Como aprender exatas para concursos: supere o medo
Concursos em geral

Como aprender exatas para concursos: supere o medo

Confira nesse artigo um resumo sobre o webinário, conduzido pelo professor Márcio Tashiro e pela professora Núbia Oliveira, acerca de como aprender exatas para concursos públicos.

Olá, pessoal, tudo bem?

Em primeiro lugar, o professor Márcio Tashiro, auditor-fiscal tributário da cidade de São Paulo, e a professora Núbia Oliveira, auditora-fiscal da receita federal, nos trouxeram informações valiosas acerca de como aprender exatas para concursos públicos.

Em resumo, nesse webinário, foram tratados os seguintes pilares para o aprendizado de exatas para concursos públicos:

  1. Material adequado ao seu perfil;
  2. Professor com didática facilitadora;
  3. Insistência e persistência;
  4. Resumo de fórmulas;
  5. Treino abundante;
  6. Extra – Análise por banca.

1. Material adequado ao seu perfil para aprender exatas

Conforme o perfil do aluno, existem materiais que ele pode se identificar mais ou ter mais dificuldades. Em geral, caso a pessoa tenha facilidade na área, menos dependente de videoaulas ela pode ficar.

No entanto, caso as matérias sejam de difícil entendimento para o aluno, as videoaulas se tornam importantes ferramentas para o aprendizado de exatas. 

“Primeiro, eu dava uma olhada no material. Olhava aquele negócio, parecia cheio de código. Partia então para as videoaulas para entender, depois buscava estudar pelo material em pdf.” (Prof. Márcio Tashiro)

Ademais, mesmo ao utilizar as videoaulas, o aluno não deve deixar de lado o estudo pelo pdf, especialmente pela praticidade de acompanhar e resolver os exercícios comentados selecionados pelo professor.

Por fim, os professores tratam também do estudo com o auxílio de livros não focados em concursos públicos. Nesse tópico, eles abordam o fato desses livros trazerem uma linguagem mais matemática e acadêmica, o que dificulta o aprendizado daqueles que estão tendo um primeiro contato com a disciplina ou que possuem dificuldades no aprendizado de exatas.

2. Professor com didática facilitadora para aprender exatas

De fato, além de um bom material, é necessário encontrar um professor que tenha uma didática que facilite o seu aprendizado de exatas.

“A gente precisa insistir e encontrar um professor que tenha uma didática que seja boa para você” (Prof. Núbia Oliveira)

Aliás, vale destacar que ambos os professores vieram de áreas distintas à de exatas e, por entenderem as dificuldades de um aluno que não tem facilidade nesse campo, mostram que é possível o aprendizado das matérias de exatas e conseguem apontar o melhor caminho a ser seguido.

3. Insistência e persistência para aprender exatas

Primeiramente, são recorrentes as reclamações de um aluno acerca das dificuldades com o aprendizado de exatas.

Como o professor Márcio aponta, o fato de o estudante não ter uma base de exatas pode ser, de certa forma, uma vantagem no aprendizado de exatas para concursos, uma vez que o aluno encara o material sem preconceitos e medos.

Decerto, os professores encararam dificuldades por não serem de exatas. Contudo, perseveraram e perceberam que esses assuntos podiam ser compreendidos, mesmo por alguém sem uma base matemática forte.

Além disso, a professora Núbia destaca que a insistência contempla a busca por ter um contato maior com as matérias que temos dificuldades.

Ou seja, caso você tenha dificuldades no aprendizado de exatas, você deve buscar incluir essas matérias com maior frequência em seus ciclos de estudos.

Desse modo, de maneira paulatina, a matéria começa a ser interiorizada pelo aluno.

4. Resumo de fórmulas

Segundo informações trazidas pelo professor Tashiro, muitos alunos acreditam que o fator mais dificultante no aprendizado de exatas é o fato de ter que decorar fórmulas. Entretanto, a parte mais complicada, de fato, é o entendimento da questão.

Sem dúvida, na busca por entender as questões (por intermédio da resolução de exercícios), o estudante decora boa parte das fórmulas de forma natural.

Vale destacar que isso não torna dispensável a compilação de um caderno de fórmulas. Por isso, o professor Tashiro recomenda a confecção de um caderno de fórmulas, em que o aluno compile as fórmulas que for entrando em contato no seu estudo diário.

Desse modo, o estudante passa a se preocupar menos em decorar a fórmula e mais em entender a questão que está sendo proposta.

5. Treino abundante para aprender exatas

Em primeiro lugar, a professora Núbia nos esclarece que acompanhar a resolução de exercícios é importante no aprendizado. Todavia, para estar preparado para a prova, o aluno deve ser capaz de resolver o exercício sozinho.

Assim sendo, caso esteja assistindo uma videoaula, busque pausar o vídeo antes de o professor resolver uma questão e busque resolver sozinho. De forma semelhante, deve agir o aluno ao estudar por meio dos pdfs.

