRAM – Falhas diariamente, apenas 5 post por mês no máximo (obs. se não é prioridade, você acaba não fazendo)

TREINO NA ARENA DOS ESPARTANOS – MUSCULAÇÃO – Check :)

PROCESSOS DO IPVA – Check :)

TCC MASTERCOACH – UNIVERSIDADE DA FLÓRIDA – Aqui estou devendo feio… faço apenas uma a duas atividades do TCC e vou precisar voar nos meses de novembro e dezembro para terminá-lo

3 LITROS DE ÁGUA – Aqui também temos problemas. Ainda estou na carga diária de 2 a 2,5 litros.

LEITURA LIVRO 30 MINUTOS A 1 HORA – Não faço há pelo menos um mês

BRINCAR COM AS CRIANÇAS – Check :)

COMPARTILHAR TAREFAS DOS BEBÊS COM ESPOSA – Check :)

JOGAR PLAYSTATION – Poderia me organizar melhor para jogar pelo menos uma vez por semana, mas não estou conseguindo. Se não é prioridade, não adianta… você acaba deixando para lá.

Em tempo: Parei de acordar às 3h da manhã e continuar acordado há uns 3 meses. Estou treinando muito pesado na arena e meu corpo precisa de descanso. Aqui em casa, acordamos 3 a 4 vezes de madrugada e depois voltamos a dormir… pelo menos tentamos. :)

É isso GIGANTE! Vocês acabaram de ler como são praticamente todos os meus dias.

E aê, vamos ou não vamos estudar/ler muito. Acredite… vale a pena. Vale muito a pena! Abraço de GIGANTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quarta-feira das galáxias. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oi Rafa, não se preocupe com a sua falta de leitura nesse momento de sua vida. Você está diariamente lendo a história da vida dos gêmeos e o mais importante, sendo um maravilhoso protagonista. Eles crescem muito rápido e mais para frente você volta à leitura. Quanto ao meu estudo, sinto que levei um baque de duas provas que fiz recentemente e outras circunstância estão me atrapalhando, mas vou me organizar e continuar a caminhada com constância no objetivo. Um grande abraço e Deus abençoe muito você e sua família.
    Renata em 18/09/19 às 23:41
  • Nossa muito bom os passos de hoje, tenho passado por muitas situações estressantes mas sempre crendo que tudo vai dar certo, estudar e fazer uma atividade física tem sido um desafio diário para mim, nem sempre tenho conseguido dedicar o tempo que preciso mas com fé, foco, disciplina e muita perseverança vou conseguir. Desistir jamais, seguir em frente sempre. abraços...
    PATRICIA DOS S SILVA em 09/09/19 às 09:54
  • Gigante Balboa. É uma honra ter meu nome mencionado nos passos de gigante, fico totalmete grato e extremamente feliz, é incrível como durante um tempo de amizade nós vamos criando um laço forte de intimidade e parceria. Tenho sido enriquecido todo santo dia pelas suas palavras. Tenho absoluta certeza que é tudo inspirado por Deus. Logo no início do ensino, me deparei com uma situação identica na minha caminhada de fé, pois acabei me afastando de um monte de amigos das antigas e dos velhos costumes que praticávamos, no entando, por um lado foi super edificante e por outro deixei de praticar o ide justamente com aqueles que mais precisavam. Respondendo o desafio sobre o que necessito praticar para ser aprovado é: continuar declarando os seus ensinos, vivendo em fé, e tendo uma mente positiva, canalizando todas minhas forças para ser o melhor. Outro ponto, sempre amei ler, tanto que me formei em direito. fechando à noite pra dizer que estava com minha noiva, ela chegou quinta na minha city, acabei de deixá-la na rodoviária. Ela é meu porto seguro. Vamos casar dia 07/03/2020. Estamos juntos meu amigo. Espero sua ligação. Forte abraço.
    Felipe Gomes em 08/09/19 às 21:31
  • Show, hein. Preciso mudar para ontem, tenho feito o planejamento para estudar 4 horas no mínimo e sempre aparece alguma coisa para resolver e tirar o foco do planejamento. Mas confesso que antes era pior ( depois do acompanhamento dos passos de gigantes) melhorou e muito. O desempenho não está conforme o planejado mas está sendo mudado a cada dia.
    Joana em 08/09/19 às 10:29
  • Patrícia, bom dia. Por mais que esses detalhes sejam importantes, não os considero fundamentais. A velocidade de leitura depende da disciplina, mas tem uma média de 15 páginas por hora. Sobre revisar... eu sugiro a técnica AR15-T30 ensinada nos Passos de GIGANTE 217. Quanto aos exercícios, treino... treino... treino... refaça as questões erradas... quantas vezes forem necessárias. Eu refazia duas vezes no máximo, mas tiveram umas questões tão enjoadas de contabilidade e de estatística inferencial que eu devo ter feito umas dez vezes.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 06/09/19 às 10:38
  • Quem sabe Mariana? Quem sabe... tenho vários critérios... um deles é consistência... Também teve uma outra aluna que percebeu alguns erros no conteúdo dos Passos de GIGANTE e comunicou-me. Tive que ligar como gratidão! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 06/09/19 às 10:35
  • Nossa que inspiração vc é. Gostaria de receber a ligação. rsrsrs
    Mariana em 06/09/19 às 10:23
  • Fala gigante! Tenho algumas lacunas no estudo que me incomodam: não avançar nos pdfs na velocidade que gostaria, não revisar na constância necessária, não trucidar exercícios. Preciso mudar a estratégia para ontem. Abs
    Patrícia em 05/09/19 às 19:50