Artigo

PASSOS DE GIGANTE 207/365

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Antes de começarmos, parabéns a todos os GIGANTES que cumpriram a missão e comentaram os últimos Passos. Irei elaborar mais para frente um especial do Ayrton Senna, do Rocky Balboa e do Rei Leão (esse já estava no débito).

Cada PG tem um tema central, vocês já devem ter percebido isso. Nesse caso, terei que alinhar o assunto do dia com o especial. Parabéns também ao Degival Júnior que lembrou do POEMA SE entregue nos Passos de Gigante 147.

Plano de Voo: Hoje vamos trabalhar a sua flexibilidade, mas não estou da Helena Pêra, a Sra. Incrível, a mulher elástica. Não confundir elasticidade com flexibilidade. Boraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

O que é Elástico:
Que possui elasticidade, isto é, que estica ou pode ser esticado.

O que é Flexível:
Que se adapta a qualquer mudança.

Cenas da última decolagem: Nos Passos de Gigante 206, falei sobre EMPENHO e DETERMINAÇÃO apresentando três dos carinhas mais lendários que eu já conheci na vida. Ayrton Senna, Rocky Balboa e Seiya de Pégasus. Fiz questão de variar a fonte entre real e imaginário (filme/desenho) para que vocês pudessem perceber que essa fonte de energia pode ser extraída de qualquer um desses mundos.

EMOÇÃO DE PODER Nº6

“Adote uma atitude de flexibilidade. Se há uma emoção a cultivar com o objetivo de garantir o sucesso, é a capacidade de mudar de abordagem. Na verdade, todos os sinais de ação são simplesmente mensagens para você ser mais flexível! Durante toda a sua vida existirão situações que você não poderá controlar. Sua capacidade de flexibilizar suas regras, o significado que você dá às coisas e suas ações determinarão o sucesso ou o fracasso a longo prazo, sem contar seu nível de satisfação pessoal”.

(ROBBINS, Anthony, pag. 232. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Uau! Papai do céu! Como é que eu vou falar de flexibilidade? Há algum tempo não conto outro dos meus segredos ultra secretos. É muito desafiador falar de algo que um dia me atormentou e que deixou cicatrizes profundas. Respiro fundo e vamos que vamos… mais uma vez vamos abrir o baú.

Você sabia que a flexibilidade pode te preparar para qualquer situação, inclusive o concurso da sua vida? Te contei nos Passos de GIGANTE 36 que algumas pessoas na sala de prova do concurso SEFAZ-RJ 2011 tiveram suas provas arrancadas. Recomendo a leitura para que a compreensão de hoje seja ainda melhor.

Alguns premissas importantes para que todos os GIGANTES tenham uma absorção ainda melhor no conteúdo de hoje.

Eu já fiz coisas horrorosas por não ter sido flexível em alguns momentos da minha vida. Agredir uma Senhora de idade é uma atitude abominável! Tenho o maior arrependimento do mundo por ter feito isso… toda minha vida e meus sonhos poderiam ter sido arruinados por um momento que durou dez, vinte segundo no máximo. Esse segredo, que não tem mais nada de secreto, foi revelado nos Passos de Gigante 136.

Quer outro tão ruim quanto o de cima? Ainda tenho dois segredos guardados… um deles, como já te disse, será revelado hoje. Aqui nos Passos de Gigante não te conto apenas vitórias, pois antes delas grandes quedas aconteceram. Em nenhuma delas, GRAÇAS A DEUS, eu não morri.

Já te falei inúmeras vezes: “O que não nos mata nos deixa mais forte!” Peguei cada uma dessas experiências horrorosas e APRENDI A SER CADA VEZ MAIS FLEXÍVEL, mas sem perder o FOCO NO OBJETIVO.

Imagine alguém que desde os 19 anos de idade sonhava em casar e ser pai aos 25 (vinte e cinco anos). Imaginou? ESSE CARA SOU EU! Só que esse sonho só aconteceu aos 39 anos (praticamente quinze anos depois da meta). 15 anos são mais de 5.000 (cinco mil) dias! Você tem noção do que é flexibilizar-se e adaptar-se DIARIAMENTE para um dia chegar no tão sonhado objetivo? Foi isso o que eu fiz e inúmeras outras pessoas também.

Vou te falar um pouco do Tiaguinho e do Abraãozão!

Não tem como pensar em flexibilidade, sem lembrar do pai da fé (Abraão). Ele deixou toda sua família e você pode saber mais sobre essa linda história lendo outro livraço das galáxias: Gênesis (capítulo 12).

Imagine isso! Alguém chega para você que não tem filho algum, que “não poder ter filhos” e diz assim:

“VOCÊ SERÁ PAI DE UMA GRANDE MULTIDÃO!”

