Artigo

Supervisão – Área 4 – Bacen – 29 (sic!) Princípios Fundamentais da Basiléia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pessoal,

como andam os estudos? É hora de se dedicar! Vamos manter o foco!

Trago uma novidade para vocês!!!!

É muito provável que você, ao começar a estudar Supervisão, tenha se deparado em algum lugar com os 25 Princípios Fundamentais da Basiléia!!!

Pois é… Já vai fazer quase um ano que os 25 princípios não são mais 25, e sim 29!!! É verdade, o BIS publicou em setembro de 2012 um documento que atualizou a relação de 25 para 29 princípios. O documento original, em inglês, está disponível em http://www.bis.org/publ/bcbs213.htm

 

Na Aula 01 do Curso de Supervisão – Área 4 já trago a tradução dos 29 princípios e a sua correlação com os antigos 25. Segue trecho da Aula:

“Os Princípios Fundamentais revistos definem 29 princípios que são necessários para um sistema de supervisão ser eficaz. Esses princípios são classificados em dois grupos: o primeiro grupo (Princípios 1 a 13) foca em poderes, responsabilidades e funções dos supervisores, enquanto o segundo grupo (Princípios 14 a 29) foca na regulamentação prudencial e requisitos para os bancos. O Princípio 1 original foi dividido em três Princípios, enquanto novos Princípios relacionados à governança corporativa e divulgação de dados e transparência, foram adicionados. Isto explica o aumento de 25 para 29 princípios.”

Espero você no curso de Supervisão – Bacen – Área 4!

 

Abs e bons estudos!

Felipe Lessa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.