Artigo

PASSOS DE GIGANTE 193/365

HOJE É ESPECIAL!

Decolaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa! 03:30 da manhã… e olha que eu iria escrever esses Passos 21:30. Bendita foi a hora que eu os adiei para mais tarde. Além do SINAL DE AÇÃO Nº 3, eu hoje vou entregar um presente. Talvez faz sentido para alguns, talvez não faça para outros. O fato é que você será responsável pelo que fazer com o conteúdo de AGORA. Combinado?

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 192: Ontem, finalmente, eu tive um dia mais tranquilo. Passei o SINAL DE AÇÃO Nº 2, fiz uma adaptação para concurso público e inclui a história do bambu chinês.

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh!

SINAL DE AÇÃO Nº 3

“O sinal de ação da mágoa resulta do sentimento de perda, que costuma ser ilusório.

Esse sinal de ação nos instiga a mudar nossas percepções ou a notar que nossas expectativas podem ter sido inadequadas.

A SOLUÇÃO

  1. Perceba que você pode não ter “perdido” nada. Uma discussão não significa necessariamente que a pessoa não o ama mais.
  2. Reavalie a situação perguntando: é possível que, por não ter alcançado minhas expectativas, eu tenha ganhado algum outro benefício? Será que julguei a situação cedo demais ou com muita severidade?
  3. De modo mais elegante e adequado possível, comunique seu sentimento a quem você vê como fonte do mesmo: “Sei que você se realmente se preocupa comigo. Pode esclarecer o que aconteceu?”(ROBBINS, Anthony, pag. 218. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

O SINAL DE AÇÃO Nº 3 está centrado em relacionamentos. Ele falou sobre discussões, julgamentos, sentimento de culpa e no final… praticamente rolou um pedido de desculpa via aproximação para um entendimento entre as partes. NÃO SERÁ O NOSSO FOCO!

Se você estiver passando por algum problema no relacionamento conjugal, profissional (colega de trabalho/chefe), fique à vontade para utilizar.

Como prometido ontem a noite no meu instagram @lacerdaf3, eu hoje vou abrir o baú e te contar mais um segredo da minha trajetória. Fica comigo até o final, pois a adaptação do SINAL DO Nº 3 está TOP e será a última entrega de hoje.

Como havia falado nos Passos de Gigante 192, ontem foi um dia light, então me programei para dormir 21:00 (nove da noite).

NÃO ACREDITO! MESMO COM O JOGO DO MENGÃOOOOOOOOOO?

Hahahahahaha… Flamengo e NENHUM TIME DE FUTEBOL do Universo, NUNCA… NUNCA… NUNCA esteve entre as minhas prioridades. Eu tenho um irmão que amo muito. Ele é alucinado pelo Botafogo, está estudando para carreira fiscal e eu vivia dizendo para ele “ABANDONAR” o time de coração… É um abandono temporário… acredite…

Nem o Flamengo, nem o Botafogo, nem o Corinthians, muito menos Palmeiras ou qualquer outro time das galáxias vai deixar de existir ou de ganhar porque você interrompeu temporariamente sua paixão.

Eu e minha esposa tínhamos finalizado o ritual noturno das crianças: brincadeiras, interação, banho morninho, mamada dupla simultânea finalizando com eles no ninho para dormir. Em regra, funciona, mas… temos algumas surpresas de vez em quando.

Lembre-se do que eu já falei nos Passos de Gigante anteriores: ESTÁ TUDO CONECTADO! Você, eu… NÓS podemos até não estarmos vendo, mas está tudo linkado.

Esses não os meus meninos! :)

Terminei de jantar e pela câmera vimos que dois babies não paravam de emitir sons… nada de soninho… um mais agitado… o outro nem tanto. Eu, de todo o meu coração, desejava muitoooo, mas muito dormir às 21h. Por volta das 17:30 tinha acontecido algo que mexeu comigo e aquele momento seria uma prova de fogo para mim.

Como assim, Raphael? Fala mais sobre isso!