É digno de risadas para os incrédulos. Longe…muito longe…. mas muito longe mesmo de comparar a minha vidinha com a de Abraão, mas assim como no caso dele, nossas vidas não aconteceram como nós imaginávamos.

Agenda de Abraão? Agenda de Raphael? Hahahahahaahahahah… Peço licença para quem não acredita nessas coisas, mas é uma escolha sua (com todo o meu respeito e apreço pela sua vida).

DEUS agiu de modo diferente na vida de Abraão e na minha também. Programei muitas coisas na minha agendinha, mas demorou muito tempo para que eu colocasse DEUS em primeiro lugar…

É muito mais fácil ser flexível quando você tem FÉ! Se você leu Gênesis (Cap.12) ou se conhece a história de Abraão, então você já sabe que a promessa de DEUS se cumpriu na vida dele. É claro que ele precisou ver a vida com os olhos divinos. Ele precisou aprender o modus operandi de DEUS.

Anota isso aê e deixa gravado bem no seu coração: “A fé exige prontidão para fazer adaptações!”

Assim como Abraão também teve problemas para ter filhos com sua esposa, eu também tive com a minha. No meu caso, o milagre, GRAÇAS A DEUS, aconteceu bem mais rápido. Também te contei como ocorreu o inacreditável caso dos gêmeos nos Passos de Gigante 77.

Desenhei na minha mente que para ser pai era bem simples. Para quem ainda não sabe (rs). Na minha cabecinha era só casar, levar a menina para um quarto ou para qualquer outro lugar bem privado (rs), dar muito carinho, muito afeto e fazer amor. Só isso bastava! LEDO ENGANO!!! (rs)

Aquele meu roteirozinho não combinava com os planos de DEUS na minha vida. A verdade é que a vida não acontece totalmente conforme a nossa vontade… sempre haverá uma ou outra mudanças… algumas vezes várias.

A pergunta que eu faço para vocês, GIGANTES, é:

“VOCÊS ESTÃO PRONTOS PARA FAZER ADAPTAÇÕES?

VOCÊS ESTÃO PRONTOS PARA SEREM FLEXÍVEIS?

Se a resposta for NÃOOOOOOO… PUTZ! CUIDADO! Muito cuidado, pois existe o risco da frustração, da amargura… da sensação de fracasso. Eu poderia ter me transformado numa pessoa frustrada, pois já tentei várias coisas e não consegui. Sempre… em todas as situações… SEM EXCEÇÕES… o que me salvou foi a FÉ!

Agora… a FÉ EXIGE FLEXIBILIDADE! Se eu tivesse sido flexível na viagem que fiz para Nova Iorque em 2014, eu não estaria te contando mais um segredo terrível.

É amigo… é amiga… chegou a hora… o baú está abrindo… prepare-se!

Em 2012/2013 eu já havia planejado e organizado praticamente todo casamento sozinho, só não escolhi o vestido de noiva, pois eu não era a noiva (rs). A pressão da perfeição sempre me acompanhou e ficou ainda mais forte… muito mais exigente depois das minhas quedas anteriores.

Não bastasse o casamento, organizei também a lua de mel em Bora Bora, no Tahiti (Polinésia Francesa). Sempre fazendo tudo em busca da perfeição. NÃO HAVIA ESPAÇO PARA FLEXIBILIDADE! RIGIDEZ TOTAL!

Se minha esposa tive saco, ele já teria estourado, explodido umas dez vezes, pois aloprei nas cobranças em 2012/2013. Eu desejava de todo coração ter uma mulher mais participativa na organização do casamento. Ela estava completamente envolvida com a residência, trabalhava muito e não tinha tempo para praticamente nada. O pouco tempo que tinha era para ouvir minhas cobranças. Eu estava me transformando num monstro.

Quando percebi que ela não teria tempo para me ajudar, fiz o que tinha que ser feito, organizei muita coisa e no final ela carimbava: APROVADO!

Nosso casamento foi SURREALMENTE FANTÁSTICO, saca só o vídeo dos melhores momentos (link aqui). Casamos no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, na casa de festas Espaço 1. Não economizamos. Ela bem que tentou, mas eu falei que teríamos a FESTA MAIS FODA DE NOSSAS VIDAS. Em 2013, investimos 100k para celebrar um momento que não tenho a menor intenção de celebrar com nenhuma outra mulher.

Por que deu tudo certo e foi mágico? ORA GIGANTE, EU FUI FLEXÍVEL!

Como você vai exigir de alguém aquilo que a pessoa não pode te dar!!! VOCÊ É MALUCO? VOCÊ É DOIDO? Não… não é…

Quando eu percebi que estava cobrando coisas que a Fernanda não poderia me dar, ADAPTAÇÃO… FLEXIBILIDADE… e no final… deu tudo certo. Eu pensava que tinha aprendido a lição … bobinho… imaturo…

Em 2014, no planejamento da viagem para Nova Iorque, mais stress… mais cobranças… tudo buscando a perfeição… a viagem perfeita e é claro a participação da Fernanda, dessa vez com CINCO EMPREGOS!!!

