Artigo

PASSOS DE GIGANTE 190/365

O monstro da reprovação

Decolaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaa! Hoje vamos matar o monstro, mas sem mostrar o pau! Se o monstro for pequeno, se você não alimentá-lo, de coração, não há motivos para se preocupar… do contrário… bom… é melhor você continuar lendo até o final!

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 189: O que foi aquilo hein? Revelei para vocês o segredo dos aviadores: VOO MENTAL! Não leu os Passos de ontem? Ai… ai… ai… ai… não acredito! Tá esperando o quê?

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh!

“Minha filosofia é “matar o monstro enquanto ainda é pequeno”. O melhor momento para enfrentar uma emoção “emoção negativa” é quando começa a senti-la. É muito mais difícil interromper um padrão emocional totalmente desenvolvido”.
(ROBBINS, Anthony, pag. 215. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Eita que é hoje que serei acusado de bullying com os gordinhos… Rogo ser absolvido ao final do julgamento. Calma aê que eu te explico, GIGANTE!

Já te falei que eu e minha esposa assistimos ao programa “Quilos Mortais” no canal TLC. Isso aconteceu há muito tempo… lá nos Passos de Gigante 47.

Qual o motivo de trazer os gordinhos novamente para cá?

Simples… MATAR O MONSTRO ENQUANTO AINDA É PEQUENO!!!

Programa QUILOS MORTAIS

Durante a exibição do programa, eu, inconformado e ao mesmo tempo assustado, comentava com minha esposa:

“Como é que alguém consegue chegar nos 100 quilos, 200 quilos, 300 quilos, 320 quilos… algo dá mais? 360 quilos!!! MEU DEUS!!! 500 QUILOS!!!

Ela brincava dizendo que o programa não era para mim, pois eu sempre me emocionava com as histórias dos personagens.

A VERDADE GIGANTESCA… tão GIGANTESCA quanto toda aquela gordura é que NENHUM DAQUELES QUILOS FOI OBTIDO DA NOITE PARA O DIA!

PARA TUDO! PARA TUDO AGORA E SE OLHA PELADÃO/PELADONA NO ESPELHO!

Você ficou satisfeito? Sim? Não? Talvez? É muito provável que você não tenha ficado satisfeito… ainda mais na fase de concurseiro. Nessa jornada, como em qualquer outra, SAÚDE É FUNDAMENTAL, mas… alguns costumam deixá-la de lado.

Tirou a roupa? Sim? Não? Talvez?

Se ficou com vergonha ou sem vontade de fazer o teste do espelho, então vamos para algo mais tranquilo.

Levante a mão direita bem alto, leve-a até a região lateral de sua barriga, agora aperte… Olha o tamanho da sua gordurinha. Satisfeito? Sim? Não? Talvez?

Ninguém… volto a repetir… NINGUÉM FICA BARRIGUDO DA NOITE PARA O DIA. Como está o seu monstrinho “pochete”?

Começou a ficar gordinho, sentiu que o monstrinho está começando a crescer… ACABE COM ELE AGORA! JÁ!

Em que contexto eu posso aplicar os Passos de Gigante de HOJE para Concursos Públicos? Vários! Inúmeros! Eu diria que não só para concursos, mas também para outras áreas da sua vida.

Como HOJE está nível EXTREMAMENTE desafiador escrever, serei breve e focarei nos concursos. Usem o conceito de modelagem/analogia/metáforas já ensinado em outros Passos, além de um pouco de criatividade caso seja sua intenção utilizar em outro lugar. Combinado?

FOCO: CONCURSO PÚBLICO

“MATAR O MONSTRO ENQUANTO ELE É PEQUENO”.

Podemos invocar o monstro da pressão, do medo, da angústia, do desespero entre outros… até mesmo a vida pode se tornar um monstro e te devorar.

Como assim, Raphael?

Lá nos Passos de Gigante 1 ao 31 falamos sobre DECISÕES E OBJETIVOS, lembra? Sim? Não? Talvez? É novo por aqui? Independente disso, imagine a prova da sua vida, o concurso dos seus sonhos, imaginou?

Quantas disciplinas ele possui? 5 (cinco)? 8(oito)? 10 (dez)? 12 (doze)? 15 (quinze)? 18 (dezoito)? 20 (vinte)?

INDEPENDENTE DA RESPOSTA: Imagine que você tem DOIS ANOS ATÉ A DATA DA PROVA. Imaginou?

Nesse exato momento é um filhotinho… bem pequenino… INOFENSIVO! Tão bonitinho não é verdade? Dá vontade de apertar de tão fofinho! :)

Ainda toca música! QUE LINDO! Ôooooooo… SEIS MESES DEPOIS… Esse monstrinho começa a tomar outra forma… outro tamanho… outra proporção.

Como assim, Raphael? Eu estou falando do TEMPO! Agora você tem apenas 18 meses (um ano e meio) até a data da prova.

Você continua alimentando o monstrinho com procrastinação, preguiça, estudando tudo errado, vendo vídeo aulas igual maratona netflix, fazendo resumos e mais resumos, poucos exercícios…

ARGH! ARGH! ARGH! EU AMO ESSE MEU DONO! COMO ELE ME ALIMENTA! IUPI! EU ESTOU FICANDO MONSTRÃO E ELE CADA VEZ MAIS PEQUENINO, COITADO… HAHAHAHAHA… NÃO VEJO A HORA DE DEVORÁ-LO…

24 MESES SE PASSARAM… Sua prova chegou e não adianta chorar, espernear, ligar para mamãe ou para o papai. O dia de enfrentar o monstro (PROVA) é INADIÁVEL! Resta a seguinte pergunta:

Quem você alimentou mais? O monstro que DEVORA SEUS SONHOS ou o GIGANTE INTERIOR que permite ser aprovado em qualquer prova/concurso?