Quando cheguei do trabalho, as crianças estavam com meus pais que vieram visitá-los e com a babá. Minha esposa estava na academia. Matei a saudade dos meus amores paternos e brincamos com as crianças.

Quando todos foram embora, ficaram apenas eu e a digníssima primeira dama. Essa tenha sido nossa realidade nos últimos dias. O verdadeiro se vira nos 30 com dois.

Fiquei chateado… decepcionado… desapontado, pois, em regra, eu SEMPRE faço as crianças pararem de chorar e ontem eu havia falhado com Du e com Gui. Nem pense em me consolar dizendo que eu não tenho seios, não vai funcionar.

Entendeu agora o porquê da oportunidade de fogo para eu me estar e dar o meu melhor… como o pai mais PICA DAS GALÁXIAS para amá-los e fazê-los mimir.

Enquanto o Du ficava “falante” no ninho, eu ninava o Gui… olhava para ele e agradecia a DEUS por um presente tão tão tão divino. Eu o via ficando calmo, sentindo meu afago, o calor do meu peito… fechava e abria os olhos de forma cada vez mais lenta… estava quase dormindo…

Eu fazia algumas orações e profetizava na vida dele. Filho você vai ser inteligente… lindo… sábio… servo de DEUS… unido com seu irmãozinho… entre tantas outras validações… eu sempre me emociono durante esse processo e ali não foi diferente.

Guigui dormiu e fiquei com ele por quase trinta minutos no colo. Tudo para ter a certeza de que ele havia entrado na fase do sono em que não iria acordar facilmente se eu o colocasse no ninho.

CARACAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA RAPHAEL! E O FLAMENGO???

Enquanto isso… o mengão fazia a sua parte para mandar o time da meleca (rs) de volta para casa. Estava tudo escuro no nosso quarto, mas quando ouvi o mundo inteiro gritando, imaginei: GOL DO MENGÃO!

Temos três torcidas no Brasil: a do flamengo, a anti-flamengo e a dos indiferentes. Não fica chateado comigo por eu usar as cores vermelho e preto. Já te falei que não sou alucinado, muito menos fanático e amo todos os times. Já colecionei camisas de clubes e do Rio de Janeiro, a única que eu não tenho é a do Vasco da Gama. Nada contra eles.

Se o mengão tivesse sido eliminado ontem, eu certamente iria torcer para outro time brasileiro na Libertadores, pois antes de tudo, sou BRASIL… ora bolas! Respeito quem pensa diferente disso.

Mesmo com a gritaria do primeiro gol, Gui continuou dormindo como um anjinho. Coloquei-o no ninho e fui na sala comemorar com minha amada. Ela… PASMEM! ESTAVA ASSISTINDO O JOGO DO MENGÃO! Rsrsrsrs. E ela nem tem time… rsrsrsrs, embora goste um pouco do Fluminense.

Pensei: SHOW! Vou dormir às 22h, mas eis que o falatório do Dudu se transformou em irritação. Fui até o quarto novamente e repousei uma de minhas mãos sobre sua face… isso o acalmou e em dez minutos ele estava dormindo. SERÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA?

Voltei para sala e pensei… ah… vou assistir só ao primeiro tempo, mas o Dudu despertou novamente e dessa vez chorando um pouco. Voltei para o quarto e tentei em vão a tática da mão no rostinho.

Lembra da frase: É MALUQUICE TENTAR AS MESMAS COISAS E ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES?

Coloquei esse conhecimento na PRÁTICA e mudei de estratégia. Tirei-o do ninho e o coloquei em meu colo. Voltei a executar o meu ritual, mas do nada… do nada surgiram duas músicas em minha mente… elas não apareceram simultaneamente. Primeiro foi uma… depois a outra.

Depois do processo de validação, comecei a cantar muito… muito baixinho…

“Sai-te da tua terra, da tua parentela para a terra que eu te mostrarei
E farei de ti uma grande nação, e tu serás uma bênção

Sai de tua tenda
Oh filho meu, e te mostrarei as estrelas do céu
Sai de tua tenda
Oh filho meu, e te mostrarei a areia do mar

Será que podes contar
Será que podes imaginar
Tudo aquilo que sonhei para ti, filho meu
O que minhas mãos fizeram para ti, filho meu
Minha benção será sobre ti

Uma nova história Deus tem pra mim
Um novo tempo Deus tem pra mim
Tudo aquilo que perdido foi
Ouvirei de sua boca: “Te abençoarei!”

