Artigo

Confira os principais assuntos de Probabilidade e Estatística para o BB

Confira neste artigo quais são os principais assuntos de Probabilidade e Estatística para o BB, bem como um breve resumo acerca de média, mediana e moda.

Probabilidade e Estatística para o BB
O concurso do Banco do Brasil oferece um grande quantitativo de vagas, assim como bons benefícios e oportunidades de ascensão.

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, buscaremos trazer quais são os principais assuntos de Probabilidade e Estatística para o BB, bem como um breve resumo acerca de média, mediana e moda. Ademais, abordaremos os seguintes assuntos:

  1. Agente de Tecnologia do BB e Probabilidade e Estatística;
  2. Assuntos de Probabilidade e Estatística listados no edital;
  3. Resumo de Probabilidade e Estatística – média, mediana e moda;
  4. Considerações finais;

1. Agente de Tecnologia do BB e Probabilidade e Estatística

Antes de mais nada, vale destacar que os conteúdos relativos à Probabilidade e Estatística para o BB foram exigidos, de forma direta, apenas para a prova de Agente de Tecnologia.

Além disso, para Agente Comercial, o rol de disciplinas do edital não incluiu a disciplina de Probabilidade e Estatística, sendo que, em seu lugar, está sendo cobrada a matéria de Matemática Financeira.

Assim sendo, caso esteja concorrendo para Agente Comercial do BB, provavelmente, esse artigo não será muito útil para você. Por outro lado, futuros Agentes de Tecnologia do BB, sigamos juntos!

2. Assuntos de Probabilidade e Estatística listados no edital

Em primeiro lugar, para que entendamos quais assuntos têm mais chances de cair na prova de Probabilidade e Estatística do BB, vejamos quais são os assuntos cobrados no edital:

1 – Representação tabular e gráfica; 2 – Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação); 3 – Variáveis aleatórias e distribuição de probabilidade; 4 – Teorema de Bayes; 5 – Probabilidade condicional; 6 – População e amostra; 7 – Variância e covariância; 8 – Correlação linear simples; 9 – Distribuição binomial e distribuição normal; 10 – Noções de amostragem e inferência estatística.

Decerto, vale destacar que a quantidade de assuntos exigida não é enxuta, uma vez que o certame enumera 10 assuntos para a cobrança de 5 questões na prova.

Ademais, outro fator importante a ser analisado é a relevância da matéria para o certame.

DisciplinasN° de QuestõesPeso da questãoTotal de Pontos% Pontos por matéria
Língua Portuguesa101,51515,0%
Língua Inglesa5155,0%
Matemática51,57,57,5%
Atualidades do Mercado Financeiro5155,0%
Probabilidade e Estatística51,57,57,5%
Conhecimentos Bancários51,57,57,5%
Tecnologia da Informação351,552,552,5%
Total70100100%
Quantitativo de questões para Agente de Tecnologia do BB

Da Tabela acima, de fato, nota-se que a participação de Probabilidade e Estatística no certame é baixa, no que tange à pontuação. De fato, observa-se que a grande estrela desse cargo é a disciplina de Tecnologia da Informação, cuja importância equivale a 52,5% dos pontos da prova objetiva.

Enfim, de todo modo, o candidato não deve deixar de incluir o estudo de Probabilidade e Estatística em seus ciclos de estudos.

Assuntos que têm mais chances de cair na prova de Probabilidade e Estatística do BB

Conforme pode ser visto no Webinar “Como aprender exatas para concursos: supere o medo”, Probabilidade e Medidas de Tendência Central são assuntos queridos pelos avaliadores na hora da elaboração de questões.

Além disso, outros temas recorrentes em provas de Estatística são os seguintes: Amostragem, estimadores pontuais e distribuições amostrais; Medidas de Dispersão e Correlação.

Embora haja a predileção desses temas por parte de muitas bancas, recomenda-se o estudo de todos os assuntos do edital, especialmente para o concurseiro que está se preparando para outros certames também, dado que a cobrança de assuntos de Estatística tem se tornado cada vez mais recorrente nos concursos públicos.

3. Resumo de Probabilidade e Estatística – Média, Mediana e Moda

Média

Sem dúvida, a média é uma das medidas de tendência central mais empregadas no dia a dia das pessoas. Ademais, os tipos mais empregados de média são: média aritmética (ou simples), média geométrica e média ponderada.