Ademais, o concurseiro deve buscar adquirir um bom percentual de acertos nas questões de exatas e, também, velocidade na resolução. Afinal, todo minutinho é precioso nos certames.

“Eu treino todos os dias as atividades para não cometer erros e para ganhar agilidade em procedimentos rotineiros” (relato de uma aluna do professor Tashiro acerca do desempenho de suas tarefas profissionais como bombeira)

Desse modo, o treino abundante é uma importante ferramenta que se aplica ao aprendizado de todas as tarefas, inclusive para o aprendizado de exatas.

6. Extra – Análise por banca

Decerto, os conteúdos de exatas cobrados nos editais podem ser muitos extensos.

Desse modo, os professores trouxeram uma análise dos assuntos mais cobrados banca por banca, no intuito de o aluno aprender exatas de forma mais otimizada.

Banca Cespe

Primeiramente, temos a análise estatística das principais matérias de exatas em concursos públicos da banca Cespe.

Matemática

Sem dúvida, é notável a preponderância dos assuntos “Conjuntos”, “Conjuntos numéricos” e “Análise combinatória” nas provas de exatas do Cespe.

Assim sendo, esses são assuntos que não podem faltar nos estudos do aluno. Ademais, vale destacar a importância dos temas “Regra de três”, “Razão e proporção” e “Porcentagem”.

Por fim, o concurseiro, de preferência, deve estudar todo o edital. Contudo, caso não haja tempo hábil para isso, deve focar nos tópicos que mais caem e deixar um pouco de lado temas que não são recorrentes em prova (como, por exemplo, “Sistemas de numeração” para o Cespe).

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em matemática pelo Cespe (parte 1)
Matérias mais cobradas em matemática pelo Cespe (parte 1)
aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em matemática pelo Cespe (parte 2)
Matérias mais cobradas em matemática pelo Cespe (parte 2)

Raciocínio Lógico

Quanto ao Raciocínio Lógico, o Cespe cobra muito o tema “Estruturas lógicas” nas suas provas com assuntos de exatas.

Por outro lado, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Estruturas lógicas – Leis de Morgan”.

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em Raciocínio Lógico pelo Cespe
Matérias mais cobradas em Raciocínio Lógico pelo Cespe

Matemática Financeira

Ademais, no que se refere à matemática financeira, o Cespe cobra muito o tema “Juros compostos” nas suas provas com assuntos de exatas.

Em contrapartida, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Desconto composto”.

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em matemática financeira pelo Cespe
Matérias mais cobradas em matemática financeira pelo Cespe

Estatística

Certamente, é perceptível a alta frequência de questões dos assuntos “Probabilidade” e “Amostragem. Estimadores pontuais e distribuições amostrais. Características dos estimadores” nas provas com assuntos de exatas do Cespe.

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em estatística pelo Cespe (parte 1)
Matérias mais cobradas em estatística pelo Cespe (parte 1)
Matérias mais cobradas em estatística pelo Cespe (parte 2)
Matérias mais cobradas em estatística pelo Cespe (parte 2)

Banca FCC

Em seguida, temos a análise feita para a banca FCC.

Matemática

Para a FCC, de fato, os assuntos mais importantes são “Porcentagem”, “Razão e Proporção”, “Regra de três” e “Frações”. Ou seja, temas mais elementares da matemática.

Além disso, atente-se aos temas com baixa recorrência nas provas da banca. Caso precise não estudar algum tema, decerto, deve ser um desses assuntos.

Matérias mais cobradas em matemática pela FCC (parte 1)
Matérias mais cobradas em matemática pela FCC (parte 1)
Matérias mais cobradas em matemática pela FCC (parte 2)
Matérias mais cobradas em matemática pela FCC (parte 2)

Raciocínio Lógico

Quanto ao Raciocínio Lógico, a FCC cobra muito o tema “Estruturas lógicas” e, também, “Lógica de argumentação” e “Raciocínio sequencial”.

Por outro lado, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Estruturas lógicas – Leis de Morgan”.

Matérias mais cobradas em Raciocínio Lógico pela FCC
Matérias mais cobradas em Raciocínio Lógico pela FCC

Matemática Financeira

Ademais, no que se refere à matemática financeira, a FCC cobra muito os temas “Juros compostos”, “Juros simples” e “Avaliação de Investimentos”.

Em contrapartida, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Desconto composto”.

Matérias mais cobradas em matemática financeira pela FCC
Matérias mais cobradas em matemática financeira pela FCC

Estatística

De fato, é perceptível a recorrência de questões dos assuntos “Probabilidade” e “Médias”.

Por fim, observe os temas com baixa frequência de aparição em prova e priorize o seu tempo estudando os assuntos mais cobrados.

Matérias mais cobradas em estatística pela FCC (parte 1)
Matérias mais cobradas em estatística pela FCC (parte 1)
Matérias mais cobradas em estatística pela FCC (parte 2)
Matérias mais cobradas em estatística pela FCC (parte 2)

Banca FGV

Da mesma forma, segue a análise para a banca FGV.