Essa música é do Fernandinho e se você quiser ouvir, vou deixar aqui o link do youtube e do Spotify (AQUI)

E nesse cântico eu me derramava… como eu me derramava em lágrimas lembrando de tudo o que passei para chegar até aqui… REPROVAÇÕES… REPROVAÇÕES… QUEDAS… FRACASSOS… EPCAR… AFA… EEAR… RFB2009… SEFAZ2010… SEFAZ2011… ANULAÇÃO DO CONCURSO… VITÓRIA NA JUSTIÇA2012… CASAMENTO DOS SONHOS 2013… TODOS OS SONHOS REALIZADOS EM 2018 E O PRESENTE ESPECIAL DE DEUS EM 2019:

OS GÊMEOS. Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu… Obrigado DEUS! Muito obrigado!

Nisso… o Dudu foi se acalmando… seu piscar de olhos foi ficando mais lento… fechava os olhos e de vez em quando olhava para mim. Que brilho no olhar… que imagem mais linda… que emoção.

HOJE EU ENTENDO ALGUNS AMIGOS CONCURSEIROS QUE ME DIZIAM:

“EU ESTUDO E DOU MINHA VIDA PELOS MEUS FILHOS!”

Eu não tinha a menor ideia de que esse poder, essa benção, essa energia pudesse ser tão grande. SURREAL!

Depois… surgiu na minha mente outra música… essa eu não sabia a letra… coloquei-a para tocar bem baixinho e com a letra no tablet, zero brilho na tela e bem longe da vista das crianças… comecei a cantar:

“Nada é igual ao Seu redor
Tudo se faz no Seu olhar
Todo o universo se formou no Seu falar
Teologia pra explicar ou big bang pra disfarçar
Pode alguém até duvidar sei que há um Deus a me guardar

E eu tão pequeno e frágil querendo Sua atenção
No silêncio encontro resposta certa então
Dono de toda ciência, sabedoria e poder
Oh dá-me de beber da água da fonte da vida
Antes que o ar já houvesse Ele já era Deus
Se revelou ao seus do crente ao ateu
Ninguém explica Deus
Oh oh ninguém oh

Nada é igual ao Seu redor
Tudo se faz no Seu olhar
O universo se formou no Seu falar
Teologia pra explicar ou big bang pra disfarçar
Pode alguém até duvidar sei que há um Deus a me guardar

E eu tão pequeno e frágil querendo Sua atenção
No silêncio encontro resposta certa então
Dono de toda ciência, sabedoria e poder
Oh dá-me de beber da água da fonte da vida
Antes que o ar já houvesse Ele já era Deus
Se revelou ao seus do Gentio ao Judeu
Ninguém explica Deus…”

Essa música é FANTASTICAMENTE SURREAL DE LINDA e se você quiser ouvir, vou deixar aqui o link do youtube e do Spotify (AQUI). Grupo: Preto no branco e Gabriela Rocha.

Nesse clima celestial e tão gostoso como paizão das galáxias, os dois babies dormiram como anjos… o Flamengo fez o segundo gol… eu resisti fortemente a assistir ao jogo… fui dormir e acordei 03:30 para escrever.

Adiantei bastante coisa dos Passos, pois sabia que o conteúdo de hoje seria maior que o dos últimos dias.

Pela manhã repeti o ritual das músicas enquanto trocava as fraldas deles. O primeiro foi o Guigui. Sorriso mais lindo do mundo… me derreto quando ele ri… Depois foi o Dudu, riso mais contido e muito falante. Também rolei de me divertir. É claro que não consegui terminar os Passos na madrugada. Ainda tive umas quatro pausas para colaborar nas mamadas.