Em primeiro lugar, a média aritmética consiste na soma simples dos valores das observações dividida pelo número de observações.

Probabilidade e Estatística para o BB

De fato, no exemplo acima, tem-se a demonstração de cálculo de média aritmética, considerando uma situação com uma amostra com 5 valores.

Em segundo lugar, para os mesmos números do exemplo anterior, a média geométrica pode ser definida da seguinte forma:

Probabilidade e Estatística para o BB

Em terceiro lugar, a média ponderada pode ser definida da seguinte forma:

Além disso, para fins de exemplificação, consideremos o seguinte:

Mediana

A princípio, de forma geral, a mediana pode ser definida como um número disposto de forma centralizada em uma série de números, organizados segundo uma ordem. Por exemplo, vejamos como se dá o cálculo da mediana para dados não agrupados.

Mediana para dados não agrupados

Primeiramente, consideremos o seguinte conjunto de dados:

{10,8,1,3,5,7,13}

Em seguida, precisamos ordenar os valores do grupo:

{1,3,5,7,8,10,13}

Posteriormente, devemos encontrar o valor central do conjunto. Em suma, esse valor é representado pelo elemento cuja posição marca um ponto em que há um número igual de elementos à esquerda e à direita desse valor.

Por exemplo, para esse conjunto, temos:

{1,3,5,7,8,10,13}

Portanto, a mediana do conjunto é o número 7.

Entretanto, caso o número de elementos do conjunto fosse par, a resolução teria que ser diferente. Com a finalidade de exemplificar essa situação, vejamos o seguinte conjunto numérico:

{2,4,6,9,11,12,14,16}

Para esse conjunto, você, sem dúvida, não consegue encontrar apenas um elemento central que divida igualmente o conjunto em dois grupos.

No caso de haver quantidade par de elementos, devemos, desse modo, encontrar os dois elementos centrais do conjunto:

{2,4,6,9,11,12,14,16}

De fato, nota-se que os dois números centrais separam dois conjuntos de três elementos. Ademais, para o cálculo da mediana nesse exemplo, basta calcular a média aritmética entre os dois elementos centrais em negrito:

Mediana = (9+11)/2 = 10

Por fim, para um resumo aprofundado sobre mediana, clique aqui e confira artigo detalhado sobre o assunto.

Moda

Ademais, no que tange à moda, trata-se de outro indicador de tendência central, introduzido por Karl Pearson. Em suma, é uma medida que define o valor ou os valores que se apresentam com maior frequência em um conjunto sob estudo.

Por exemplo, consideremos o seguinte conjunto de dados:

{1,8,7,2,4,8,8,12,15}

Sem dúvida, é notável que o número que mais se repete é o número 8. Desse modo, para esse conjunto de dados, a moda é o número 8.

No que tange à moda, trata-se de outro indicador de tendência central, introduzido por Karl Pearson. Em suma, é uma medida que define o valor ou os valores que se apresentam com maior frequência em um conjunto sob estudo.

Agora, consideremos o seguinte conjunto de dados:

{1,2,2,3,3}

Decerto, observa-se que há dois números com duas ocorrências, o dois e o três. Nesse caso, portanto, o conjunto é bimodal.

Por fim, vale destacar que um conjunto de dados pode ter mais de um valor como moda, assim como nenhum valor como moda (amodal).

4. Considerações finais

Primeiramente, neste artigo, buscamos trazer quais são os principais assuntos de Probabilidade e Estatística para o BB, bem como um breve resumo acerca de média, mediana e moda, com o propósito de auxiliar na preparação dos alunos interessados em ingressar no Banco do Brasil.

Por mais que não tenha grande peso no certame, definitivamente, recomendamos que o candidato se dedique para os estudos de Probabilidade e Estatística, uma vez que isso pode ser um grande diferencial no resultado final.

Ademais, esse estudo tem grandes chances de ser aproveitado em outros concursos, já que a cobrança de temas ligados à Estatística tem se intensificado nos últimos anos.

Quanto ao concurso Banco do Brasil, de fato, trata-se de uma excelente oportunidade para o concurseiro, já que esse certame apresenta um grande quantitativo de vagas, assim como bons benefícios e possibilidade de ascensão.

Por fim, desejo e muita dedicação aos estudos para todos vocês, um grande abraço!!

Prepare-se com o melhor material e com quem, inegavelmente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.