Artigo

TJPE: concurso para Juiz terá planejamento retomado após quarentena

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai retomar as atividades da comissão do concurso para Juízes após a quarentena, com a normalização do trabalho presencial.

A informação foi veiculada em um ofício enviado ao Ouvidor Geral do TJPE, desembargador Eduardo Sertório Canto, pelo presidente da corte, Fernando Cerqueira Norberto dos Santos. A Ouvidoria Geral havia enviado questionamentos à Presidência a respeito do Plano de Contingenciamento de Despesas do Poder Judiciário pernambucano.

Autorizado em setembro de 2019, o novo concurso da Magistratura do TJPE vai contribuir para a diminuição do alto déficit de juízes no órgão: são 213 cargos vagos em toda a carreira e 33 de Juiz Substituto. A remuneração inicial do cargo é de R$ 30.404,42.

O último concurso do TJPE para Juízes Substitutos foi realizado em 2014, com organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). O edital teve 50 vagas imediatas e 100 aprovados, todos convocados para tomar posse.

O concurso da Magistratura do TJPE tem tradicionalmente seis etapas: inscrição preliminar, prova objetiva, provas escritas (dissertativa e prática de sentença), inscrição definitiva (com avaliações médicas e psicológicas e sindicância de vida pregressa), provas orais e avaliação de títulos.

Para ingressar na carreira da Magistratura do TJPE é necessário ter concluído o nível superior em Direito em instituição reconhecida pelo MEC, além de comprovar o exercício de três anos de atividade jurídica.

Vale lembrar que a atividade jurídica deve ter sido exercida após a conclusão do curso superior. Atividades como o exercício da advocacia, de cargo privativo de bacharel em Direito e magistério superior na área estão entre as atividades aceitas. Para um guia completo sobre atividade jurídica no TJPE e em outros órgãos clique aqui.

Evento ao vivo

Acontece nesta quarta-feira, 24 de junho de 2020, a aula ao vivo sobre a retomada das atividades da comissão do concurso Magistratura PE que acontecerá após a pandemia.

Acompanhe gratuitamente às 19:00, no canal do Estratégia Concursos no Youtube.

Quer saber tudo sobre o TJPE?

MAIS INFORMAÇÕES: Concurso Magistratura PE

CURSO MAGISTRATURA PE

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos vigentes:

Concursos abertos

Concursos 2020

Concursos 2021

CONCURSOS DE DIREITO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns!
    Genilson freire em 27/06/20 às 15:04