Artigo

PASSOS DE GIGANTE 178/365

Será que essa história vai acabar bem?

Decolaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa! Alguém anotou a placa do caminhão que carregou as milhares de pedras destruídas ontem? O que foi aquilo hein? E os comentários! Sensacional! Todos os GIGANTES que participaram estão de Parabéns! Vocês voltaram e eu também! YEAH!

Ontem fomos de pedreiro, que tal um Titanic hoje? Como assim, Raphael? Ora… ora… fica comigo, pois você já sabe que aqui nos Passos a decolagem é certa e a sua aprovação INEVITÁVEL! Aos Astros e Aléeeeeeeeem! :)

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 177: Trabalhamos a metáfora do pedreiro e fizemos uma analogia com a quantidade de questões que você precisa treinar para ser aprovado. Se você não leu, putz… infelizmente, você vai ficar sem saber quantas questões… ao menos que você voeeeeeeeeeee agoraaaaaargh e vá ler! Voaaaaaargh!

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh!

Chata para baralhooooooooo! Putz!

“Mudar uma metáfora global pode transformar imediatamente o modo como vê toda a sua vida. Em um de meus seminários, havia uma mulher que via problemas em tudo – a sala era quente demais, depois fria demais; a pessoa sentada na frente dela era alta demais.

Muitos a viam como “uma chata”, mas, sabendo que todo comportamento é impulsionado por uma crença, procurei a crença ou a metáfora que fazia com que ela deixasse todo mundo louco. Finalmente descobri: “Pequenas infiltrações fazem o navio afundar.” Se você achasse que qualquer coisa não estivesse funcionando poria seu navio a pique, também não ficaria um tanto obsessivo?

Quem diria que aquela chata ficaria divertida das galáxias?

Com uma nova metáfora global, ela deu uma virada e se tornou uma pessoa brincalhona.

Qual de suas metáforas globais poderia fazer seu navio afundar?”

(ROBBINS, Anthony, pag. 201. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Vish! Falou em navio afundando… lembrei logo do Titanic! O navio foi construído entre 1911 e 1912 e diziam que seria impossível afundar. Seria uma obra-prima da engenharia ou historinha para boi dormir?

O final dessa história você já sabe e não estou falando de Rose (Kate Winslet) e muito menos de Jack (Leonardo di Caprio). O navio foi projetado para continuar navegando mesmo que 4 de seus 16 compartimentos estanques tivessem problemas e fossem tomados pelo mar. SQN – SÓ QUE NÃO… POIS… após colidir com um iceberg, a embarcação, no entanto, teve 6 de seus compartimentos abertos, não resistiu e afundou. 

O que tem em comum a mulher chata, o titanic e o concurseiro despreparado depois de ler os Passos de Gigante?

E aê, matou a charada?

Acertou se você disse “QUEBRA DE EXPECTATIVA”.

A mulher chata tornou-se uma mulher divertida. Quem diria hein?

O Titanic todo mundo disse que não afundaria, mas AFUNDOU! Por essa ninguém esperava… nem mesmo Netuno!

E o concurseiro despreparado, depois de ler os Passos de Gigante, ora… ora… vejam só… ele finalmente entendeu o que deve ser feito para adquirir FÉ, FOCO e FORÇA e SER APROVADO no concurso dos sonhos dele!

Tudo pode ser mudado! TUDO! Se você se acha feio, você pode ficar lindo num passe de mágica, não acredita, ah… releia os Passos de Gigante… esse conteúdo já ficou bem lá trás… lá no passado bem distante…

Se estiver com preguiça, tudo bem… é a sua vida mesmo… Desculpe a sinceridade, mas se quiser resultado, você deve no mínimo tomar um cházinho de vergonha na cara, passar um óleo de peroba e fazer o que deve ser feito.

Se você é um bom aluno e vem estudando diariamente com garra e disciplina, esquece o parágrafo de cima, ele não foi escrito para você! :)

O link do texto de hoje com a minha história é a quebra de expectativa. É preparar-se de alguma forma para o inesperado. Ninguém estuda para um concurso acreditando que ele será anulado. Pior ainda quando você passa nele e comemora muito depois de ver seu nome na lista de aprovados.

Os aprovados do concurso de Fiscal da Receita de 2011 sofreram bullying nas redes sociais e só não rolou meme e nem viralizou no whatsapp, pois esses recursos não eram utilizados naquela época.