Fonte: Imagem Instagram Folha Dirigida

Entendam de uma vez por todas, por favor!!! APROVADOS SÃO FEITOS ANTES DA PUBLICAÇÃO DO EDITAL! O restante dos candidatos viverão para sempre na CORRIDA DOS RATOS, enquanto não houver uma mudança de mentalidade.

Entendido? Então faça a sua parte! ESTUDE COM ANTECEDÊNCIA! ALIMENTE O GIGANTE E DEIXE O MONSTRO PASSANDO FOME!

Sei que o tempo está bem corrido para mim aqui, não posso deixar de contribuir de forma nos relacionamentos afetivos com o conteúdo de hoje.

Se você está numa discussão com seu parceiro(a), se ele(a) começou… CALE-SE IMEDIATAMENTE… SEM IRONIAS… SEM PROVOCAÇÕES… Desculpem a sinceridade, mas só um JUMENTO COLOCA LENHA NUMA FOGUEIRA QUE QUEIMA A TODOS OS ENVOLVIDOS.

Já fui muitas vezes esse jumentinho. Ao invés de calar… buscava justificar… NÃO ALIMENTE O MONSTRO! Use a estratégia de aguardar momentos oportunos e mais calmos para conversar.

ATENÇÃO! Só não deixe passar muito tempo… isso também não é legal! Não tenha vergonha de pedir desculpa mesmo não estando errado. A competição no relacionamento é prejudicial a plenitude do amor. Lembre-se disso!

RESPONDE LÁ NOS COMENTÁRIOS: Você tem alimentado o monstro ou o gigante? O que irá fazer HOJE, AMANHÃ E DEPOIS para dar consistência e disciplina para viver seu sonho?

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.

DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube. Finalmente o roteiro do vídeo está sendo preparado e o artigo também! :)

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma segunda-feira incrível. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigado meu irmão! EU TE AMO! Fico muito de vê-lo por aqui! Farei o meu melhor e tenho certeza de que você está fazendo a sua parte para que sua hora também chegue... SUA APROVAÇÃO!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 18:27
  • Adriane, minha aluna, que bacana te ver por aqui! Sensacional! Fico muito feliz com seu desempenho nos estudos, em especial - > CONSISTÊNCIA! É o que eu mais falo para todo mundo que estuda! FÉ (ESPIRITUAL), FOCO (SABER O QUE SE DESEJA) E FORÇA (PARA CONTINUAR NA MESMA DIREÇÃO) até a realização dos seus sonhos.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 18:26
  • MATE O MONSTRENGO! ANIQUILAÇÃO TOTAL!!! Conte comigo Heber! Estamos JUNTOS, misturados, DEUS GRUDADO! Seu monstrinho vai morrer de fome! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 18:24
  • Mentalidade de GIGANTE! É como eu costumo dizer, nosso projeto (PASSOS DE GIGANTE) tem como objetivo não só trazer a aprovação no concurso dos seus sonhos, mas também ter um impacto das galáxias na sua vida! :) BORA BORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA... :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 18:20
  • Monica, conte comigo! Estamos JUNTOS, misturados, DEUS GRUDADO! Vigia o tempo TODO! O inimigo só precisa de uma brecha e nós é que somos responsáveis... SEMPRE! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 18:17
  • Estamos JUNTOS Felipão! Sempre! Fico lisonjeado de estar sendo usado como parte de um propósito na sua vida! Ótimos estudos! AD ASTRA ET ULTRA!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 18:15
  • Caraca professor, sempre surpreendendo com os passos. No momento em que eu estava lendo passou um filme na minha mente. Parabéns! Abração.
    Felipe Gomes em 31/07/19 às 13:07
  • Raphael, suas colocações foram excelentes. Devemos mesmo vigiar e cuidar para não nutrir nosso inimigo. Abraço,
    Monica Pessanha em 31/07/19 às 01:21
  • interessante que quando iniciei as mudanças em minha vida para os concursos, percebi que começou a interferir positivamente na vida pessoal... e posteriormente, fica claro, que na verdade, é tudo a mesma coisa... EU.... deve-se aperfeiçoar a mentalidade, que é a responsavel por tudo... BORAAA....
    Danilo em 30/07/19 às 09:11
  • Ola! bom dia Raphael quanto ao meu monstro tenho alimentado muito, mas a partir desse PG 190 esse monstro vai morrer de desnutrição, obrigado pelas dicas, se quero que meu sonho se realize deverei usar todo o suprimento que tiver direccionado para o gigante que há em mim.
    Heber Pinheiro em 30/07/19 às 08:39
  • Muito bons os passos de gigante, esse em especial enfatiza a necessidade de não deixarmos crescer o monstrinho que há em nós, como identificar e acabar com ele antes que ele acabe conosco. Com linguagem objetiva os passos tem mudado a minha forma de me enxergar, sem vitimismo, motivando a estudar cada dia com melhor qualidade. Muito obrigada Raphael e Estratégia por disponibilizar esse conteúdo.
    Adriane Grazziotin em 30/07/19 às 08:20
  • Muito bom o passo de hoje! Reflexivo, direto e trazendo a responsabilidade sobre o pequeno monstrinho, que hoje é pequeno, mas que vai se tornar gigante dentro da analogia dos 24 meses, fazendo analogia com o programa Quilos Mortais. De fato, uma hora a conta chega! Por isso, a preparação deve ser eficaz e constante. Parabéns pela reflexão. Obrigado.
    Bruno Lacerda em 30/07/19 às 06:57