Fui para o IPVA, almocei com meus amigos Alberto Kovarik e Rafael Moreno, ambos treinadores do Estratégia Concursos e responsáveis por algumas Trilhas Estratégicas. Foi bem bacana. Hoje, 19:00, eles irão fazer uma LIVE sobre ISS-RJ e ICMS-RJ.

Encerro os Passos de hoje com dois presentes. Um pode ser utilizado por todos. É a adaptação do exercício do Tony Robbins para concurso. O outro, respeitada a espiritualidade de todos os leitores, tem como foco os seguidores do cristianismo. Não vou esquentar a cabeça se você adaptar para a sua crença. LEMBRE-SE: TEM PODER QUE AGE! Não inventa uma desculpa para fazer o que deve ser feito. Combinado? Vamos lá!

SINAL DE AÇÃO Nº 3

PREMISSA:

  • Você ficou chateado, magoado, deprimido, triste, enfim… qualquer emoção negativa vinculada ao fato de ter ido mal num simulado, numa prova, em um concurso público.

ILUSÃO:

  • VOCÊ PERDEU A OPORTUNIDADE DA SUA VIDA!

BENEFÍCIO DA DÚVIDA:

  • Será mesmo que era a oportunidade da sua vida? Será mesmo que ela era única? Será? Será?

REALIDADE:

  • Se você se deu mal em um simulado, tenha certeza de que você poderá fazer dezena de outros. Se foi numa prova ou em algum concurso, a não ser que exista limite de idade, como em alguns concursos militares, então é plenamente possível que você possa fazer outros.

ALTERNATIVAS:

  • Quando colocamos algo em nossa cabeça, em regra, não mudamos de ideia. Queremos aquilo e PONTO FINAL! Isso aconteceu comigo quando fui reprovado na segunda fase da Receita Federal em 2009. Eu não queria saber de SEFAZ-RJ, escutava muita gente falar mal, mas esses não sabiam o salário, não conheciam as funções de um auditor, NÃO SABIAM NADA! MUITO MENOS ESTUDAVAM!

CUIDADO COM OS DEVORADORES DE SONHOS!

PROPOSTA SOLUÇÃO

  1. Perceba que REPROVAÇÃO é uma OPORTUNIDADE de APRENDIZADO. Você pode até perdido aquela prova, mas recebeu uma nova chance de fazer DIFERENTE!
  2. Refaça e Avalie OBJETIVAMENTE a PROVA em que você foi REPROVADO. O que deu errado? Você fechou o edital? Você fez flashcards dos pontos mais decorebas e desafiadores DE CADA UMA DAS DISCIPLINAS? Você fez provas anteriores? Você fez simulados? Você passou perto? Ficou nervoso? Suas mãos suavam? Você suava? Estava inseguro? Será que você se julgou PRONTO, mas na verdade ainda faltava algo na sua preparação?
  3. De modo mais SINCERO, veja a correção da prova no Estratégia Concursos quando possível. É uma baita OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO.
  4. Verifique seu sentimento com relação a mudar de cargo, MAS EVITE TROCAR DE ÁREA, exceto se não fizer mais sentido estudar para concursos da mesma área. Exemplo: Eu estudava para Fiscal e depois mudo para Tribunais. São áreas diferentes, embora tenham matérias comuns.

O meu ano de 2009 foi bem punk, pois dei minha alma no campo de batalha para ser aprovado na Receita Federal em um ano. Foi por pouco, mas não deu. Nesse ano eu não fiz absolutamente nada, foi um ano TOTALMENTE DESEQUILIBRADO. Zero atividade física, zero igreja, zero festa, zero praticamente tudo em prol de estudar, estudar, estudar.

Depois da depressão no início de 2010, curei-me na PORRADA PSICOLÓGICA, pois o dinheiro só diminuía na minha conta corrente, o edital do SEFAZ-RJ 2010 estava aberto e eu voltei a orar TODOS OS DIAS.

Eis a oração que estava COLADA COM LETRAS BEM GRANDES, se fizer sentido para você… USE E ABUSE DELA. Se não fizer, de coração, eu te peço: ADAPTE PARA SUA REALIDADE/ ESPIRITUALIDADE. Recuperar a FÉ foi algo que me manteve FORTE até a APROVAÇÃO no concurso de 2011 e a posterior ANULAÇÃO, também em 2011.

“Querido pai, poderoso deus, senhor de toda honra e
toda glória:

Você, mais do que ninguém nesse universo, tem visto meu esforço, minha dedicação, meu suor, minhas lágrimas, minhas dores, meus sonhos… Quantas horas de estudo mais eu devo fazer para ser aprovado?

Eu vou casar, eu vou viajar, eu vou ter filhos, eu vou ajudar meus pais, eu vou continuar falando de ti, eu já sou eternamente grato…

Dai-me forças deus! Dai-me forças! Eu não aguento mais e
continuo firme e forte, pois em ti posso todas as coisas!

Sei que tem uma nova história para mim… Sei que vou
passar, vou continuar fazendo a minha parte, mas te suplico deus:

Honra-me com a aprovação para auditor fiscal da receita!
Confio em ti. Fecho os meus olhos para dormir na certeza absoluta que já sou auditor fiscal da receita! Eu sou fiscal da receita! Em nome de jesus aquele que vive e reina para todo sempre te agradeço por essa benção! Amém!”

Eu colocava um fundo musical e me derramava em lágrimas. Era apenas eu, meu travesseiro e DEUS. Ninguém ficava sabendo do que rolava antes de dormir. Ninguém.

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.

DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube. Finalmente o roteiro do vídeo está sendo preparado e o artigo também! :)

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quinta-feira extraordinária. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Willyane, ganhadora do instagram, estamos JUNTOS!!! :) De coração eu me entreguei ao escrever os Passos de Gigante 193.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 19:20
  • Patricia, boa noite. Eu sou muito grato a DEUS por estar sendo usado por ELE no propósito dos Passos de GIGANTE. Fico feliz com o seu comentário. Cada um de vocês que comenta contribui de forma sobrenatural para me encher de FORÇAS para continuar.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 19:19
  • Valeu Degival! Eu amo os meus filhos cada vez mais. Acredito que esse amor é um dos amores que mais nos aproximam do que DEUS sente por nós. Imagine a dor de DEUS ao sacrificar seu filho unigênito na cruz... bizarro para nós mortais... A oração nos fortalece diariamente... um minuto... dois... três... cinco... É importante que aquilo que te torna mais forte seja colocado em prática com frequência.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 19:17
  • Felipão, boa noite. A minha oração é sonda-me, usa-me... Abraço de GIGANTEEEEEEEEEEEEEEEEEE... meu amigo! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 19:15
  • Mariana, boa noite. Faço e continuarei o meu melhor para SER O MELHOR PAI DO UNIVERSO. Fico feliz com a edificação de vocês nos Passos de Gigante.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 19:14
  • Bom dia ,lendo os passos sei que você é um paizão, Deus o abençoe. Ler os passos só nos faz crescer. Obrigada
    Mariana em 03/08/19 às 08:19
  • Bom dia ,lendo os passos sei que você é um paizão, Deus o abençoe. Ler os passos só nos faz crescer. Obrigada
    Mariana em 03/08/19 às 08:19
  • Gigante professor Raphael. Muito obrigado pelo conteúdo, o senhor tem sido um verdadeiro embaixador de Cristo, um homem cujo coração é de Deus, semelhante ao eterno. Parabéns, fonte de inspiração. Forte abraço.
    Felipe Gomes em 02/08/19 às 20:36
  • Emocionante os Passos de hoje, Rapha. Senti um poder enorme nas suas palavras, a oração me tocou bastante apesar de não ser uma pessoa acostumada a orar... Os gêmeos estão cada vez mais lindos, anjos de Deus!
    Degival Júnior em 02/08/19 às 18:54
  • Que Deus te ilumine e guarde sempre! Você tem sido luz para minha vida e meus estudos. Meu muito obrigada sempre!!!
    PATRICIA DOS S SILVA em 02/08/19 às 08:21
  • Disse bem, realmente foi dos mais emocionantes que já li.
    Willyane em 01/08/19 às 22:45