Artigo

Processo Administrativo Federal: Lei 9.784/99 – Aula Completa!

A Lei 9.784/99, que trata do Processo Administrativo Federal, assim como a Lei de Licitações e a Lei de Improbidade Administrativa, é um dos diplomas legais mais incidentes em concursos públicos.

Isso porque, ao prestar qualquer prova de natureza pública, cabe ao candidato e, por conseguinte, futuro servidor, ter ciência das implicações, consequências e responsabilidade de assumir sua função.

No caso do processo administrativo federal, este se trata de uma garantia dada ao cidadão em relação à estreita atuação da Administração Pública. 

Nesse mister, são princípios trazidos pela Lei 9.784/99, a legalidade, a finalidade, a motivação, a razoabilidade, a proporcionalidade, a moralidade, a ampla defesa, o contraditório, a segurança jurídica, o interesse público e a eficiência.

Além disso, a lei traz os direitos e deveres dos administrados, as pessoas legitimadas a interpor processos administrativos e as circunstância em que isso pode se dar, bem como as normas procedimentais para o seu devido seguimento.

Por isso, entender bem a lógica de suas disposições é tarefa essencial não só para a aprovação formal do candidato como para ditar sua conduta e conhecer suas formas de defesa quando de sua nomeação, posse e atuação junto à Administração Pública.

E para que você entenda com profundidade as implicações dos dispositivos mais relevantes desta lei, o professor Prof. Herbert Almeida ministrou uma Aula sobre o Processo Administrativo Federal. Assista!

Quer estudar Processo Administrativo Federal para concursos públicos?

Cursos para concursos

Cursos de Direito Administrativo

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

CONCURSOS DE DIREITO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.