Matemática

Certamente, é de se notar a preponderância dos assuntos “Regra de três”, “Porcentagem” e “Geometria plana” nas provas de matemática da FGV.

Desse modo, esses são assuntos que não podem ser deixados de lado pelo estudante.

Em contrapartida, observa-se que há vários temas “esquecidos” pela FGV, tais como “Função exponencial”, “Matrizes” e “Determinantes”.

Matérias mais cobradas em matemática pela FGV (parte 1)
Matérias mais cobradas em matemática pela FGV (parte 1)
Matérias mais cobradas em matemática pela FGV (parte 2)
Matérias mais cobradas em matemática pela FGV (parte 2)

Raciocínio Lógico

Quanto ao Raciocínio Lógico, a FGV cobra muito o tema “Estruturas lógicas” e, também, “Raciocínio sequencial”.

Por outro lado, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Associação lógica”.

Matérias mais cobradas em Raciocínio Lógico pela FGV
Matérias mais cobradas em Raciocínio Lógico pela FGV

Matemática Financeira

Ademais, no que se refere à matemática financeira, a FGV cobra muito os temas “Juros compostos” e “Avaliação de investimentos”.

Em contrapartida, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento de “Equivalências de capitais e uniformes de pagamento”.

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em matemática financeira pela FGV
Matérias mais cobradas em matemática financeira pela FGV

Estatística

Sem dúvida, é notória a alta frequência de questões dos assuntos “Probabilidade” e “Amostragem. Estimadores pontuais e distribuições amostrais. Características dos estimadores”.

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em estatística pela FGV (parte 1)
Matérias mais cobradas em estatística pela FGV (parte 1)
aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em estatística pela FGV (parte 2)
Matérias mais cobradas em estatística pela FGV (parte 2)

Banca Vunesp

Por fim, temos a análise estatística das principais matérias de exatas em concursos públicos da banca Vunesp.

Matemática

Inegavelmente, é perceptível a preponderância dos assuntos “Regra de três”, “Razão e proporção”, “Porcentagem” e “Geometria plana” nas provas de matemática da Vunesp.

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em matemática pela VUNESP (parte 1)
Matérias mais cobradas em matemática pela VUNESP (parte 1)
aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em matemática pela VUNESP (parte 2)
Matérias mais cobradas em matemática pela VUNESP (parte 2)

Raciocínio Lógico

Quanto ao Raciocínio Lógico, a Vunesp cobra muito o tema “Estruturas lógicas” e, também, “Lógica de argumentação”.

Por outro lado, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento do “Princípio da casa dos pombos”.

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em Raciocínio Lógico pela VUNESP
Matérias mais cobradas em Raciocínio Lógico pela VUNESP

Matemática Financeira

Em relação à Matemática Financeira, a Vunesp cobra muito os temas “Juros simples” e “Juros compostos”.

Em contrapartida, a banca não costuma pedir do candidato o conhecimento do “Desconto composto”.

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em matemática financeira pela VUNESP
Matérias mais cobradas em matemática financeira pela VUNESP

Estatística

Sem dúvida, é notória a alta frequência de questões dos assuntos “Média”, “Moda” e “Probabilidade” nas provas de estatística da Vunesp.

Por fim, note os temas com baixa recorrência em prova e priorize o seu tempo estudando os assuntos mais cobrados.

aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em estatística pela VUNESP (parte 1)
Matérias mais cobradas em estatística pela VUNESP (parte 1)
aprendizado de exatas - Matérias mais cobradas em estatística pela VUNESP (parte 2)
Matérias mais cobradas em estatística pela VUNESP (parte 2)

7. Considerações finais

Primeiramente, buscamos trazer um resumo sobre o webinário “Como aprender exatas para concursos: supere o medo”, com a finalidade de auxiliar os alunos que possuem dificuldades com exatas..

Sem dúvida, as disciplinas de exatas costumam assustar os concurseiros, em especial aqueles que não têm um contato frequente com o assunto.

No entanto, os professores Márcio Tashiro e Núbia Oliveira vêm nos mostrar que é possível ser aprovado em concursos “tops” de exatas, mesmo tendo bagagem de outro campo de estudo.

Por fim, vale destacar a seguinte frase da professora Núbia;

“O caminho da aprovação é um amontoado de pedras que você vai ter que retirar para poder chegar ao outro lado. Algumas pedras são mais pesadas, para quem tem dificuldades em exatas, essa pode ser uma das pedras mais difíceis de remover. Mas e aí? Qual o tamanho da sua força? Você está disposto?”(Prof. Núbia Oliveira).

Desejo a todos foco, disciplina e dedicação aos estudos.

Um grande abraço!!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Posts Relacionados

Rafael Incaua de Sousa Esashika

Rafael Incaua de Sousa Esashika

Engenheiro mecânico formado pela Universidade de Brasília, pós-graduado em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, certificado como Especialista em Investimentos - CEA (ANBIMA) e aprovado no Concurso do Banco de Brasília. 

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados