Artigo

PASSOS DE GIGANTE 179/365


BOM X MAU (APROVADO X REPROVADO) QUAL É A CARA QUE VC ESTÁ VESTINDO?

Decolaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaa! Você vai contar ou não para as pessoas que você estuda para concurso público?

Huuuuummm… seria isso uma jogada de mestre ou uma roubada?

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 178: Falamos sobre quebra de expectativa e excesso de confiança. Se não leu, é só clicar no link para ler ou reler o conteúdo de ontem! ;) 

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh!

“Frequentemente as metáforas que usamos em determinado contexto, como o trabalho, são inadequadas em outro, como o dos relacionamentos. Conheci um homem que era tão distanciado emocionalmente que sua família não sentia qualquer ligação com ele. Esse homem nunca expressava seus verdadeiros sentimentos e parecia estar sempre direcionando-os. Sabe qual era sua profissão? Controlador de tráfego aéreo! A própria essência de seu trabalho era permanecer perfeitamente calmo e distanciado, mesmo numa emergência, para não alarmar os pilotos que ele estava coordenando. Apesar de essa atitude ser necessária na torre de controle, ela não funcionava em casa.

Algumas de suas metáforas precisam ser substituídas por outras mais compatíveis com sua situação? Você poderia ajudar algum amigo com esse conhecimento?” (ROBBINS, Anthony, pag. 194. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

O tema de hoje será relevante para todos os Gigantes. Tanto aqueles que trabalham e estudam, quanto aqueles que só estudam. Vou focar primeiro nos Gigantes trabalhadores.

Ficar ou não na moita?

Existe uma parcela de pessoas que diz o tempo todo:

“NÃO DIGA PARA NINGUÉM NO SEU TRABALHO QUE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO!”

Enquanto existe outro grupo que diz totalmente o contrário:

“SEJA SINCERO… SE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO PARA SAIR DESSE TRABALHO, AO MENOS TENHA A DIGNIDADE DE INFORMAR ISSO AO SEU SUPERIOR IMEDIATO!”

Dependendo das pessoas com quem você convive, das crenças que elas possuem, o foco estará no negativo (não contar nada para ninguém) ou no positivo (contar para todo mundo ou para algumas pessoas).

Qual deles é o certo?

Acertou se você disse que AQUI NÃO EXISTE CERTO OU ERRADO! Sem analisar detalhadamente o seu AMBIENTE DE TRABALHO não é possível concluir nada.

É FLÓRIDA TER QUE BANCAR O DUAS CARAS! Eu, particularmente, ODEIO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS ter que usar a roupa desse personagem, mesmo que temporariamente.

SE LIGA! É AQUI QUE VAI ENTRAR A RESPOSTA CERTA!!! FICA ESPERTO!!!

Você sabe qual é ou quais são os seus valores mais fortes?

Se você responder: HONRA, LEALDADE E FIDELIDADE, então vamos dar as mãos. Você está no meu time. Eu não consigo agir de forma diversa. Eu falaria para o meu Chefe que iria estudar ou que já estava estudando.

Entendam que falar apenas com o Chefe é diferente de falar com DEUS e o mundo todo.

Para contextualizar… vamos para um miniflashback do quartel.

Dindiiiiiiiiiiin :)

O ano era 2007 e eu já estava investindo uma graninha na bolsa de valores, fundos de investimentos agressivos, moderados e conservadores. O objetivo era bem claro: atingir 50.000 reais até novembro de 2008.

Detalhe: naquela época eu ganhava 15 vezes menos do que eu faço hoje de dinheiro. Era algo em torno de dois mil reais como Sargento da Aeronáutica.

Comecei abrindo a minha boca grande para os meus melhores amigos… depois expandi o ciclo e contei para alguns colegas que eu estava fazendo faculdade de contabilidade e juntando dinheiro para dizer ADEUS para Força Aérea Brasileira. Essa seria a terceira e última vez que eu retornaria para vida civil, pois isso já havia acontecido no final de 1997 (EPCAR) e em 2001 (AFA).

No início de 2008 eu não me aguentava mais… a angústia me consumia… eu sentia raiva de mim mesmo, pois estava enganando meus superiores que me tratavam super bem. Eu amava os meus Chefes… eles estavam cheios dos planos para mim.

Logo após o Carnaval de 2008, chamei-os numa sala. Lembro-me como se fosse hoje… rs rs rs… a cara de espanto do Tenente Nunes… ele ficou completamente PERPLEXO… Encheu-me de perguntas querendo saber se ele tinha feito algum ruim… e os motivos da minha insatisfação com a Aeronáutica.