Eita mulher trabalhadora!

O tempo passou… fizemos a viagem, mas minha cabeça não estava boa. Eu estava prestes a explodir… está numa zona de perigo altíssima, mas só eu sabia disso… mais ninguém.

Não foi uma tragédia como a do 11 de setembro, mas no dia 11 de outubro eu acredito que fiz algo terrível. Perdi completamente o controle, pois o cronograma que eu havia feito precisava de algumas adaptações. A minha resistência a flexibilizar foi me deixando cada vez mais pirado.

Por alguns instantes eu tive alucinações… comecei a escutar vozes… fiquei em absoluto silêncio enquanto minha esposa falava comigo. Só lembro de ter saído correndo pelas ruas de Nova Iorque… correndo como um louco fugindo de uma assombração inexistente.

Não sou psicólogo (ainda) e nem psiquiatra, mas eu, provavelmente, tive um surto psicótico breve (isolado). A tragédia estava anunciada, pois meus pensamentos já estavam desorganizados… eu estava confuso diante de tantas tarefas e eu não conseguia dar conta de tudo sozinho.

Toda aquela pressão por excelência mexeu demais com meu humor. Fiquei mais agressivo, agitado… ora felizão… ora super triste…

No momento em que corri para fugir de algo inexistente, a Fernanda me segurou… continuei a correr… ela acabou caindo e ralando o joelho dela no chão… ainda rasgou a calça de ginástica que ela estava usando…

MEU DEUS TENDE PIEDADE DE MIM! O QUE FOI QUE EU FIZ!

Como está sendo difícil para caracaaaaaaaa lembrar disso tudo e ainda por cima contar essa história para milhares… quem sabe milhões de pessoas.

Alguns minutos depois do surto, voltei ao normal… não entendi nada do que havia ocorrido… voltei para a lanchonete… ela não estava mais lá… fiquei vagando em Nova Iorque sem saber o que havia acontecido e muito preocupado.

Decidi voltar para o hotel. Quando entrei no Hall, lá estava a mulher dos meus sonhos… triste… cabisbaixa… com medo… insegura… num país estrangeiro… sem dinheiro… sem passaporte… e com um “louco” do lado dela. Que mulher não teria ficado chocada com aquele surto?

Conversamos muito no hotel, muito mesmo, pois Fernanda queria voltar para o Brasil imediatamente. Coloquei absolutamente TUDO para fora. Toda a pressão que estava em cima de mim, toda busca por perfeccionismo, todos os meus sentimentos… tudo…

Pensa que tudo voltou ao normal num piscar de olhos? CLARO QUE NÃO! Eu tentei esquecer tudo o que nos aconteceu, pois ainda tínhamos sete dias na terra do Tio Sam.

No dia seguinte não foi tão fácil, mas a atmosfera de Nova Iorque foi nos curando… DEUS agiu para que ela me perdoasse e mais uma vez me ensinou uma grande lição.

Considero esse episódio mais um livramento de DEUS, pois eu poderia ter atravessado a rua como um doido e ter sido arremessado por um carro.

Não aconteceu. GRAÇAS A DEUS.

Demorei cinco anos para colocar isso para fora e tenho um objetivo muito claro com isso: SEJA FLEXÍVEL! NÃO SE COBRE DEMAIS! FAÇA A SUA PARTE! O INEVITÁVEL (SUA APROVAÇÃO) IRÁ ACONTECER! ACREDITE!

A cicatriz está fechada… bem fechada… ano que vem começo a graduação em Psicologia e sonho em ajudar milhões de pessoas na área da educação com esse ofício.

Encerro os Passos de hoje com uma citação do livro dos livros.

FILIPENSES 4

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me à toda e qualquer circunstância…”(Filipenses 4.11-12 NVI).

De coração, GIGANTE, aprenda a fazer adaptações no roteiro da sua vida! E lembre-se: “A FÉ EXIGE FLEXIBILIDADE”!

Esse papo de tem que acontecer desse jeito, senão não vale… esse papo pode te destruir! CUIDADO!

A Bíblia é clara em Filipenses 4 ao apontar a flexibilidade como o segredo de uma vida feliz: O segredo é aprender a fazer adaptações na vida!Lembre-se: ”a fé exige flexibilidade!”

Ah… eu também tinha falado sobre o Tiaguinho… quase esqueci dele…

“Tiago falou sobre flexibilidade no capítulo 4 de sua carta. Embora seja sábio planejar o futuro, devemos fazê-lo conscientes de que os propósitos de Deus podem ser diferentes dos nossos. Em vez de dizer simplesmente: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade” (v.13), Tiago nos aconselhou a sermos flexíveis em relação à direção de Deus em nossa vida. E afirmou: “Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo’” (v.15).