Fomos chamados de “aprovados.PDF”, pois nossos nomes (os 100 primeiro colocados) só constava de uma lista da FGV e nada mais. Na cabeça dos dez mil reprovados, isso seria o suficiente para destruir o sonho dos 100 primeiros.

Parece até tema de filme: “CEM CONTRA DEZ MIL”.

Aqui nós temos 300 contra 10.000 só para você ter uma ideia do IMPACTO! (rs)

Meu recado de hoje é CUIDADO COM O EXCESSO DE CONFIANÇA! Controle suas emoções! Na alegria e na tristeza! Em outras palavras: “Não conte com os ovos no fio-fó da galinhas!”

Se você está gabaritando todas as provas, acertando todas as questões, se já passou na prova dos seus sonhos, quaisquer dos três cenários só viram celebração de verdade VERDADEIRAAAAAAAA quando entra o primeiro salário na conta! ENTÃO! CONTROLE-SE!!!

Lembra do poema “SE”? Coloquei-o na íntegra nos Passos de Gigante 147. Ele é ótimo para NÓS aprendermos a lidar da mesma forma com a alegria e com a tristeza. Com a confiança e com as frustrações. Sugiro que leia. Ele está bem no final do texto do PG147.

Se quiser compartilhar comigo, vou ficar imensamente feliz. Qual é o discurso, analogia, comparação, metáfora, que você tem utilizado hoje e que pode afundar seus sonhos? Coloca para fora e VAMOS EXTERMINAR ISSO JUNTOS! :)

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.

ACREDITEM OU NÃO!!! ESSE DÉBITO ESTÁ ME INCOMODANDO E, EM BREVE, IRÁ DESAPARECER. OBJETIVO: ATÉ O DIA 23 DE JULHO.

DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um xxx . Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • GIGANTE Rafael! Que bacana ler esse feedback! Quando puder, leia os Passos desde o início. Sou feliz e grato pelo seu crescimento! Ad Astra et Ultra... Aos Astros e Aléeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:32
  • NIVALDOOOOOOOOOOOOOOOOOOO... o "pau que nasce torto" não morre torto... Essa é uma grande mentira e que muitos repetem como se fossem papagaios. VOCÊ JÁ É UM GIGANTE AMIGO! A sua APROVAÇÃO é uma consequência do seu esforço diário! Estamos JUNTOS!!! ;) Misturados DEUS Grudado!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:30
  • Mari, bom dia! Estamos JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA! Aos Astros e Além! Sou feliz e grato pelo seu aprendizado! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:24
  • Vlw Mariana! Obrigado das galáxias! Por isso decidi fazer Psicologia e estudar cada vez mais! Essa é a minha missão! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:24
  • Fantástico professor. Comecei a acompanhá-lo há 1 semana e estou extasiado haha, muito boa a energia positiva que encontramos por aqui. Sempre antes de estudar passo aqui para ler seus textos. Ontem foram 3h15' líquidas estudadas, hje vou destriuir o muro das 4h. Essa é a meta. Aquele caminhão vai ter que passar por aqui de novo!!! HOJE EU VOU ESTUDAR 4H LÍQUIDAS. Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh! Sucesso meu amigo!
    Rafael em 17/07/19 às 08:48
  • inteligência emocional é tudo! sem ela não há técnica que ajude! abraços
    mariana em 17/07/19 às 07:51
  • Muito bom os passos. Lendo todos os dias e aprendendo muito.
    Mariana em 16/07/19 às 22:13
  • Boa Tarde Professor!!! cresci ouvindo que "pau que nasce torto sempre vai morrer torto' eu sempre fui um péssimo aluno e sempre diziam da minha pessoa que eu nunca iria ser ninguém(rsrsr) fiquei reprovado na 5 série duas vezes e na 7 série por três vezes,meu negócio era jogar futebol(rsrsr),mas como sempre fui do contra, um dia disse pra mim mesmo que "pau que nasce torto pode se endireitar",resolvi estudar e fiz um teste para o IFPI e passei para técnico em contabilidade,mais tarde o Curso Superior em Contábeis e depois em Direito e já andei perto de ser chamado para um concurso e continuo estudando,pois esse "pau que nasceu torto" um dia chegará lá e os Passos de Gigante tem mostrado ferramentas capazes e eficiente para o êxito de todos nós.Valeu professor!!!
    NIVALDO SOARES em 16/07/19 às 17:07