Respondi que amava ser militar. Seja por marchar, por contribuir com a pátria amada, pelas amizades, pelo futebol de terça e quinta, pela possibilidade de viajar e de fazer cursos no Brasil e no exterior… praticamente TUDO ERA INCRÍVEL… EXCETO O DINHEIRO.

Já a reação do Tenente Gomes foi bem… bem diferente. Disse que eu seria uma perda enorme e que se eu estivesse indo atrás do meu sonho, então era para ir com tudo e com força total! Gostei muito de ouvir isso dele.

Hahahaha… ele vai passar para fiscal? hahahaha…

Em novembro de 2008, o quartel organizou uma festa de despedida para três militares. Eu estava entre eles. Eram dois suboficiais indo para reserva e nas palavras do Comandante da Unidade: UM LOUCOOOOOOOO DIZENDO ADEUS À ESTABILIDADE!

No discurso dele, perante todos os militares do quartel afirmou que era louco, doido varrido, mas que não era qualquer maluco, mas um maluco corajoso. Hahahahahahaah… de coração… não fiquei chateado com o comentário dele… até dei algumas risadas.

Durante um ano, após a descoberta pela chefia, minha vida não mudou absolutamente nada. Nadica de nada. Tudo o que eu tive que fazer de diferente era passar o serviço para os substitutos.

E agora? Contar ou não contar para amigos de trabalho e/ou para Chefia Imediata?

Cá entre nós… já te falei isso e vou repetir. Se ficar calado (ENGANANDO OS OUTROS OU… usando um eufemismo aqui… OMITINDO INFORMAÇÕES) é tranquilo para você, NÃO FALE NADA PARA ABSOLUTAMENTE NINGUÉM! FICA NA SUA!!! Eu só disse por dois motivos muito fortes:

  1. COMPROMETIMENTO PÚBLICO ME AJUDA A VENCER MAIS RÁPIDO;
  2. EU ESTAVA AGONIADO… MEU SILÊNCIO ESTAVA EM CONFLITO COM MINHA HONRA, LEALDADE COM CHEFES QUE SEMPRE SEMPRE SEMPRE ME AJUDARAM.
S-I-L-Ê-N-C-I-O

Se você alguma sombra de dúvida de que seus chefes, amigos e inimigos irão ALÉM DE TORCER CONTRA, FAZER DE TUDO PARA TE SABOTAR, FIQUE DE BICO CALADO! NÃO FALE ABSOLUTAMENTE NADA VEZES NADA NINGUÉM!!!

Para a turminha que só estuda e não possui tarefas domésticas, uma pergunta: VOCÊS ESTÃO FAZENDO NO MÍNIMO 8H/DIA DE ESTUDO?

Para aqueles que estudam e fazem tarefas domésticas, vocês estão conseguindo fazer 5h a 6h de estudo por dia?

Em regra, temos três grupos de concurseiros e uma média de horas de estudo por grupo.

  1. Trabalham 8h/dia – média de estudo 3h/dia
  2. Só estudam e mais nada – média de estudo 7 a 8h/dia
  3. Estudam e fazem trabalhos domésticos (cuidar crianças, fazer comida, faxina etc) – média de estudo 5 a 6h/dia

Respondendo a pergunta sobre contar ou não para as pessoas (familiares e amigos), isso também é muito pessoal e DEPENDE DOS SEUS PRINCIPAIS VALORES.

Como eu amo comprometimento público (os Passos de Gigante são uma prova vida disso), então contei para todos os familiares e amigos. Em qualquer lugar que eu estivesse ou que não estivesse e minha ausência fosse notada… ELES SABIAM:

“ELE ESTÁ ESTUDANDO PARA CONCURSO PÚBLICO!”

Sobre o poder da inveja, do olho grande, mau olhado, olho gordo,HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA… PERAÊ… tem mais um monte de risadas para isso… hahahahahahahaha… hahahaa… hahahahaha… hahahah… hahahahahah…

Peraê que agora vou no banheiro… estou fazendo pipi nas calças aqui… hahahahahahahahaah…

5 minutos depois…

Ah… agora eu estou bem melhor! Ufa! O dia em que eu acreditar nisso pode me internar num hospício, pois SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS! Quer outro?

“TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE!”

Ora… ELE disse TUDO! TUDO! TUDO! Não falou 1% e muito menos 99%, ELE DISSE TUDO!!! E TUDO para mim é no mínimo 100%!

Dessa forma, eu tenho TOTAL E ABSOLUTA CONFIANÇA NO DEUS que eu sirvo e para não ficar diferente dos outros Passos de Gigante, lá vai:

“Eu tenho total e absoluto por todas as pessoas que acreditem ou não acreditem em qualquer forma de manifestação espiritual, sendo a minha (cristianismo) ou não”!