O desejo de seguir a Cristo nos faz descansar em Seus planos perfeitos — e a flexibilidade nos ajuda a estar preparados para irmos a qualquer lugar para onde Ele nos levar”. Esse trecho de Tiago foi extraído do pão diário – link aqui.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma semana das galáxias e é claro que mega abençoada. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Caraca meu irmão, você é Flórida.
    Felipe Gomes em 21/08/19 às 21:09
  • Comecei rindo dos cinco empregos da Fernanda rsrsrs.... mas terminei com olhos cheios d'água (de novo!!!!). Com tanta cobrança que temos (de nós mesmos, amigos, família) o estresse acaba sendo inevitável e o pior é que muitas vezes esses mesmos que nos cobram não compreendem o motivo de tanta exigência. Mas a grande verdade é: podemos nos dedicar muito, estudar todo o edital, gabaritar todos os simulados, porém, se não tiver o aval de Deus, nada acontece. Descansar Nele sempre!!!!! e continuar estudando!!!!
    Simone Ramos em 19/08/19 às 21:14
  • Que texto!! Nossa, termino minha leitura super emocionada. Vitórias, Vitórias, Vitórias...??? Como é dificil ser flexível, como é difícil se adaptar a mudanças inesperadas. Peço sempre forças a Deus para que eu diminue as cobranças feitas de mim para mim mesma, que veja as mudanças com outros olhos, pois eu sei que para ir na direção que quero, primeiro o Senhor meu Deus tem que está a frente abrindo meus caminhos. "O importante é manter a fé mesmo sem compreender os planos de Deus."
    Thalita Lisboa em 19/08/19 às 17:07
  • Que texto maravilhoso, eu só tenho que te agradecer e pedir a Deus para abençoar e iluminar você e toda sua família pois a madeira que nos deixa empolgado, apaixonado, empenhado, determinado e com motivação são o passos de gigantes, cada PG é um novo aprendizado, não só nos estudos, mas também na vida.
    Heber Pinheiro em 19/08/19 às 14:58
  • Flexibilidade e adaptabilidade tem norteado minha vida, pelo menos nos últimos 15 anos, quando decidi parar de estudar para concursos, comecei a trabalhar em empregos que não combinavam com a mentalidade de um concurseiro, mas naquela época eu não sabia o que era ter uma mentalidade de concurseiro, não tinha o mindset ajustado, mas esses empregos foram me amadurecendo, até que finalmente aos 26 anos decidi começar a faculdade em 2006, tranquei, voltei, e só conclui, seis anos depois, em 2012, mas dessa vez trabalhando na área profissional que havia escolhido para minha vida, a contabilidade, só não sabia como era a vida de um contador bem sucedido. Sabia como era a vida dos contadores médios, mas eu nunca quis ser médio na minha profissão! Por isso, descansei seis meses e emendei a pós graduação em Gestão e Planejamento Tributário... Resumindo, tudo isso, conclusão da graduação em Ciências Contábeis e Pós Graduação, já casado, em uma vida repleta de flexibilidade e adaptabilidade, pois chegava em casa, durante mais de quatro anos de casado, por volta das 22hs, muitas vezes chegava de madrugada. Hoje, estou Concurseiro profissional, larguei o emprego, e me dedico única e exclusivamente a passar no concurso da área fiscal, e novamente, em uma vida repleta de flexibilidade e adaptabilidade. Obrigado por compartilhar sua história! A reflexão que fica é que todos nós, independente das escolhas que fazemos ao longo da vida, devemos ter uma vida com flexibilidade e adaptabilidade e colocando Deus a frente de tudo, não tem como não dar certo, mas claro, no tempo de Deus e não no nosso tempo!
    Bruno Lacerda em 19/08/19 às 01:06
  • Meu Deus hein que história e que passos de gigante. Estou passando por um momento bem difícil da minha vida, stress com meu pai, sem dormir por algumas semanas, mas não desisto da longa jornada dos concursos. Seus textos me fazem refletir sempre do que eu quero, do que eu posso e vou conseguir. AD ASTRA ET ULTRA
    Joana Oliveira em 18/08/19 às 23:29
  • Que história maravilhosa??muito bom ser flexível até porque nem sempre os planos de Deus são os mesmos que os nossos planos, pois, ele sabe além do que nós sabemos.
    Joana em 18/08/19 às 16:57
  • BOA TARDE, Que text sensacional. Justamente em um momento que a cobrança por passar a qualquer custo me assombra (o edital que estava estudando finalmente chegou). O segredo é deixar nas mão de Deus que tem a boa, agradável e perfeita vontade.
    Mariana em 18/08/19 às 13:59