É ISSO AÊ! Ah… se você tem certeza absoluta que alguém vai torcer contra, por que não usar isso a seu favor? Huuuuummm… interessante, não? Pense sobre isso! :)

Os Passos de hoje foi um pouco maior que a média dos últimos dias, mas eu tive que abrir minha experiência pessoal com vocês! Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! :)

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.

ACREDITEM OU NÃO!!! ESSE DÉBITO ESTÁ ME INCOMODANDO E, EM BREVE, IRÁ DESAPARECER. OBJETIVO: ATÉ O DIA 23 DE JULHO.

DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um quarta-feira abençoada. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nivaldo, bom dia. Existe determinados parâmetros possíveis de mensurar, outros nem tanto... Já falei em alguns Passos de Gigante sobre as métricas de horas de estudo para diferentes grupos de concurseiros. A média de página lidas também é outro bom parâmetro. Agora... NÚMERO DE QUESTÕES POR DISCIPLINA??? Uau! Você me pegou. De qualquer forma, o que você está fazendo é uma proposta interessante. Você consegue visualizar, sentir o APRENDIZADO, a retenção? A quantidade de questões está ótima, pois sua velocidade está dois minutos e 24 segundos (2:24) por questão. Você leva duas horas a cada 50 questões, considerando uma hora para fazer e outra para checar/aprender. Eu encaixaria uma revisão de teoria em algum momento dessa métrica, dependendo dos resultados e faria um dia de simuladão (provas anteriores). Bons estudos!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:47
  • Gabriel, bom dia, realmente essa questão de contar para Chefes e amigos de trabalho ou não é muito pessoal. Eu gosto de trabalhar (estudar) sob pressão. Eu funciono melhor dessa forma, pois meu perfil é estável, então eu acabo dando o meu melhor para que essa situação TEMPORÁRIA termine o mais breve possível. No meu caso, reforça o meu comprometimento.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:39
  • Mari, bom dia! Que bacana esses feedbacks! Feliz e grato pelo seu retorno! O objetivo é melhorar sempre... nem que seja 1% ao dia... 0,5% ao dia... 0,1% ao dia... 0,01% ao dia... SEMPRE HÁ ESPAÇO PARA MELHORARMOS! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:36
  • Gláucia, bom dia! Que esse "vício" te faça crescer, ser aprovada e ter uma baitaaaaaaaaaaaa transformação na sua vida! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:35
  • Estou simplesmente viciada nesse diário, muito bom, obrigada
    Gláucia em 18/07/19 às 12:38
  • Muito boa suas experiencias ,nos fazem crescer . obrigada
    Mariana em 17/07/19 às 22:11
  • Tenho quatro experiências com "contar pro chefe que estou estudando pra um concurso melhor" 1. Polícia Civil SP: meu chefe me disse o seguinte "não interferindo nas suas obrigações, te dou todo o apoio pra estudar o que quiser" nesse período fiz cerca de 30 cursos internos com o apoio dele. 2. Polícia Civil SP II: transferido de delegacia, o novo chefe deu todo apoio, incentivou muito! Passei para o MPSP 3. MPSP: pior emprego da minha vida, ambiente de trabalho moral e fisicamente péssimo, inveja, mimimi, intriga, chefe me entopindo de serviço pra eu não ter tempo de sobra pra ler nada, quando viu que não deu certo, pois eu conseguia dar conta de todo o serviço e ainda estudar, me representou por diversas vezes na corregedoria do órgão. Mal sabe ela que isso foi meu combustível pra ser aprovado numa das mais honradas e sérias instituições brasileiras! 4. Exército Brasileiro: foi uma mãe! tive excelentes chefes, que valorizavam meu trabalho e, inteligentes como eram, conseguiam ver que quanto mais eu estudava pra concurso, melhor eu executava meu trabalho de oficial assessor jurídico. Hoje, sinto saudades da farda e da caserna, junto com a polícia civil de sp, foi um dos melhores ambientes de trabalho que tive na vida. Atualmente adoto a estratégia do "necessidade de saber", só conto sobre os estudos pra que eu julgue que tem necessidade de saber.
    GABRIEL SILVESTRE em 17/07/19 às 18:15
  • Boa tarde professor!! Uma pergunta para o senhor,quantas questões por dia para consolidar os estudos?Estou tentando responder 50 por matéria,ou seja,no tempo que disponho só da pra estudar 4 por dia e totalizo 200,mas sem correção,no dia seguinte faço as correções.Está bom,ruim ou tem que melhorar,ou estou fazendo tudo errado?
    Nivaldo Soares em 17/07/19 às 17:20